ADULTOS EM CENA

Belo-horizontina Companhia Teatro Adulto apresenta o projeto Adultos em Cena, com os monólogos Coisas Boas Acontecem de Repente e Homem-Bomba

Solos de Cynthia Paulino e Luiz Arthur têm duas apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade em janeiro de 2019

Uma imagem contendo homem, pessoa, estágio

Descrição gerada com muito alta confiança

Cena de Homem-Bomba (crédito: Catarina Paulino)
Fotos de Catarina Paulino

Natural de Belo Horizonte (MG), a Companhia Teatro Adulto desembarca na Oficina Cultural Oswald de Andrade, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2019, para apresentar o projeto Adultos em Cena, composto pelos monólogos Coisas Boas Acontecem de Repente e Homem-Bomba, ambos escritos por Cynthia Paulino. Os espetáculos são encenados em sequência nessas duas datas, a partir das 20h, com ingressos grátis.

O projeto revela personagens provocadores, na contramão do senso comum e que buscam intimamente a desconstrução e a compreensão dos monstros que existem em todos nós. São narrativas singulares que dialogam entre si a partir do tema do autoconhecimento.

Encenadas em áreas com apenas 2m², as peças investigam a restrição do espaço de atuação, característica marcante na trajetória da companhia, o que viabiliza apresentações tanto em palcos tradicionais como em espaços alternativos.

Inspirado no clássico “O Médico e o Monstro”, do escritor escocês Robert Louise Stevenson (1850-1894), Homem-Bomba se passa em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro. Nesse lugar horrível, um homem, interpretado por Luiz Arthur, tenta compreender os vários eus que o habitam e, para tal, adota métodos nada convencionais.

Além da obra de Stevenson, a montagem tem citações de vários escritores, poetas e pensadores, como Aldous Huxley, William Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, HP Lovecraft, Tadeusz Kantor, Augusto dos Anjos, Samuel Beckett, William Blake e Osho. O espetáculo estreou em 2018 na Mostra Solos e Monólogos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) e é encenado em cima de nove paletes brancos de plástico comumente utilizados em açougues.

Uma imagem contendo homem

Descrição gerada com muito alta confiança
Cena de Coisas Boas Acontecem de Repente (crédito Catarina Paulino)

Já Coisas Boas Acontecem de Repente, estrelado por Cynthia Paulino, estreou em 2016 e também integrou a Mostra Solos e Monólogos. A montagem é uma livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino. O espaço cênico reduzido é delimitado por um tapete de grama sintética, onde há uma cadeira e outros adereços (livros, cadernos e uma casa miniatura).

Na trama, a anti-diva MamaCy diz tudo o que lhe vem à cabeça, antes do início de seu show de volta aos palcos. Sem papas na língua, reflete sobre o poder do feminino, a passagem do tempo, a saudade do filho, seus poetas preferidos, a aceitação do diferente e muito mais.

SOBRE A CIA. TEATRO ADULTO

A Companhia Teatro Adulto cria e produz espetáculos desde 1996. Destacam-se: “A Morte de DJ em Paris” (1999), “A Falecida” (2004), “Fala Comigo Como a Chuva” (2008), “A Última Canção de Amor Deste Pequeno Universo” (2010), “Entre Nebulosas e Girassóis” (2013), “Coisas Boas Acontecem de Repente” (2016), “Horror Vacui Hamlet” (2016) e “Homem-Bomba” (2018).

SOBRE CYNTHIA PAULINO

Cynthia Paulino é atriz, diretora, produtora, figurinista e professora de teatro. É fundadora e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). Venceu os prêmios USIMINAS/SINPARC e SESC/SATED-MG 2004 de melhor atriz por “A Falecida”, com direção de Carlos Gradim, e Prêmios Bonsucesso e SESC/SATED-MG 1999 por “Futuro do Pretérito”, com direção de Pedro Paulo Cava. Dirigiu “Fala comigo como a chuva”, eleito pela crítica nacional como o melhor espetáculo da Mostra Fringe do Festival de Curitiba 2009, e “Horror Vacui Hamlet”, destaque no FIT BH 2016 e no VAC 2017, entre outros. Em 2016, estreou o seu primeiro solo Coisas Boas Acontecem de Repente, que escreveu e dirigiu. É professora de interpretação e de teoria e pesquisa da Escola de Teatro PUC Minas.

SOBRE LUIZ ARTHUR

Luiz Arthur é ator, diretor, produtor, professor de teatro e jornalista. É integrante e fundador da Companhia Teatro Adulto (MG). Com “A Morte de DJ em Paris” (1999), venceu os prêmios de melhor ator no 12º Concurso de Monólogos Ana Maria Rego (Teresina) e no III Festival Nacional de Monólogos (Vitória). Venceu os prêmios SESC/SATED-MG e USIMINAS/SINPARC 2003 de melhor ator por “Noites Brancas”, no qual atuou ao lado da atriz Débora Falabella sob a direção de Yara de Novaes, e SESC/SATED e AMPARC/BONSUCESSO 1996 por “O Beijo no Asfalto”, com direção de Wilson Oliveira. Produziu e atuou em “Fala Comigo Como a Chuva”, eleito pela crítica nacional como o melhor espetáculo do Fringe no Festival de Curitiba 2009, dirigido por Cynthia Paulino. “Homem-Bomba” é seu segundo solo.

Atuou na novela “Fascinação” (1998), no SBT. Na TV Globo, participou de “Belíssima” (2005), “JK” (2006), “Caminho das Índias” (2009), “Passione” (2010) e “Rocky Story” (2017). É coordenador e professor de interpretação da Escola de Teatro PUC Minas.

COISAS BOAS ACONTECEM DE REPENTE

SINOPSE

A anti-diva MamaCy diz tudo o que lhe vem à cabeça, antes do início de seu show de volta aos palcos. Sem papas na língua, reflete sobre o poder do feminino, a passagem do tempo, a saudade do filho, seus poetas preferidos, a aceitação do diferente e muito mais. Texto de Cynthia Paulino + livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino, a Mulher Tombada.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, direção, cenário, trilha sonora e atuação: Cynthia Paulino
Iluminação: Luiz Arthur e Marina Arthuzzi
Coordenação técnica: Marina Arthuzzi
Figurino: Ananda Sette Camara, Cynthia Paulino e Jonnatha Horta Fortes
Maquiagem: Linda Paulino
Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli
Fotos: Catarina Paulino
Realização: Companhia Teatro Adulto

HOMEM-BOMBA
SINOPSE

Em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro, um homem quer compreender os vários eus que o habitam e utiliza, para realizar o seu intento, métodos nada convencionais. Texto de Cynthia Paulino, livremente inspirado no clássico “O médico e o monstro”, título original “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson.

FICHA TÉCNICA
Direção, trilha sonora e atuação: Luiz Arthur
Cenário: Cynthia Paulino e Luiz Arthur
Coordenação técnica e Iluminação: Marina Arthuzzi
Figurino: Cynthia Paulino
Adereços: Mauro Gelmini
Maquiagem: Linda Paulino
Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli
Fotos: Catarina Paulino
Realização: Companhia Teatro Adulto

SERVIÇO

Adultos em Cena: Coisas Boas Acontecem de Repente e Homem Bomba
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Apresentações: 22 e 23 de janeiro, às 20h (as peças são apresentadas em sequência)
Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos