A FANTÁSTICA BALEIA

Cia. Frita desembarca na CAIXA Cultural São Paulo com o infantil A Fantástica Baleia Engolidora de Circos

Com roteiro e direção de Alvaro Assad, a peça cômica explora as linguagens da palhaçaria, da mímica e das piadas clássicas do circo. Espetáculo fica em cartaz entre 22 de fevereiro e 4 de março

Fotos de Mariana Rocha

Sem usar qualquer palavra falada, a carioca Cia. Frita apresenta para a criançada o universo mágico do circo em A Fantástica Baleia Engolidora de Circos, que ganha uma temporada na CAIXA Cultural São Paulo, entre 22 de fevereiro e 4 de março. O elenco conta com as atrizes Érika Freitas, Mariana Rabelo e Florencia Santángelo, e a direção e o roteiro são assinados por Alvaro Assad. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos às 9h do dia da apresentação, na própria CAIXA Cultural.

O público conhece a hilária saga de três palhaças que foram engolidas por uma baleia junto com seu pequeno circo durante uma enchente que alagou a cidade. Enquanto o animal navega pelos sete mares do globo, as artistas precisam se adaptar àquele cotidiano surreal.

Elas esperam ansiosamente pelas surpresas que virão com a próxima mordida da baleia e sonham com o mundo externo. Durante cada tempestade no meio do mar, as palhaças se comportam de modo completamente nonsense.

Durante o processo criativo da peça, a trupe pesquisou o universo da pantomima e das reprises e gags (piadas) clássicas do circo. Como o espetáculo não tem falas, o elenco teve um treinamento corporal para a comédia física, em que os gestos são usados para provocar a comicidade e narrar de forma eficiente a história. A proposta da encenação é resgatar e difundir a arte da palhaçaria clássica.

Oficina de palhaçaria

Além do espetáculo, a trupe ministra uma oficina gratuita de Palhaçaria para Crianças, com Érika Freitas. A atividade pretende despertar o lúdico, o riso, a espontaneidade e a relação com o outro a partir de brincadeiras e jogos de improviso. A ideia é proporcionar aos participantes a oportunidade de ter um primeiro contato com o universo dos clowns.

A oficina acontece na própria CAIXA Cultural São Paulo, no dia 3 de março, das 10h às 12h, e oferece 20 vagas para crianças de 10 a 14 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3321-4400. A seleção será a partir da ordem de inscrições.

Sobre a Cia Frita

Criada em 2009, a carioca Cia. Frita dedica-se à arte da palhaçaria e à comédia e é formada por Érika Freitas, Mariana Rabelo e Raquel Theo. Em 2010, a trupe passou por praças e parques de três estados brasileiros com o espetáculo “Lugares para Botar o Nariz”, também encenado em vários festivais, como o FIT-BH e o Anjos do Picadeiro 9 – Encontro Internacional de Palhaços, o maior do gênero na América Latina.

Em 2011, o grupo ganhou o Prêmio Funarte Carequinha de Estimulo ao Circo para a montagem de “A Fantástica Baleia Engolidora de Circos”, que já foi apresentada em seis estados brasileiros – Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco São Paulo e Santa Catarina.

Sinopse

Uma tempestade provoca uma enchente na cidade. Uma enorme baleia engole com uma só bocada um pequeno circo que ali estava. A peça narra a saga das três palhaças que foram lançadas goela abaixo e agora precisam aprender a conviver com esse novo cotidiano surreal. É uma surpreendente e hilária aventura contada totalmente sem palavras.

Ficha Técnica
Elenco: Érika Freitas, Mariana Rabelo, Raquel Theo e Florencia Santángelo (stand-in)
Direção, roteiro e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Música Original e Direção Musical: Joaquim de Paula
Figurinos e Designer: Raquel Theo
Coreografia: Cleyde de Souza
Concepção de Cenário: Alvaro Assad
Cenotécnico: Marcos Feio
Adereços: Heloisa Dile e Renato Spinelli
Fotografias: Mariana Rocha
Realização: Cia Frita e Marbelo Produções
Produção Executiva: Mariana Rabelo
Produção Local: La Stupenda Produções
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

SERVIÇO
Teatro: “A Fantástica Baleia Engolidora de Circos”, com direção e roteiro de Alvaro Assad
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próxima à estação Sé do Metrô
Temporada: de 22 de fevereiro a 4 de março (de quinta a domingo)
Horário: 15 horas
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: acima de 6 (seis) anos
Capacidade: 80 lugares
Duração: 50 minutos
Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Oficina: Oficina de Palhaçaria para Crianças
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próxima à estação Sé do Metrô
Data: 3 de março de 2018 (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Inscrições: gratuitas e feitas pelo telefone (11) 3321-4499 (por ordem de inscrição)
Vagas: 20 vagas
Público-alvo: crianças de 10 a 14 anos