A Saga de Um Palhaço Sem Lona

Circo de Mão apresenta A Saga de Um Palhaço Sem Lona em Mongaguá e Botucatu

Com direção e dramaturgia de Jhoao Junnior, espetáculo explora camadas autobiográficas do ator Ronaldo Aguiar para contar a história de um palhaço em busca de um território na cidade para seu circo

Crédito: Damaris Santos

A trupe Circo de Mão circula com o espetáculo A Saga de Um Palhaço Sem Lona, idealizado e estrelado pelo ator Ronaldo Aguiar e com dramaturgia e direção de Jhoao Junnior, por municípios do interior e litoral paulista. 

A próxima apresentação acontece em Indaiatuba, 20 de julho, às 19h (Centro Cultural Hermenegildo Pinto). Depois, ocorrem sessões nos dias 24 e 25 de julho, às 20h, em São Paulo (Teatro Arthur Azevedo).

*

A Saga de um Palhaço Sem Lona é um espetáculo circense que narra a história de um palhaço em busca de um território na cidade para o seu circo. A dramaturgia nos traz camadas autobiográficas de Ronaldo Aguiar e seu encontro quando criança com o circo no bairro de Caétes 01, na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco. 

De uma jornada que antecede o palhaço, o artista vai nos revelando através da busca por um território para o circo na cidade o seu encontro com a arte circense desde a infância e na relação com a dança e o teatro como etapas de sua formação.

O palhaço Charlito nos traz camadas do artista que lhe dá vida e faz desse encontro entre artista e palhaço o mote por esta busca pelo circo dentro de si e na cidade. O menino de uma periferia pernambucana que não consegue assistir ao espetáculo de circo segue vivo no homem que através do palhaço nos traz reflexões acerca da disputa por território na cidade para arte circense. 

Essa arte que se apresenta nos faróis de trânsito, nas portas de loja de bairros comerciais das grandes cidades, nos transportes urbanos e nas festas de aniversário para crianças. Estas disputas nos revelam as diversas lutas pautadas por quem vive da arte do circo, assim como, nos provocam a refletir sobre as disputas por território na cidade.

Sobre Ronaldo Aguiar

É bailarino, coreógrafo, ator, palhaço, artista circense e diretor. Formado em licenciatura em Dança pela FPA – Faculdade Paulista de Artes. Estudou técnicas circenses na EPC – Escola Pernambucana de Circo. Participou em diversos espetáculos de circo, dança e teatro. Integrou a Cia. de Artes Movimento, a Trupe da Escola Pernambucana de Circo, o Grupo de Teatro Popular Vem Cá, Vem Vê e Jorge Garcia Companhia de Dança. Faz parte do elenco dos Doutores da Alegria desde 2002, onde ocupou também a função de Diretor Artístico. Participou das companhias de Circo mais conhecidas no Brasil como Circo Roda, Circo Marcos Frota, Circo Zanni, Academia Brasileira de Circo, Circo Mínimo e Universoul Circusnos EUA.

Sobre Jhoao Junnior

Jhoao Junnior é ator, dramaturgo e diretor Teatral. Formado pelo curso de Artes Cênicas da UFRN, desenvolveu diversos projetos voltados para o território e suas territorialidades numa prática artístico-pedagógica que articula a memória social, histórica e geografia urbana. Dirigiu espetáculos nos trens da cidade de São Paulo destacando-se ‘A cidade dos rios invisíveis’ e ‘Nos trilhos abertos de um leste migrante’, do Coletivo Estopô Balaio do qual é fundador e ex-membro. É idealizador e coordenador artístico-pedagógico do projeto Margem-Memória. Atualmente é articulador de equipe e processos do Programa de Iniciação Artística (Piá), da Secretaria Municipal de Cultura de SP e orientador artístico do Programa de Qualificação em Artes, da Poiesis e Governo Estadual de SP. Desenvolve diversas atividades no campo da formação e fruição de uma prática Teatral dentro do campo da arte comunitária e participativa.

Ficha Técnica

Intérprete Criador: Ronaldo Aguiar

Pesquisa, Direção e Dramaturgia: Jhoao Junnior

Assistente de Direção: Luciana Viacava

Preparação Corporal: Bruna Longo

Produção Executiva: Damaris Santos

Orientação Histórico-Pedagógica: Ermínia Silva e Daniel Lopes

Direção Musical: Alexandre Maldonado

Designer: Tchamiris

Cenografia e Figurino: Kleber Montanheiro

Assistente de Figurino: Marcos Valadão

Cenotécnico: Evas Carretero

Iluminação: Thiago Zanotta