SILÊNCIO.DOC

Com texto e atuação de Marcelo Varzea, tragicomédia Silêncio.doc desnuda homem que tenta digerir uma separação amorosa

 Espetáculo dirigido por Marcio Macena estreia no Auditório MuBE, no dia 20 de fevereiro

Foto de Naava Bassi

Escrito em 2007, o monólogo Silêncio.doc é o primeiro exercício de escrita dramatúrgica de Marcelo Varzea. A peça ficou engavetada por dez anos até que ele e o diretor Marcio Macena resolveram fazer uma leitura nas Satyrianas 2017. E, graças ao sucesso da apresentação nesse festival, eles decidiram estrear a peça no Auditório MuBE, no dia 20 de fevereiro.

Com tom trágico e cômico, o espetáculo dá voz a um homem desesperado que mergulha em seu universo íntimo para entender os enigmas de uma separação amorosa devastadora e repentina. Ele busca a catarse coletiva dos ideais românticos e a possibilidade de descobrir um novo modelo de homem.

O personagem revela seu fluxo de consciência compulsivo, descrevendo sua situação de forma ora patética, ora dolorosa. O público é convidado a assistir a isso tudo de forma ativa ou apenas como espectador

A encenação é pautada basicamente no trabalho do ator, que brinca com a morfologia e etimologia das palavras, como se o personagem estivesse escrevendo um texto, ou ministrando uma aula sobre a dor de amor. Ele filosofa e constrói teses a partir de seus pensamentos mais profundos, alternando a quebra e/ou interposição da quarta parede para que o espectador olhe para a própria vida e sinta empatia.

Sobre Marcelo Varzea

Formado pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, o ator, diretor e dramaturgo carioca Marcelo Varzea mora desde 1991 em São Paulo, onde tem uma sólida carreira no teatro. Ele protagonizou espetáculos de importantes encenadores brasileiros, como Gabriel Villela, Amir Haddad, Felipe Hirsh, Dennis Carvalho, Wolf Maya, Joao Fonseca, Marcia Abujamra, Jefferson Miranda e Roberto Lage.

Também se destacou em musicais de sucesso como “Garota de Ipanema: O Musical da Bossa Nova”, “Cazuza – Pro dia nascer feliz, o musical”, “Elis – A Musical” e “Rock in Rio – O Musical”. Um de seus mais importantes papeis foi o protagonista Max Overseas na montagem icônica de Gabriel Villela para “A Ópera do Malandro”. Ainda no teatro, dirigiu “Do Kitsch ao Sublime”, “Aquário com Peixes” e o mais recente de “MICHEL III – Uma Farsa À Brasileira”, de Fabio Brandi Torres.

Na televisão, atuou em “A Lei do Amor”, “Malhação”, “Separação?!”, “Força de um Desejo”, “Um Só Coração”, “JK”, “Insensato Coração”, “Os Normais”, “A Diarista”, “Sob Nova Direção”, “Toma Lá, Dá Cá”, além de outras novelas e séries na TV aberta e nos canais da TV fechada HBO, FOX, Multishow e GNT. No cinema, alguns dos filmes dos quais participou são “Xingu”, de Cao Hamburger; “Boleiros”, de Ugo Giorgetti; e “Deus Jr.”, de Mauro Lima.

Marcelo Varzea ainda trabalhou como preparador de atores, dirigiu diversos eventos corporativos, foi assistente de direção de novelas e comandou os 3 anos de sucesso do projeto de atores/cantores “Segundas Intenções”.

SINOPSE

Monólogo escrito e interpretado por Marcelo Varzea, com direção de Marcio Macena, dá voz a um homem tentando se recompor e decifrar enigmas após sofrer uma repentina separação amorosa, o personagem revela ao público seu fluxo de pensamento compulsivo, enquanto discorre sobre todas as suas conjecturas, alternando a consciência da situação ora patética, ora dolorosa. Um olhar tragicômico sobre o homem romântico contemporâneo.

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Marcelo Varzea
Direção: Marcio Macena
Assistência de direção: Tadeu Freitas
Cenário:
André Cortez
Figurino: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Cesar Pivetti e Vania Jaconis
Direção de movimento: Erica Rodrigues
Trilha sonora: Márcio Guimarães
Fotos: Naava Bassi
Produção: Cláudia Odoríssio e Luiz Ricci
Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO
Silêncio.doc, de Marcelo Varzea
Auditório MuBE – Rua Alemanha, 221 -  Jardim Europa
Temporada: de 20 de fevereiro a 8 de maio
Terças-feiras, às 21h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos