GRUPO GALPÃO 35 ANOS

Petrobras

 apresenta

e

 SESC SP realiza:

35 ANOS DE TEATRO | GRUPO GALPÃO

São Paulo

28 de setembro a 12 de novembro de 2017

35 ANOS DE TEATRO

Em 2017, o Grupo Galpão completa 35 anos de atividade contínua. Neste momento de celebração, reafirmamos nosso compromisso com a função essencialmente festiva, reflexiva, de encontro e de resistência do teatro. Este lugar do afeto direto e sem intermediações, que faz da nossa arte um rito de magia e explosão de vida, seja nas casas de espetáculo ou nas ruas, nos grandes centros ou nas pequenas comunidades.

Renovamos também nosso desejo e compromisso de estarmos sempre próximos do público e dos nossos companheiros de ofício, compartilhando nossa extensa atividade de apresentações, encontros e oficinas, além das ações de registro, compartilhamento e formação desenvolvidas pelo Grupo Galpão e pelo Galpão Cine Horto.

Ao analisarmos este projeto de convivência e permanência de 35 anos, desejamos, acima de tudo, que todo esse trabalho árduo, elaborado e reconhecido coletivamente, nos estimule a olhar sempre para frente, num impulso incessante de reinvenção e renovação. 

Do teatro e da vida. Ou da vida através do teatro e do teatro através da vida. Porque, assim, a vida nos pede.


Galpão em números | 2017

Fundação: novembro de 1982

23 espetáculos

+ de 1.700.000 espectadores

100 prêmios brasileiros

+ de 2.900 apresentações em + de 260 cidades

Apresentações em 18 países diferentes

48 festivais internacionais

75 festivais nacionais


Assessoria de imprensa | São Paulo
Pombo Correio

Helô Cintra |helo@pombocorreio.art.br | (Tel: (11) 9 9402-8732)
Douglas Picchetti | douglas@pombocorreio.art.br | (Tel: (11) 9 9814-6911)

Comunicação Grupo Galpão
Bárbara Prado – Assessora de comunicação (Tel: 31 9 9192-1203)
Letícia Leiva – Estagiária de comunicação (Tel: 31 9 9630-1996)

E-mail: comunicacao@grupogalpao.com.br
Tel: 31 3463-9186

www.grupogalpao.com.br
facebook.com/grupogalpao
 instagram.com/grupogalpao

 

Turnê comemorativa dos 35 anos do Grupo Galpão chega a São

Paulo com intensa programação em cinco unidades do Sesc

Com cinco espetáculos no repertório, o grupo mineiro faz 23 apresentações na capital e em São José dos Campos; bate-papos e oficinas complementam a temporada, que vai de 28 de setembro a 12 de novembro

Uma das companhias mais importantes e premiadas do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão, completa 35 anos de trajetória em 2017. Em turnê comemorativa pelo país, o grupo mineiro chega a São Paulo – em temporada realizada pelo Sesc SP, de 28 de setembro a 12 de novembro – com cinco de seus mais recentes espetáculos:  Nós, Os Gigantes da Montanha, De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão,  Tio Vânia (aos que vierem depois de nós) e Till, a saga de um herói torto. São ao todo 23 apresentações, gratuitas e pagas, que acontecem no Sesc Campo Limpo, Sesc São José dos Campos, Sesc  Pompeia, Sesc Itaquera  e Sesc Interlagos. A programação conta ainda com oficinas (inscrições abertas) e bate-papos com o público. Em seguida, a temporada dos 35 anos do Galpão, que já passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), segue para o interior de Minas Gerais e Brasília (DF).

Em São Paulo, a programação começa no Sesc Campo Limpo, que recebe as atividades do Grupo Galpão, de 28 de setembro a 1º de outubro, incluindo a apresentação gratuita do espetáculo Os Gigantes da Montanha, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. No Sesc São José dos Campos, o grupo apresenta, também com entrada franca, os espetáculos De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, nos dias 6 e 7 de outubro, e Os Gigantes da Montanha, no domingo, dia 8.

O Sesc Pompeia recebe a programação mais robusta, com quatro espetáculos, iniciando com a última montagem da companhia, Nós, que estreou no ano passado e fica em cartaz na unidade de 12 a 15 de outubro. Tio Vânia (aos que vierem depois de nós), De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão e Os Gigantes da Montanha completam a programação do Pompeia, que segue até 2 de novembro, com ingressos a R$ 40,00 (inteira). O espetáculo Till, a saga de um herói torto fecha a temporada paulista com apresentações no Sesc Itaquera, nos dias 4 e 5 de novembro, e no Sesc Interlagos, nos dias 11 e 12 de novembro, todas com entrada gratuita. Os bate-papos e as oficinas completam a programação e fazem parte das ações presentes em todas as unidades.

Ainda dentro das comemorações dos 35 anos, o grupo lança, na apresentação do espetáculo De Tempo Somosno  dia 26 de outubro, no Sesc Pompeia – o disco com a trilha sonora do espetáculo, um sarau que contempla o encontro da música com o teatro, uma das marcas mais fortes da trajetória de 35 anos do Galpão. O álbum, quinto lançamento do grupo, tem produção musical de Chico Neves e direção e arranjos de Luiz Rocha. No repertório, canções que marcaram a história do Galpão – tanto nos bastidores e ensaios, como nos palcos – e que fazem parte da memória afetiva do grupo e do público, como é o caso das faixas Flor, minha flor, de Romeu e Julieta (1992) e Canção dos atores, de Um Molière Imaginário (1997). O disco estará à venda em todas as apresentações desta temporada e também na loja online do grupo, no site www.grupogalpao.com.br.

OS GIGANTES DA MONTANHA | Direção: Gabriel Villela | Estreia: 2013

A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

DE TEMPO SOMOS – UM SARAU DO GRUPO GALPÃO | Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordenes| Estreia: 2014

Com esse trabalho, o Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro do teatro com a música, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo, e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa, que resultou também em um CD de mesmo nome.

TIO VÂNIA (AOS QUE VIEREM DEPOIS DE NÓS) | Direção: Yara de Novaes| Estreia: 2011

Peça escrita em 1897 por Anton Tchékhov, “Tio Vânia” tem como tema central a perda inevitável das ilusões e a consequente necessidade do homem de se reinventar e de enfrentar o futuro. Ambientada em uma decadente propriedade rural russa, no final do século XIX, o texto aborda, de maneira profunda e delicada, o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento, a aniquilação dos sonhos, e inclui, surpreendentemente, uma mensagem atravessada de fé.

NÓS | Direção: Marcio Abreu| Estreia: 2016

Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A peça debate questões atuais, como violência, intolerância e convivência com a diferença, tudo isso a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção.

TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO | Direção: Júlio Maciel| Estreia: 2009

Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Ambientado na Idade Média e vivendo numa Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início nosso protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.

SOBRE O GRUPO GALPÃO

Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. A capacidade de adaptação e busca pelo novo fazem do Grupo Galpão uma das mais reconhecidas companhias de teatro do país, que conta com o patrocínio da Petrobras desde 2002. Paralelo à agenda de apresentações, o grupo mantém ainda o centro cultural Galpão Cine Horto, e espaço de pesquisa e formação em teatro, que funciona em Belo Horizonte desde 1998. Integram o Grupo Galpão os atores Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

GALPÃO E PETROBRAS
Há 15 anos, o Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. Em 2017, a Petrobras continua apostando no compromisso do Galpão: reinventar a vida através da arte, possibilitando ao maior número de pessoas a vivência do teatro como alegria e transformação.

 

 

 

 

 

SOBRE O SESC

Criado há 71 anos pelo empresariado do comércio e serviços, o Sesc está presente em todo o país em ações que são fruto de um sólido projeto cultural e educativo, portando a marca da inovação e transformação social. No Estado de São Paulo, conta com uma rede de 38 unidades operacionais, além do SescTV, Selo Sesc, Edições Sesc e Sesc Digital. A instituição realiza atividades artísticas, culturais e esportivas, tendo também em seu escopo de atuação os programas de turismo social, saúde, alimentação e educação ambiental, atividades especiais para crianças e terceira idade, além do pioneiro Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar a construção de uma sociedade mais inclusiva, crítica e inovadora ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

 

TEMPORADA 35 ANOS | SÃO PAULO

 

SESC CAMPO LIMPO | 28 de setembro a 1º de outubro
Rua Nossa Senhora do Bom – Conselho, 120 Tel.: (11) 5510-2700

Os Gigantes da Montanha
30/09 e 1/10 – sábado, às 20h e domingo, às 18h
Local: Praça Central Sesc Campo Limpo
Classificação livre
Entrada gratuita

Oficina Galpão em Processo
28 e 29/9 – quinta e sexta, das 14h às 18h.
Local: Container Vermelho
20 vagas |Classificação: 16 anos
Inscrições: seleção dos participantes será feita mediante envio de carta de intenção e breve currículo para o e- mail galpaoemprocesso@campolimpo.sescsp.org.br, até 27/9.
Valor: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 6,00 (comerciários credenciados no Sesc)

Bate-papo: Teatro Popular e de Rua
1/10 – domingo, das 13h às 15h
Local: Conteiner Vermelho
Entrada gratuita| Aberto ao público sujeita à lotação do espaço
Classificação: 14 anos

SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | 3 a 8 de outubro
Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 Tel.: (12) 3904-2000

De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão
6 e 7/10 – sexta e sábado, às 20h
Classificação: livre
Entrada gratuita

Os Gigantes da Montanha

8/10 – domingo, às 19h30
Local: Ginásio do Sesc São José dos Campos
Classificação: livre
Entrada gratuita

