NÃO NEM NADA

divulgacao4

 

Não Nem Nada faz curta temporada no Instituto Cultural Capobianco

 

Texto e direção de Vinicius Calderoni, com Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes e co-direção de Rafael Gomes. Peça teve duas indicações ao Prêmio Shell: melhor autor (Vinicius Calderoni) e melhor atriz (Renata Gaspar)

Fotos: https://plus.google.com/photos/109019587248550144190/albums/6117254670252931473?authkey=CLWnvsf6p9S2CA

Não Nem Nada é o texto de estreia de Vinicius Calderoni e também seu primeiro espetáculo como encenador. Calderoni é fundador com Rafael Gomes da Empório de Teatro Sortido, companhia criada em 2010 para abarcar diversas dimensões da cena contemporânea. Não Nem Nada – quinto espetáculo da companhia – é uma  peça em plano sequência, com doze cenas interligadas (cada uma regida por um dispositivo dramatúrgico próprio) e dezenas de personagens interpretados por quatro atores. Espetáculo volta em cartaz dia 6 de junho para curta temporada no Instituto Cultural Capobianco, depois de duas temporadas de sucesso.

 

As dores e delícias do mundo contemporâneo comparecem em diferentes temas e matizes. A profusão e a simultaneidade de informações do mundo das telecomunicações, a dinâmica de interações das redes sociais, o universo do telemarketing, os discursos retóricos das grandes corporações financeiras ou o mundo das celebridades: estes e outros assuntos surgem em cenas que se conectam vertiginosamente, na velocidade do pensamento.

 

“Comparo a dramaturgia da peça à visita a uma casa de espelhos onde você enxerga objetos reconhecíveis em proporções distorcidas, estranhas, provocativas. As cenas sempre tem um ponto de partida reconhecível, mas se desenvolvem numa direção de causar um estranhamento do mundo” afirma Vinicius.

 

No espaço cênico criado por Valentina Soares e Wagner Antônio que alude a um ginásio ou tabuleiro- repleto de rampas, alçapões e estruturas modulares- os atores atuam quase como jogadores de uma desafiadora gincana cênica.

 

“Não nem nada celebra e reafirma uma crença do poder da fala de instaurar universos e de promover saltos no tempo e no espaço. Ao mesmo tempo, ter estes atores jogando sobre este playground ajuda a restaurar uma dimensão do teatro como jogo lúdico, que achamos muito estimulante.”, complementa Calderoni.

 

Rafael Gomes, co-diretor da montagem, arremata: “Deste espaço cênico, podem emergir os mais variados personagens e situações. Não é por acaso que um dos subtítulos do texto é O palco como caixa de Pandora.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Vinicius Calderoni

Com: Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes

Co-direção: Rafael Gomes

Assistente de direção: Guilherme Magon

Cenografia: Valentina Soares e Wagner Antônio

Desenho de luz: Wagner Antônio e Robson Lima

Figurino: Valentina Soares

Direção de Produção: César Ramos e Gustavo Sanna

Preparação Corporal: Fabricio Licursi

Fotos: Pedro Bonacina e Renata Terepins

Projeto Gráfico: Laura Del Rey

Produção: Complementar Produções Artísticas

Direção de produção: César Ramos e Gustavo Sanna / Complementar Produções Artísticas

 

Não Nem Nada

Texto e direção de Vinicius Calderoni

Co-direção de Rafael Gomes

Um espetáculo do Empório de Teatro Sortido.

Com: Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes

Indicação de faixa etária – 14 anos

Duração: 60 minutos

 

Instituto Cultural Capobianco

De 6 a 28 de junho de 2015.

Sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h.

Ingressos: R$ 50.

35 lugares. 60 minutos. 14 anos.

Endereço: Rua Alvaro de Carvalho, 97.

Telefone: (11) 3237-1187