JOELMA

Joelma - Crédito - Alessandra Nohvais (9)

Espetáculo “Joelma” apresenta a história de uma das primeiras transexuais do Brasil

Fotos de Alessandra Nohvais

 Peça faz seis apresentações na CAIXA Cultural São Paulo, em uma comunhão do teatro, cinema e a dança, trazendo ao público a história de uma das primeiras transexuais do Brasil. Apresentações coincidem com a Virada Cultural e Parada LGBT na cidade

Depois de se apresentar recentemente em Brasília, Fortaleza e Goiânia, o espetáculo Joelma entra em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo para curtíssima temporada: de 20 a 29 de maio. Em seu quinto solo, o ator, performer, autor e diretor Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro de Salvador (BA) conta a história de Joelma, uma das transexuais mais antigas do Brasil. O espetáculo se prepara para uma turnê europeia na Alemanha, Espanha e Portugal a partir de outubro.

Além das apresentações, a programação conta com performance pública nas ruas do centro da cidade, três workshops gratuitos (“Teatro Físico”, “Técnicas de Produção Audiovisual” e “Formatação e Gestão de Projetos Culturais”), projeção do curta-metragem “Joelma”, mediação com escola de ensino médio e ações de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

“É gratificante ter a oportunidade de aproximar o público da experiência de vida de Joelma, e por conta dessa “aproximação”, desse processo de tornar  íntimo,  gerar uma nova ótica sobre as ‘questões de gênero’ no intuito de dissolver preconceitos e estimular afetos”, afirma Vidal.

Sinopse
Joelma narra a surpreendente e emocionante vida de uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil, atualmente com 71 anos de idade. Uma história de afirmação e reinvenção, mesmo em frente a preconceitos e injustiças, que resguarda elementos relativos a questões de gênero e de religiosidade. O texto traz à tona a inadequação de uma mulher nascida num corpo de homem. Natural da cidade de Ipiaú, no interior da Bahia, Joelma parte para São Paulo onde permanece por 30 anos, faz a sua cirurgia de trangenitalização (troca de sexo), casa e volta a sua cidade natal com sua verdadeira cara e alma. Como se não bastasse toda sua trajetória sofrida, um assassinato traz a narrativa do espetáculo um tom de drama policial.

A encenação Joelma é derivante do curta-metragem homônimo e inspiração para o trabalho dirigido pelo autor e diretor Edson Bastos, com quem o performer, ator, Fabio Vidal divide a direção e autoria, agora no teatro. A versão para os palcos aprofunda inúmeras referências estabelecidas no filme, gerando uma nova obra experimental de confluência do teatro com o cinema e a dança. Acrescentam-se diálogos, histórias, personagens, questionamentos e informações que redimensionam o caráter mítico, religioso, filosófico e conceitual da obra cinematográfica.

O espetáculo aprofunda em sua narrativa a forte ligação que Joelma apresenta com o “divino” e o “mistério”. O princípio “Trans”, presente em cena, se apresenta em uma condição Transcendente: rezas são invocadas, ritos estabelecidos e cânticos proferidos, gerando contornos religiosos na encenação.

Projeto de Circulação Joelma promove ações educacionais, performáticas e de acessibilidade
As ações do projeto Joelma se alastram para além da cena e alcançam também pessoas com necessidades especiais, pois foram incluídos nas apresentações tradução em Libras para um acesso mais democrático e uma fruição maior de todos ao espetáculo Joelma.

A Performance “Joelma Circula” leva a personagem Joelma a um passeio de bicicleta pelas ruas do centro da cidade, convidando o público para assistir ao espetáculo, e gerando conteúdos audiovisuais que são posteriormente compartilhados pela Internet.

Já dentro das atividades formativas: O Workshop “Teatro Físico” (dia 26 de maio, das 9 às 13h), ministrado por Fabio Vidal, abordará diversas práticas físicas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas que orientam o participante para a apresentação pública. Junior Cecon, que ministra o workshop “Formatação e Gestão de Projetos Culturais” (dia 26 de maio, das 14 às 18h), proporcionará informação, discussão e reflexão acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para as Leis de Incentivo à Cultura. Os alunos receberão orientação do facilitador Edson Bastos, também autor e diretor da peça, no workshop “Técnicas de Produção Audiovisual” (dia 28 de maio, das 14 às 18h) sobre conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e mercado de trabalho.

A atividade Mediação Joelma, promoverá ações educativas, informativas e artísticas desenvolvidas por um arte-educador com alunos de escolas públicas, com o intuito de gerar aproximação com a linguagem teatral, com o espetáculo Joelma e com as temáticas envoltas a ele (como questões de gênero, sexualidade, transexualidade, homossexualidade, homofobia, alteridade, aceitação às diferenças, ética e justiça).

Por fim, haverá ainda a projeção do curta-metragem Joelma que inspirou a montagem do espetáculo teatral. A exibição será no dia 27/05, às 15h, no auditório da CAIXA Cultural São Paulo, seguido de bate-papo com o diretor Edson Bastos.

Ficha Técnica:
Fábio Vidal (Autoria, direção e atuação)
Edson Bastos (Autoria e direção)
Caíca Alves (Assistência de direção)
Luís Parras (Cenário)
Daiane Sarno (Assistente de cenografia)
Pedro Dultra (Iluminação)
Tuca Gomes (Operação de luz)
Maurício Martins (Figurino)
Francisca Duarte (Costureira)
Marie Thauront (Maquiagem)
Alê Estrela (Cabelos)
Luciano Simas e Ronei Jorge (Trilha sonora)
Davi Cavalcanti (Consultoria de projeção)
Henrique Filho (Prod. de VTs)
Mel Andrade (Redes sociais)
Kaula Cordier (Designer)
Thiago Rocha (Site)
Alessandra Novhais (Arte-educadora e Fotografa)
Júnior Cecon (Produção executiva e Operação de legendagem)
Cris Klein – Dionísio Produções Artísticas (Produção local)
Pombo Correio (Assessoria de Imprensa)
Território Sirius e Voo Audiovisual (Realização)

Serviço:
Espetáculo “Joelma”
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro – Metrô Sé)
Data: 20 a 29 de maio de 2016 (sexta-feira a domingo)
Hora: 19h15
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 80 lugares
Duração: 75 minutos
Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 9h no dia de cada espetáculo – limitado a um par por pessoa)
Com tradução e interpretação em Libras
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Outras atividades:
Performance Joelma Circula
Local: Praça da Sé
Data: 19 de maio de 2016 (quinta-feira)
Horário: das 16h30 às 18h

Workshops:

– Teatro Físico
Data: 26 de maio de 2016 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 13h

– Formatação e Gestão de Projetos Culturais

Data: 26 de maio de 2016 (quinta-feira)

Horário: das 14h às 18h

 

– Técnicas de Produção Audiovisual

Data: 28 de maio de 2016 (sábado)

Horário: das 14h às 18h

 

Local dos workshops: CAIXA Cultural São Paulo

Inscrições gratuitas: de 16 a 23 de maio pelo site www.territoriosirius.com.br ou pela Fanpage “Joelma no Teatro”

 

Projeção do Curta-metragem Joelma

Local: CAIXA Cultural São Paulo

Data: 27 de maio (sexta-feira)

Horário: 15h

Lugares: 50 (lista de espera a partir das 9h – sujeito a lotação do espaço)

 

Assessoria de Imprensa do espetáculo

Pombo Correio

Douglas Picchetti | (11) 99814-6911 | douglas@pombocorreio.art.br

Helô Cintra | (11) 99402-8732

 

 

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo (SP)

(11) 3549-6001

www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

www.facebook.com/CaixaCulturalSaoPaulo

cultura.sp@caixa.gov.br