Oficina  Galpão  em Processo
3 a 6/10 – terça a sexta, das 14h às 18h
20 vagas | classificação: 16 anos
Inscrições: seleção dos participantes será feita mediante envio de carta de intenção e breve currículo para o e- mail: galpaoemprocesso@sjcampos.sescsp.org.br, até 30/9.
Valor: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 6,00 (comerciários credenciados no Sesc)

Bate-papo: Teatro Popular e de Rua
4 e 5/10 – quarta e quinta, das 19h30 às 21h30
Entrada gratuita| Aberto ao público sujeita à lotação do espaço
Classificação: 14 anos

SESC POMPEIA | 10 de outubro a 02 de novembro
Rua Clélia, 93 Tel.: (11) 3871-7700

Nós
12 a 15/10 – quinta e domingo, às 18h, sexta e sábado, às 21h
Local: Teatro da Unidade
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 12,00 (comerciários credenciados no Sesc), à venda a partir do dia 3/10, às 17h30, pela internet, e dia 4/10, às 17h30, nas bilheterias das unidades do Sesc.

Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)
19 a 22/10 – quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 18h
Local: Teatro da Unidade
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 12,00 (comerciários credenciados no Sesc), à venda a partir do dia 3/10, às 17h30, pela internet, e dia 4/10, às 17h30, nas bilheterias das unidades do Sesc.

De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão
26* a 29/10 – quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 18h
Local: Teatro da unidade
Classificação: livre
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 12,00 (comerciários credenciados no Sesc), à venda a partir do dia 3/10, às 17h30, pela internet, e dia 4/10, às 17h30, nas bilheterias das unidades do Sesc.

*LANÇAMENTO DO CD DO ESPETÁCULO

Os Gigantes da Montanha
01 e 02/11 – quarta e quinta, às 19h
Local: Deck da Unidade
Classificação: livre
Entrada gratuita

Oficina Galpão em Processo
De 10 a 25/10 – terça e quarta, das 16:30 às 20:30h
20 vagas | classificação: 16 anos
Inscrições: a seleção dos participantes é feita mediante envio de carta de intenção e breve currículo para o e-mail galpaoemprocesso@pompeia.sescsp.org.br, até 7/10.
Valor: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 6,00 (comerciários credenciados no Sesc)

SESC ITAQUERA |
2 a 5 de novembro
Av. Fernando do Espírito – Santo Alves de Mattos, 1.000 Tel.: (11) 2523-9200

Till, a saga de um herói torto
4 e 5/11 – sábado e domingo, às 16h
Local: Praça de Eventos
Classificação: livre
Entrada gratuita

Oficina Galpão em Processo
02 e 03/11 – quinta e sexta, das 13h às 17h
20 vagas |classificação: 16 anos
Inscrições: seleção dos participantes será feita mediante envio de carta de intenção e breve currículo para o e- mail galpaoemprocesso@itaquera.sescsp.org.br, até 01/11.
Valor: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 6,00 (comerciários credenciados no Sesc)

Bate-papo: Teatro Popular e de Rua
05/11 – domingo, às 12h
Entrada gratuita| Aberto ao público sujeita à lotação do espaço
Classificação: 14 anos

SESC INTERLAGOS | 8 a 12 de novembro

Av. Manuel Alves Soares, 1.100  Tel.: (11) 5662-9500

 

Till, a saga de um herói torto
11 e 12/11 – sábado e domingo, às 16h
Local: Praça de Eventos
Classificação: livre
Entrada gratuita

Oficina  Galpão  em Processo
9 e 10/11 – quinta e sexta, das 13h às 17h.
20 vagas |classificação: 16 anos
Inscrições: seleção dos participantes será feita mediante envio de carta de intenção e breve currículo para o e- mail galpaoemprocesso@interlagos.sescsp.org.br, até 01/11.
Valor: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 6,00 (comerciários credenciados no Sesc)

Bate-papo: Teatro Popular e de Rua
Dia 12/11 – domingo, às 12h
Entrada gratuita| Aberto ao público sujeita à lotação do espaço
Classificação: 14 anos

—————————-

EQUIPE GRUPO GALPÃO
Gerente Executivo – Fernando Lara
Coordenadora de Produção – Gilma Oliveira
Coordenadora de Comunicação – Bárbara Prado
Coordenadora Administrativa – Wanilda D’artagnan
Coordenador Técnico e de Luz – Rodrigo Marçal
Produtora Executiva – Beatriz Radicchi
Cenotécnico – Helvécio Izabel
Técnico de Som – Fábio Santos
Assistente de Produção – Cleber Bordinhon
Analista de Planejamento – Soraya Monteiro
Assistente Financeiro – Cláudio Augusto
Assistente Administrativa – Andréia Oliveira
Estagiária de Comunicação – Letícia Leiva
Auxiliar Técnico – William Teles
Recepcionista – Cídia Edvania Santos
Serviços Gerais – Danielle Rodrigues
Gestor Financeiro de Projetos – Artmanagers
Assessor Contábil – Maurício Silva

A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão.