MERGULHO

MERGULHO, espetáculo da Cia Delas de apresenta no Centro Cultural São Paulo dias 11, 12 e 13 de novembro dentro Festival MIXBRASIL da Cultura da Diversidade 

Livremente inspirado no premiado romance “Hotel Mundo” da escritora escocesa Ali Smith, espetáculo dirigido por Silvana Garcia retrata o universo feminino, a morte e homossexualidade sem estereótipos

Fotos de Ligia Jardim

Formada somente por mulheres, a Companhia Delas nunca buscou tratar de questões exclusivamente femininas em seus espetáculos. Sempre houve, no entanto, a consciência da responsabilidade como artistas e mulheres em pensar a maneira de retratar o mundo (o amor, os conflitos, a morte) a partir da sua própria realidade, que é fatalmente, feminina.

Há um estudo que diz que dentre toda produção de ficção, seja literatura, cinema ou teatro, sempre houve pouca presença feminina e que, quando há duas personagens mulheres conversando, normalmente elas falam sobre um homem. Daí surgiu o chamado Teste de Bechdel, que verifica se uma obra artística satisfaz os seguintes requisitos:

1. Ter pelo menos duas mulheres.
2. Elas conversam entre si
3. Sobre alguma coisa que não seja um homem

MEGULHO é um espetáculo idealizado por uma companhia de atrizes, baseado num livro de uma escritora escocesa (mulher e homossexual), dirigido por uma diretora, Silvana Garcia. Ou seja, as mulheres são o núcleo central da criação artística dessa peça. É uma obra que responde aos três requisitos do teste, claro, mas vai além: conta com graça e leveza uma história sensível sobre quatro personagens femininas vividas pelas atrizes Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno, Thais Medeiros. Uma história sobre o despertar do amor entre duas mulheres. Sobre a amizade. E sobre a morte também.

Pela sua aproximação do universo feminino, pelo retrato nada estereotipado do amor entre duas delas e pela própria capacidade de produção de uma companhia formada apenas por atrizes, o espetáculo é extremamente relevante em um momento como o atual, quando estão em pauta as discussões sobre gênero, sobre feminismo e homofobia.

No palco estão três personagens femininas afetadas pela morte de Sara Wilby, camareira do Hotel Global. A narrativa é composta pelas vozes dessas personagens: uma jornalista, uma jovem estudante de música, a irmã da camareira, além da própria morta, que trava um diálogo consigo mesma, numa espécie de auto investigação de si e da própria morte.

A montagem foi construída a partir de uma minuciosa pesquisa para a criação de uma espécie de quebra-cabeça dramatúrgico, feito em muitas mãos: das atrizes, da diretora Silvana Garcia e do dramaturgo Cássio Pires. O resultado é um trabalho extremamente tocante, delicado e de grande força poética.

A estrutura dramatúrgica proporciona o encontro com essas quatro personagens. O público, acompanha as descobertas e os mistérios a respeito de um fato, sempre a partir delas, com suas visões únicas de um mesmo acontecimento.

A diretora Silvana Garcia traz uma atmosfera de realismo fantástico para as cenas. A coexistência de situações diversas, os cortes no tempo, a sobreposição dos ambientes habitados pelas personagens e um cenário híbrido fazem parte das opções da encenadora para criar MERGULHO, que é o 10o espetáculo da Companhia Delas, que em 2016 completou 15 anos de atividades.

“Mergulho” foi produzido graças ao aporte do 1o Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo. O espetáculo estreou em outubro de 2015 no Viga Espaço Cênico em São Paulo, capital. Em junho de 2016 integrou a programação do Itau Cultural, em São Paulo dentro da Mostra Todos os Gêneros e foi apresentado no SESC Campinas – SP.

Ficha Técnica:
Direção: Silvana Garcia
Texto: Cássio Pires e Companhia Delas
Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno, Thais Medeiros
Assistência de Direção: Maria Tuca Fanchin
Iluminação e Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurinos: Mira Haar
Trilha sonora: Arthur Decloedt
Preparação e Desenho de Movimento: Fabricio Licursi
Fotos: Lígia Jardim
Produção: Companhia Delas de Teatro

Serviço:
Local: Centro Cultural São Paulo –Sala Jardel Filho (321 lugares) – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso.
Lotação: 231 lugares
Telefone: 11 – 3397 4002
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: Gratuito