frequencia_ausente.doc

Instalação interativa da ExCompanhia de Teatro cria experiência imersiva no SESC Avenida Paulista

Em frequencia_ausente.doc, narrativa do desaparecimento de um ator une realidade e ficção, dispositivos multimídia e dramaturgia site specific.

Link para download de fotos – ExCompanhia

O Sesc Avenida Paulista recebe, de 21 de fevereiro a 16 de março, a instalação interativa “frequencia_ausente.doc”, dramaturgia site specific e documental que conduz o visitante em uma experiência imersiva pelos andares da Unidade e versa sobre o desaparecimento de um ator, ex integrante da ExCompanhia de Teatro, nas dependências do Sesc no dia da estreia do seu monólogo.

O visitante recebe o celular que pertenceu ao ator e acessa a exposição  por meio do dispositivo, que também contém registros da última hora antes do seu misterioso desaparecimento. O público acompanha os rastros deixados por ele em instalações imersivas distribuídas nos andares do prédio do Sesc. Após o monólogo ser cancelado, resultado do misterioso sumiço do ator, a ExCompanhia e o Sesc optaram então por realizar, nos meses de fevereiro e março, uma nova obra em sua homenagem.

Os artistas Bernardo Galegale, Gustavo Vaz e Gabriel Spinosa assinam a concepção e a dramaturgia da experiência. O roteiro tem duração de cerca de uma hora e é gratuito, com saídas individuais a cada 10 minutos das 14h às 17h e retirada prévia de senha no local.

Dramaturgia Site Specific

Momentos antes da estreia de seu monólogo no Sesc Avenida Paulista, um ator desapareceu misteriosamente após receber a notícia de que sua plateia estava totalmente vazia. Na exposição, uma série de rastros deixados por ele são apresentados, fazendo com que a experiência se conecte com o monólogo, o ator, o prédio do Sesc e a memória do fatídico dia. São bilhetes escritos à mão, livros deixados pelo edifício, imagens nas TV’s e registros das câmeras de segurança, entre outros; além disso, o visitante recebe o celular que pertenceu ao ator, e nele estão contidos outros vídeos, áudios, mensagens no Whatsapp e etc. Através da leitura de QR CODES, é possível interagir com a exposição e acessar os direcionamentos que refazem o último percurso trilhado pelo ator no prédio, uma hora antes de desaparecer.

O Conceito

A experiência propõe inserir o público como parte da obra, colocando-o nos exatos lugares que ator visitou no prédio momentos antes de desaparecer. Ao somar ao percurso diversos elementos narrativos multimídia, a ExCompanhia de Teatro provoca o público a sentir o que o ator sentiu, trazendo à tona pensamentos sobre a importância da plateia e do encontro presencial nas artes.

As instalações se alimentam das características do espaço e de pesquisas site specific para revelar micro e macro conexões entre a dramaturgia ficcional e real, o prédio, a cidade e o ator, buscando um constante movimento de percepção da importância do artista e da presença do público nos dias de hoje.

“A filosofia existencialista que inspirava o monólogo do ator deaparecido inspira também agora a exposição itinerante ‘frequencia_ausente.doc’. A jornada desiludida do nosso ator que invadiu o prédio do Sesc Avenida Paulista – esse corpo vertical – carrega memórias ficcionais e reais sobre sua existência. Durante o percurso da exposição, os participantes do público absorvem e ressignificam o espaço ao redor a partir dos rastros dele, ao mesmo tempo em que são impactados por questões existenciais que sempre o afetaram” – comentam os integrantes da ExCompanhia de Teatro.

“Além disso, a dramaturgia valoriza a importância dos encontros presenciais, cada vez mais deixados em segundo plano na sociedade contemporânea. A sensação de solidão vivenciada pelo ator é transferida aos participantes, A sensação de solidão que foi vivenciada por ele é transferida aos participantes, que são também o personagem central da instalação itinerante, fazendo com que seja possível se colocarem no “lugar do outro”, criando espaço para a vivência de uma experiência de empatia, pertencimento e coletividade” – completam.

A trasmidialidade do projeto se estende às diferentes plataformas (papéis, TVs, corpos e etc.), explorando diferentes formas de contato entre dramaturgia ficcional/real e público participante, usando múltiplas linguagens e formas de narrativa para promover novas possibilidades de experimentação.

A ExCompanhia de Teatro

A ExCompanhia de Teatro é um lugar de experimentação. Teatro, cinema, performance, áudio dramaturgia, instalação, internet e redes sociais, às vezes, tudo junto. O primeiro projeto da companhia foi criado em 2012, “Eu – Negociando Sentidos”, experiência cênica imersiva transmídia com um mês de duração. A experiência unia redes sociais e encontros virtuais com personagens, além de encontros presenciais numa casa e em vários lugares da cidade – com apresentações em São Paulo e Munique na Alemanha. No final de 2013 a ExCompanhia é selecionada no edital de Co-Patrocínio Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de São Paulo para reformatar o projeto numa websérie.

Cria em 2015 a experiência “Frequência Ausente 19hz” dentro da programação oficial da Virada Cultural no Instituto Capobianco e do Festival Satyrianas. Em 2016, participa do Festival Imaginarius, em Portugal e em 2017 do FIAT em Montenegro, onde recebe o Special Award pela inventividade do projeto. Em 2018, se apresenta com o mesmo projeto na Mostra Oficial do Festival de Curitiba, e realiza pequena temporada na FUNARTE em SP, participando da programação oficial da Jornada do Patrimônio da Prefeitura de São Paulo.

Em 2017 lança o app O Enigma Voynich, uma série em áudio 3D e grafite digital em primeira pessoa que media o encontro do público com bibliotecas publicas da cidade de São Paulo.

SERVIÇO
frequencia_ausente.doc
Quando: de 21 de fevereiro a 16 de março de 2019
Horário: Quinta a Sábado, a partir da 14h. Sessões a cada 10 minutos até às 17h. Última sessão às 17h.
Local (início):  Arte II – 13º andar
Ingressos: Grátis – distribuição de senhas no local de início da atividade.
Duração: 1h e 10 minutos

Ficha técnica
Dramaturgia e direção: Bernardo Galegale, Gustavo Vaz e Gabriel Spinosa
Texto e representação: Gustavo Vaz
Direção de som: Gabriel Spinosa
Elenco: ExCompanhia de Teatro e convidados
Produção executiva: Ynara Marson
Realização: ExCompanhia de Teatro

Sesc Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista
Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

Assessoria de imprensa do Sesc Avenida Paulista
Gean Carlo Seno
(11) 3170-1400 / 95431-9106
gean@avenidapaulista.sescsp.org.br
imprensa@avenidapaulista.sescsp.org.br