RELICÁRIO

Formada por 12 atrizes e uma diretora, a estreante A Musa Heroica Companhia de Teatro apresenta o espetáculo de improviso Relicário

Com direção de Rhena de Faria, a peça é composta por oito cenas curtas, criadas a partir de estímulos da plateia. Montagem estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia 1º de setembro. O elenco é composto pelas atrizes Anah Laise, Carolina Holly, Cimara Fróis, Cintia Portella, Juliana Mesquita, Luciana Esposito, Maíra De Grandi, Michelle Gallindo, Paula Silvestre, Priscila Muniz, Tamara Borges e Vanessa Corrêa

Link para imagens – Fotos de Paulo Barbuto
Em seu trabalho inaugural, A Musa Heroica Companhia de Teatro apresenta novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas para a improvisação. Ao contrário da maioria de espetáculos desse gênero, que geralmente usam jogos de desafios para provocar a risada na plateia, Relicário mostra que também é possível empregar a linguagem do improviso teatral para criar cenas dramáticas, cômicas, naturalistas, etc.

A partir de inspirações fornecidas pelos espectadores de cada sessão, a trupe cria oito histórias curtas sobre o relacionamento entre várias mulheres – mães, filhas, amigas, irmã, colegas de trabalho, vizinhas, amantes – em diferentes situações cotidianas.
As 12 atrizes do elenco se revezam em cena (em trios, quartetos, duplas ou outras combinações) de acordo com as demandas de cada contexto proposto. Elas só sobem ao palco juntas no último quadro, um desafio maior em termos técnicos.

De acordo com a diretora Rhena de Faria, a ideia da peça é lançar um olhar feminino – sem pretensão panfletária ou sexista – sobre a arte de improvisar, que, na América Latina, é majoritariamente dominada por homens. “É ano de quebrarmos paradigmas e abrimos o leque de possibilidades na linguagem improvisacional. Felizmente há muita gente boa em São Paulo trabalhando duramente para que isto aconteça”, diz.

Como não há qualquer script pré-estabelecido, os gestos, as palavras e as mínimas ações das personagens são usados para criar uma dramaturgia totalmente espontânea. Até a iluminação precisa corresponder ao que está sendo representado ou mesmo propor algo que auxilie o elenco no desenvolvimento da narrativa. Por isso, o grupo convidou o iluminador-improvisador Diego Rocha, que já operou a luz de vários espetáculos do gênero, como “Improvável”, da Cia Barbixas de Humor.

Relicário foi contemplado pela 5ª edição do Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo.

SINOPSE
Sem dramaturgia pré-concebida, Relicário é um espetáculo de improvisação teatral com oito cenas curtas, criadas a partir de estímulos propostos pelo público de cada sessão. As histórias mostram situações cotidianas protagonizadas por diferentes mulheres, como mães, irmãs, filhas, amigas, colegas de trabalho, vizinhas e amantes.

FICHA TÉCNICA

Direção: Rhena de Faria
Elenco: Anah Laise, Carolina Holly, Cimara Fróis, Cintia Portella, Juliana Mesquita, Luciana Esposito, Maíra De Grandi, Michelle Gallindo, Paula Silvestre, Priscila Muniz, Tamara Borges e Vanessa Corrêa
Iluminador-Improvisador: Diego Rocha
Sonoplastia: Rhena de Faria
Preparação Corporal: Mauricio Florez Raigoza
Figurinos: A Musa Heroica Cia. de Teatro
Produção: Ludmilla Picosque – Touché Cultural
Realização: A Musa Heroica Companhia de Teatro
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

“Relicário”, d’A Musa Heroica Companhia de Teatro
Oficina Cultural Oswald de Andrade -Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Temporada: de 1º de setembro a 30 de setembro
Às sextas, às 20h; e aos sábados, às 18h
Ingressos: grátis, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão
Lotação: 60 lugares
Duração: 55 minutos
Classificação etária: 14 anos