MOSTRA PASÁRGADA
Grupo Pasárgada comemora 47 anos de estrada em mostra de repertório com três espetáculos que marcaram sua carreira
Mostra Itinerário do Pasárgada reúne peças Que Bicho é Esse???, Panos e Lendas e Labirinto de Filó, todas com entrada grátis, entre outras atividades como debates e leituras
Em comemoração a seus 47 anos de história, o grupo Pasárgada apresenta a mostra de repertório Itinerário do Pasárgada, com três espetáculos, todos com entrada grátis. Que Bicho é Esse??? acontece entre os dias 06 e 28 de outubro, aos sábados e domingos às 16h, no Teatro Alfredo Mesquita; Panos e Lendas, nos dias 27 e 28 de outubro, às 16h, no Teatro João Caetano; e Labirinto de Filó, entre 03 e 18 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h, no teatro João Caetano.
A mostra de repertório é uma atividade do projeto Itinerário do Passárgada – 47 Anos de Estrada, contemplado na 32ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A iniciativa ainda prevê a apresentação de outros três espetáculos, ciclo de bate-papo e lançamento de um livro em comemoração à trajetória da companhia.
Com texto de Ângela Lyra e José Geraldo Rocha, Que Bicho é Esse??? narra a história de um animal esquisito, uma princesa e os desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa para adivinharem do que é feita a sua almofada real. A peça homenageia o historiador, antropólogo, escritor e poeta Luís da Câmara Cascudo, que coletou centenas de contos e causos populares e produziu uma obra riquíssima sobre a memória cultural brasileira.
Comemorando 40 anos de sucesso, Panos e Lendas, de José Geraldo Rocha e Wladimir Capella, fala sobre a criação do mundo a partir do olhar de dois índios, que usam suas raízes e seus costumes para tratar do ciclo da vida, com ternura e simplicidade. O espetáculo homenageia a cultura popular com lendas brasileiras, parlendas e cantigas de roda e de ninar tocadas ao vivo.
Já Labirinto de Filó, de José Geraldo Rocha, narra a história da curiosa e perguntadeira Minhoca Filó, que tem um monte de ideias e dúvidas na cabeça. Ela, a Menina da Rua de Cima e o Menino da Rua de Baixo se perdem em um labirinto de buracos e túneis. A filosofia e a música para crianças, tocada e cantada ao vivo, norteiam o espetáculo. A narrativa busca elementos das lendas gregas, nos fios de Ariadne e no enigma da Esfinge, para construir a jornada das personagens. A curiosidade da personagem Minhoca Filó é respondida ao longo da história, não de maneira precisa e científica, mas divertida e poética, mantendo acesa a imaginação e provocando o desenvolvimento criativo.
Sobre o Pasárgada
Criado em 1971, o Pasárgada foi formado inicialmente por ex-alunos da Escola de Arte Dramática da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. O nome do grupo é inspirado no célebre poema de Manuel Bandeira.
O primeiro espetáculo da companhia, “Garanto Que Uma Flor Nasceu”, de Plínio Teixeira e José Geraldo Rocha, era voltado para estudantes do ensino médio. A partir de seu segundo trabalho, “O Castelo de Mulumi”, de Jurandir Pereira, a trupe decidiu dedicar-se também a fazer teatro para crianças, pois as produções infantis não tinham conteúdo e eram carregadas de maniqueísmos e moralismo.
Alguns entre os tantos dos trabalhos do grupo foram “O Palhaço Imaginador” (1973), “Histórias do Bau Encantado” (1974), “Panos e Lendas” (1978), “Avoar” (1983), “Moinhos e Carrosséis” (1988), “Até Onde o Vento Levar” (1996), “Céu Aberto” (2008), “Peixe Vivo” (2010), “Labirinto de Filó” (2012) e “Que Bicho é Esse???” (2014).
SERVIÇO da Mostra Itinerário do Pasárgada – 47 Anos de Estrada
Que Bicho é Esse???
texto de Ângela Lyra e José Geraldo Rocha
Elenco – joana freire, luiã borges, Mariana Rosinsky e Thais Orlandi (stand in)
Direção geral – José Geraldo Rocha
Música e direção musical: José Geraldo Rocha, luiã borges
Quando: de 06 a 28 de outubro, sábados e domingos às 16h
Teatro Alfredo Mesquita
Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes
Informações:
Gênero: Infanto-Juvenil
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Sinopse: O espetáculo narra a história de um bicho esquisito, uma princesa e os desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa para adivinharem do que é feita a sua almofada real. E está lançado o desafio para descobrir: QUE BICHO É ESSE ???
Panos e Lendas
texto de José Geraldo Rocha e Wladimir Capella
Quando: dias 27 e 28 de outubro, sábado e domingo, às 16h
Teatro João Caetano – Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino
Dia 27, haverá leitura especial com artistas da primeira montagem em comemoração aos 40 anos do espetáculo às 13h.
Informações: (11) 5573-3774
Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes
Gênero: Infanto Juvenil
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Com Cia Pic Nic
Sinopse: Em cartaz há 40 anos, Panos e Lendas narra a criação do mundo falando do homem sob o olhar de dois índios. Eles falam sobre as suas raízes, seus costumes, mostrando o ciclo da vida com ternura e simplicidade. Recheado de lendas brasileiras, como a da cana de açúcar e de Helena Pereira; parlendas, como do macaco e o grão de milho; cantigas de roda e de ninar, como “Terezinha de Jesus”, o “Cravo brigou com a Rosa” e “Tutu Marambá”, cantadas e tocadas ao vivo pelos atores.
Labirinto de Filó
Texto de José Geraldo Rocha
Quando: de 03 a 18 de novembro, sábados e domingos às 16h
Teatro João Caetano
Informações:
Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes
Gênero: Infanto |Juvenil
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Elenco: Daniel Langer, Karin Menezes, Mariana Rosinski, Pedro Machite e Taís Orlandi (Stand-In)
Direção : José Geraldo Rocha
Sinopse: Essa é a história da Menina da Rua de Cima, do Menino da Rua de Baixo e a Minhoca Filó, uma minhoca curiosa e perguntadeira com um monte de dúvidas e ideias na cabeça que de tanto pensar se perde num labirinto de buracos e túneis. Espetáculo com músicos e atores, cantando e tocando ao vivo violão, viola caipira, sanfona e percussão, tendo como temática a poesia e a filosofia para crianças.