MATRIARCAS

André Sampaio lança “Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor” pela Riemma Editora.

Com ilustrações de João Victor Sampaio, o livro faz um mergulho no estudo da tradição oral na construção cultural no Brasil, já que durante muitos anos a oralidade foi utilizada como perpetuadora e disseminadora da história e da cultura afro-brasileira e brasileira.

O projeto conta com o incentivo da SKY, maior operadora de TV via satélite do país. O autor elegeu três autoras significativas da cultura afro-brasileira: Mãe Beata de Yemonjá, Conceição Evaristo e Fabiana Cozza.

A primeira, já falecida, autora de “Caroço de Dendê”, um grupo de minicontos que lembram as fábulas de Esopo e de La Fontaine, só que nos moldes africanos. Mãe Beata de Yemonjá é uma “Griot” (pessoa que preserva e transmite conhecimentos, histórias, canções e mitos de seu povo).

Já com Conceição Evaristo, o livro aborda o romance “Ponciá Vicêncio”, uma história comovente sobre uma menina/mulher que busca a sua própria identidade dentro de uma sociedade marcada pelo ranço colonial. Ponciá Vicêncio lembra todas as mulheres negras do Brasil, que lutam diariamente por um espaço justo dentro da sociedade.

E por fim, o livro traz Fabiana Cozza, cantora e autora que ultrapassa os limites impostos pelo social, provando que ser brasileiro é fazer parte de inúmeras culturas distintas. Fabiana transita pelas rodas de samba da mesma maneira elegante que desfila pelos corredores acadêmicos do Brasil. Fabiana é o resultado da luta constante de gerações afro por uma real democracia.

O livro ainda traz um capítulo teórico que antecede a análise das três autoras. Propõe-se então um mergulho na História, na Sociologia, na Filosofia, na Literatura, na Antropologia e na Teologia para a busca pelo entendimento do universo em que cada autora se encontra. Para isso, o autor lança mão das teorias de Paul Zumthor, Walter Benjamin, Stuart Hall e Hommi Bhabha, entre outros.

Trajetória da pesquisa

No início do livro o autor traz um relato autobiográfico que explica a sua paixão pelos alicerces da cultura brasileira, isto é, a significativa presença africana na construção social e cultural da terra do pau-brasil.

Para a elaboração da obra, inspirado pelo imenso interesse nas bases da cultura brasileira, André Sampaio se utilizou de todo seu repertório de estudo e análises, construído ao longo de 25 anos de dedicação acadêmica.

O projeto é apoiado pela SKY através da área de Responsabilidade Social, que promove uma série de iniciativas que mobilizam e envolvem os colaboradores, parceiros, funcionários e clientes no desenvolvimento das novas gerações através da educação e da cultura. Entre as principais ações estão o Pedra, Papel, Tesoura, programa regional de voluntariado corporativo da empresa, o Escola Plus, que defende a televisão como um método de ensino efetivo para crianças e o Faciuni Bolsas, concurso cultural para valorizar e apoiar estudantes de audiovisual e cinema em todo o Brasil. Para conferir essa e outras ações de Responsabilidade Social da SKY, acesse os perfis no Instagram e Facebook. Os conteúdos trazem detalhes das iniciativas já existentes na companhia e de projetos recentes que visam o bem-estar da sociedade.

Sobre o autor 

André é Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Graduando em Filosofia (Licenciatura plena) pela Universidade Católica de Petrópolis (2011), Mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas  de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense(2010), Especialista em  História da África e no Negro do Brasil pela Universidade Candido Mendes (2007) e  graduado em Licenciatura plena Português/ Literatura pela Universidade Estácio de Sá  (2005). O autor também é sócio do Grupo Prismma que atua na área de marketing cultural em São Paulo.

Sobre a SKY:

A SKY é a maior operadora de TV paga via satélite do país. Com a missão de oferecer e democratizar a diversão para todos os brasileiros, investe continuamente na oferta de produtos e serviços que sejam mais adequados para cada Brasil e suas necessidades individuais de consumo de conteúdo e entretenimento. Distribui programação 100% digital em todos os municípios do país, e busca, cada vez mais, ampliar e otimizar os serviços prestados e a experiência para seus 4.6 milhões de clientes. Com o SKY Play, plataforma de vídeo sob demanda da operadora, consumidores pós e pré-pago podem assistir conteúdos ao vivo e uma biblioteca com o DNA de curadoria da SKY onde e quando quiserem. Em 2019, a SKY foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no ranking Great Place To Work e também foi vencedora, na categoria TV por Assinatura, do ranking de Melhores Serviços do jornal O Estado de S. Paulo nos últimos 5 anos, do Folha Top of Mind por oito anos consecutivos, e do prêmio Consumidor Moderno em Excelência em Serviços ao Cliente há 18 anos seguidos. Acesse www.sky.com.br

Ficha Técnica:
Autor, Pesquisa e Revisão de Texto: André Sampaio
Coordenação e Produção Editorial: Rose Riemma
Redator: Josenildo Hardman de França Sampaio
Projeto Gráfico e Diagramação: Adriana Campos / Dorotéia Design
Revisão de Texto: Roberta Hang Martins Soares
Ilustrações: João Victor Sampaio Nunes da Costa
Libras: Ilana Aparecida Sampaio Trindade
Execução e Distribuição: Riemma Editora
Realização: Grupo Riemma

Lançamento:
Dia 29 de outubro, quinta-feira, às 19h na Casa de Cultura Os Capoeira
Rua Belmiro Braga, 186 – Pinheiros – São Paulo.

Por conta da pandemia, serão recebidos grupos divididos nos horários:
19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h.