QUARTO 19

Indicada ao Prêmio Shell 2017, Quarto 19 ganha nova temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Com direção de Leonardo Moreira e concepção da atriz Amanda Lyra, monólogo adapta conto da britânica Doris Lessing

Fotos: Cris Lyra
Teaser: https://vimeo.com/221136655

 

Sucesso de crítica e de público, o espetáculo Quarto 19, concebido por Amanda Lyra, que concorre ao 30º Prêmio Shell na categoria de Melhor Atriz, ganha uma nova temporada gratuita no Espaço Cênico da Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre os dias 16 de fevereiro e 10 de março. A direção é de Leonardo Moreira.

Inspirado no conto “No Quarto Dezenove”, da escritora britânica Doris Lessing (vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2007), o monólogo aborda com simplicidade temas como o cabo de força entre o desejo humano e os imperativos do amor, da traição e da ideologia; as tensões entre o doméstico e a liberdade; os efeitos do casamento; a fragmentação da identidade feminina; e a extenuante busca por um sentido aos papeis impostos socialmente.

Amanda Lyra interpreta uma mulher oprimida pelas necessidades de seu marido e de sua família. Ela tem seu desejo de autenticidade impedido pelos modelos culturais. “Ela está consciente de que é prisioneira de alguma coisa maior e, em seu discernimento embotado, passa a acreditar que está doente. No entanto, vemos que o mal que a aflige está no âmago da sociedade, e não em algum lugar escondido das anomalias individuais. A personagem vive assim a luta silenciosa de muitas outras mulheres”, conta a atriz.

SINOPSE
A peça é construída a partir do conto homônimo da escritora britânica Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007. Quarto 19 é história de uma mulher de classe média, casada e mãe de três filhos. Após anos sem trabalhar fora de casa, dedicada apenas à criação dos filhos, ela esperava ansiosamente o momento em que o mais novo entraria para a escola, quando finalmente teria algum tempo para si. Mas, quando isso acontece, ela não sente a liberdade que esperava. Fugindo da irritação doméstica e do ritmo familiar, ela então passa a alugar um quarto de hotel no centro da cidade, o quarto 19.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Atuação: Amanda Lyra.
Direção: Leonardo Moreira.
Preparação Corporal: Tarina Quelho.
Iluminação e cenografia: Marisa Bentivegna.
Fotos: Cris Lyra.
Tradução: Amanda Lyra.
Produção: Aura Cunha | Elephante Produções Artísticas.
Assessoria de imprensa: Pombo Correio.

SERVIÇO
Quarto 19, com concepção de Amanda Lyra
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Espaço Cênico – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro.
Temporada: 16 de fevereiro a 10 de março
Às Sextas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 18h
Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes na bilheteria
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos
Lotação: 30 lugares