FUENTE OVEJUNA
Fuente Ovejuna faz nova temporada de 2 a 31 de outubro no Centro Cultural São Paulo
Link para download de fotos
Créditos: Vitor Iemini
O Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais adapta o clássico Fuente Ovejuna, do dramaturgo espanhol Lope de Vega (1562-1635). Voltado aos jovens, o espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell 2017 na categoria Melhor Música.
Com direção de Juliano Barone, adaptação e tradução de Marcus Daud e direção musical de Wagner Passos, a peça narra o drama dos cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna, que sofrem com a tirania e as injustiças de um jovem comandante que foi enviado ao local para protegê-lo de possíveis ameaças. O abuso de poder e as desonras desse tirano provocam a revolta dos moradores da vila, que clamam por vingança e tentam fazer justiça com as próprias mãos. A trama é inspirada em eventos reais.
A ideia da encenação é criar uma discussão sobre o poder feminino, o machismo, o autoritarismo, os crimes de ódio atuais, as estruturas sócio-econômicas-sociais e a justiça popular. O trabalho é a segunda parte da “Trilogia da Taverna”, uma sequência de clássicos da dramaturgia encenados em uma instalação criada pelo multiartista Kleber Montanheiro. Esse espaço cênico simula um autêntico bar medieval, onde os espectadores dividem espaço com o cenário, os atores e os músicos. A primeira peça do projeto foi “O Impostor Geral”, do russo Nikolai Gogol.
O elenco é composto pelos atores Dudu Oliveira, Juliane Arguello, Marieli Goergen, Marcus Veríssimo, Monique Fraraccio, Pedro Casali, Alexandre Paes Leme, Pipo Belloni, Priscilla Dieminger, Thiago Azevedo, Luiz Amorim, Lucas Lentini, Lino Colantone e a musicista Lisi Andrade.
SINOPSE: A peça narra o drama dos cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna (“fonte das ovelhas”, em português), que sofrem com a tirania e as injustiças de um militar, um jovem comandante que foi enviado ao local para protegê-los de possíveis ameaças. O abuso de poder e as desonras desse tirano que maltrata a população, provocam a revolta dos moradores da vila, que clamam por vingança. É uma peça sobre política. Tem a ver com o Absolutismo da época, mas também tem a ver com os dias atuais.
FICHA TÉCNICA
Juliano Barone – Direção Geral
Marcos Daud – Tradução e Adaptação
Wagner Passos – Direção Musical
Joca Andreazza – Máscara Expressiva
Guryva Portela – Coreografia e Danças Brasileiras
Jair Correia – Confecção de Máscaras
Kleber Montanheiro – Cenário/Figurino
Gabriele Souza – Iluminação
Maju Tóffuli – Produção Geral
ELENCO:
Dudu Oliveira – Ator
Pipo Belloni – Ator
Lucas Lentini – Ator
Juliane Arguello – Atriz
Lisi Andrade – Musicista
Luiz Amorim – Ator
Marieli Goergen – Atriz
Marcus Veríssimo – Ator
Monique Fraraccio – Atriz
Pedro Casali – Ator
Lino Colantoni – Ator e Músico
Priscilla Dieminger – Atriz
Alexandre Paes Leme – Ator
Thiago Azevedo – Ator
GRUPO: Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais
REALIZAÇÃO: Cooperativa Paulista de Teatro (Circulação através da 7ª Edição do Prêmio Zé Renato)
TEMPORADA DE: 2 a 31 de outubro de 2018, às terças e quartas-feiras
HORÁRIO: 20h
110 minutos.
16 anos.
SALA: Adoniran Barbosa
LOTAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 lugares.
R$20 inteira, R$10 meia.
Link para compra no ingresso rápido: https://www.ingressorapido.com.br/event/9786/d/43147/s/216386