O MARTELO

Comédia policial O Martelo, de Renato Modesto, estreia no Teatro Novo em janeiro de 2019

Dirigido por Alexandre Reinecke, peça apresenta homem em crise de identidade depois de ser acusado de assassinatos. Elenco traz Edwin Luisi, Anderson Müller e Natallia Rodrigues

Uma imagem contendo pessoa, em pé, homem, terno

Descrição gerada com muito alta confiança

Fotos de João Caldas Fº

Com mistura de suspense e humor, a comédia policial O Martelo, escrita por Renato Modesto e dirigida por Alexandre Reinecke, estreia no Teatro Novo, na Vila Mariana, no dia 18 de janeiro de 2019, e segue em cartaz até 07 de abril. Uma trama envolvente apresenta a loucura de um homem que foi injustamente acusado como o assassino em série de mulheres recém-casadas e com filhos pequenos.

Em uma noite, o jovem advogado Pedro se torna o principal suspeito da investigação do policial João e começa a viver uma divertida crise de identidade, na qual ele vê a si mesmo e aos outros com a aparência alterada. Pedro e sua esposa precisam provar sua inocência, mas, depois de tantos delírios, ele começa a pensar que pode realmente ter cometido os crimes.

Para ilustrar esse processo de mudança de personalidade, os atores Edwin Luisi, Anderson Müller e Natallia Rodrigues se revezam na interpretação das personagens. “Procurei fazer as trocas da maneira mais teatral possível, ou seja, assumindo-as perante a plateia, por vezes com os dois atores em cena, dublando-se com o mesmo figurino; e em outras, como surpresa, principalmente quando a comédia se mostra mais presente”, revela Alexandre Reinecke.

Apesar do tom bem-humorado e tragicômico, a peça cria uma série de reflexões sobre temas sérios e relevantes para a sociedade contemporânea, como a violência contra a mulher, a impunidade, as pressões psicológicas sofridas por um cidadão comum, a experiência de loucura nas situações do dia a dia, as desigualdades sociais, o esgarçamento moral da sociedade e o desafio da aplicação da justiça.

“Como digo sempre, a comédia é em si uma tragédia, só que a alheia. Diante disso, vejo com muita naturalidade a discussão da violência através do humor. E, se conseguirmos instigar uma reflexão aliada ao entretenimento de boa qualidade, já terá sido de grande valia. Afinal, temos uma peça que mistura, suspense policial, terror e drama familiar com humor e uma discussão sobre violência urbana, vingança e temas polêmicos”, acrescenta o diretor.

Algumas questões instigadas pela montagem são: Até que ponto, nossas ações nos tornam culpados e o nosso desejo de vingança pode ser justificado e quais as suas consequências? O que nos faz, de repente, no dia a dia, adquirir uma obsessão por alguém a ponto de prejudica-lo? Fazendo um balanço de nossas ações, somos mais culpados ou inocentes por nossos atos?

Reinecke ainda conta que o texto da peça evoca o clima dos clássicos do cinema noir, por isso, buscou como referências grandes filmes com essa estética, como “Chinatown”, “O Falcão Maltês”, “Dhalia Negra” e “L.A. Cidade Proibida”. “O clima se dará nas interpretações, no cenário, nos figurinos e, claro, na iluminação”, diz.

SINOPSE

O MARTELO traz a envolvente história de um homem que precisa provar sua inocência para a polícia. Em uma noite, Pedro, um jovem advogado, e sua esposa são rodeados pelo investigador João em uma trama de assassinatos. O detetive acusa Pedro de ter matado mulheres recém-casadas e com filhos pequenos à marteladas. Antes sair de casa para ir à delegacia prestar depoimento, Pedro se transforma em João, após ver no espelho o reflexo do investigador. Começa, então, uma sequência de troca de personagens que dão ao espetáculo um louco viés policial.

FICHA TÉCNICA
Autor: Renato Modesto
Direção: Alexandre Reinecke
Elenco: Edwin Luisi, Anderson Müller e Natallia Rodrigues
Figurinos: Kleber Montanheiro
Cenário: Márcia Pires
Iluminação: Fran Barros
Trilha Sonora: Daniel Maia
Fotografia: João Caldas Fº
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Direção de Produção: Edinho Rodrigues e Paulo Del Castro
Realização: Brancalyone Produções e Tiaraju Produções Artísticas e Culturais

SERVIÇO
O Martelo, de Renato Modesto
Teatro Novo – Rua Domingos de Morais, 348 – Vila Mariana.
Temporada: 18 de janeiro a 07 de abril
Às sextas e sábados, às 21h e domingo às 19h
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
Informações: (11) 3542-4680
Bilheteria: terça e quarta das 14h às 19h; quinta a domingo das 14h até início dos espetáculos
Vendas: Ingresso Rápido – www.ingressorapido.com.br