NÚCLEO EXPERIMENTAL

Núcleo Experimental faz novas apresentações populares dos espetáculos Eu Sei Exatamente Como Você Se Sente e Lembro Todo Dia de Você nos teatros municipais

Eu Sei Exatamente como Você Se Sente (esq.): fotos de Ronaldo Gutierrez

Lembro Todo Dia de Você (dir.): fotos de Victor Miranda

Comandado pelo premiado diretor Zé Henrique de Paula, o Núcleo Experimental faz novas apresentações populares de Eu Sei Exatamente Como Você Se Sente, uma reunião de solos do dramaturgo britânico Neil Bartlett, e do musical Lembro Todo Dia de Você, com texto e letras originais da brasileira Fernanda Maia. Confira o serviço completo abaixo.

Eu Sei Exatamente Como Você Se Sente parte dos solos “Onde está o amor?”, “É pra isso que servem os amigos”, “O que você vai fazer?”, “Improvável” e “O meu amor é forte assim” para apresentar depoimentos do próprio Neil Bartlett sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea.

O medo da agressão e da homofobia, o desejo e a necessidade de uniões afetivas, o relacionamento com os pais e (eventualmente) os filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs, o estigma do HIV são algumas das muitas das questões discutidas em cena.

“Essas obras, assim como muito do meu trabalho, estão particularmente preocupadas em transmitir ternura, dignidade, paixão e coragem. Ao enfatizar o simples ato de falar – falar em voz alta – elas nos fazem lembrar (eu espero) que essas qualidades ainda são – mesmo que a cultura vigente queira dizer o contrário – a base da nossa experiência comum nesta vida”, reflete o autor.

Numa encenação pautada pela simplicidade, os atores Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula são acompanhados ao vivo pelo pianista Rafa Miranda e pelo violoncelista Felipe Parisi.

Já o musical Lembro Todo Dia de Você narra a história de Thiago, um jovem que se descobre soropositivo aos 20 anos e, para aprender a conviver com o vírus, precisa passar por um acerto de contas consigo mesmo. Vencedora dos prêmios Bibi Ferreira (na categoria de melhor roteiro original) e Reverência (de melhor texto), a produção faz um retrato realista e contemporâneo do HIV, colocando em questão muito do que se conhece sobre o assunto.

A montagem é resultado da pesquisa sobre teatro musical desenvolvida pelo Núcleo Experimental, que consiste em inserir as músicas no espetáculo de uma forma fundamental para a narrativa. A trilha sonora tem levada pop, com releituras de outros gêneros, como bolero, disco, jazz e música de jogos digitais dos videogames.

O Núcleo também se preocupa em fomentar a criação de espetáculos 100% nacionais, oferecendo ao público novas opções além das franquias internacionais ou adaptações de obras pré-existentes, como filmes, livros ou até mesmo outras peças teatrais.

EU SEI EXATAMENTE COMO VOCÊ SE SENTE

Sinopse

A partir dos monólogos “Onde está o amor?”, “É pra isso que servem os amigos”, “O que você vai fazer?”, “Improvável” e “O meu amor é forte assim”, do dramaturgo britânico Neil Bartlett, a peça cria uma colcha de depoimentos do próprio autor sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea. São discutidos temas como o medo da homofobia, o desejo e a necessidade de uniões afetivas, o relacionamento entre pais e filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs e o estigma do HIV.

Ficha Técnica

Textos: Neil Bartlett

Direção: Inês Aranha e Zé Henrique de Paula

Direção Musical: Rafa Miranda

Elenco: Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula

Músicos: Rafa Miranda (piano) e Felipe Parisi (violoncelo)

Iluminação: Fran Barros

Cenografia e visagismo: Zé Henrique de Paula

Produção: Claudia Miranda

 

Serviço

Eu Sei Exatamente Como Você Se Sente, com direção de Inês Aranha e Zé Henrique de Paula

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

 

Centro Cultural de Santo Amaro (Teatro Leopoldo Fróes) – Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro

Dias 19 e 26 de junho, às 20h

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes

 

Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, República

Dias 27, 28 e 29 de junho, às 20h

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes

 

Centro Cultural da Penha (Teatro Martins Penna) – Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca

Dia 30 de junho, às 19h

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes

LEMBRO TODO DIA DE VOCÊ

Sinopse

Thiago tenta entrar em contato com seu ex-namorado Júlio para conversar sobre uma questão de seu passado como casal. Júlio contraiu HIV por meio da relação sexual com Thiago e, desde então, não conversa mais com o antigo companheiro. Thiago inicia uma jornada de autoconhecimento em direção a questões decisivas de sua vida – como o abandono paterno, a descoberta da sexualidade, relacionamentos, amizades e o estigma enfrentado diariamente por pessoas com HIV.

Ficha Técnica

Elenco: Bruna Guerin, Adriana Alencar, Davi Tápias, Fabio Augusto Barreto, Fabio Redkowicz, Pier Marchi e Thiago Perticarrari

Músicos: Rafa Miranda (regência), Flávio Rubens e Marco Rochael (clarinete), Felipe Parisi (violoncelo), Fernanda Maia (piano), Clara Bastos e Pedro Macedo (baixo) e Abner Paul (bateria)

Texto: Fernanda Maia

Colaboração: Herbert Bianchi e Zé Henrique de Paula

Música: Rafa Miranda

Letras: Fernanda Maia

Direção: Zé Henrique de Paula

Direção musical: Fernanda Maia

Assistência de direção e preparação de atores: Inês Aranha

Preparação vocal: Fernanda Maia e Rafa Miranda

Figurinos: Zé Henrique de Paula

Iluminação: Fran Barros

Coreografia: Gabriel Malo

Projeto sonoro: João Baracho

Cenografia: Bruno Anselmo

Design gráfico e vídeos: Laerte Késsimos

Produção: Claudia Miranda, Louise Bonassi

Realização: Núcleo Experimental

Serviço

Lembro Todo Dia de Você, de Fernanda Maia

Classificação: 16 anos

Duração: 120 minutos

 

Centro Cultural da Penha (Teatro Martins Penna) – Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca

Dias 22 de junho, às 20h, e dia 23, às 19h

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes