CINDY

Com direção de Marcelo Lazzaratto, solo cômico com o ator Gabriel Miziara Cindy narra saga de mulher que quer criar um novo conceito de gênero

Espetáculo faz temporada no Viga Espaço Cênico entre os dias 2 e 31 de outubro

Link para fotos – crédito João Caldas F°

Acabar com as definições atuais de homem e mulher e apresentar um novo gênero, livre de tabus e sem tantas predefinições. Esta é a missão de Cindy Spencer, que se autointitula “A Nova Mulher”. A comédia Cindy, com dramaturgia de Gabriel Miziara e Marcelo Lazzaratto, é inspirada em personagens de autores homossexuais, como Caio Fernando Abreu, Oscar Wilde, Gore Vidal e Pedro Almodóvar, figuras que desafiam a fronteira dos gêneros conhecidos.

“Pensei em fazer uma colcha de retalhos de diversos autores. No entanto, durante o período de pesquisa e o começo dos ensaios, conversando com Marcelo Lazzaratto, entendemos que poderíamos construir uma única figura baseada em várias personagens e, assim, discutir o masculino e o feminino presentes em um único ser. E fazemos isso através do humor e não do drama”, explica Miziara, que também dá vida à protagonista.

Outras referências da peça são o livro “Amor em Tempos Sombrios”, do irlandês Colm Tóibim, textos das escritoras Elisabeth Bishop, Gertrud Stein e Marguerite Yourcenar e autorretratos do ícone da pop art Andy Warhol vestido de drag queen.
Fã do cinema das décadas de 1930 e 1940, Cindy tem o sonho de ser atriz, por isso, os mitos hollywoodianos estão constantemente presentes em sua fala. Não há nada que a excite mais do que um bom desafio. Seu ex-marido Prince Spencer cometeu suicídio, e, desde então, ela faz análise via correspondência com o terapeuta e dentista Dr. Boyle.

Este trabalho marca o retorno de uma longa parceria entre Lazzaratto e Miziara. Gabriel integrou por mais de dez anos a Cia Elevador de Teatro Panorâmico, dirigida por Lazzaratto. Este é o primeiro projeto dos dois juntos, depois que o ator deixou a Companhia.

GABRIEL MIZIARA
Formado e pós-graduado na Escola Superior de Artes Célia Helena, o ator e diretor Gabriel Miziara integrou por mais de dez anos a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico e, atualmente, dá aulas de interpretação dramática. Atuou em espetáculos como “Não se brinca com o amor”, de Alfred de Musset; “O homem e a besta e a virtude”, de Luigi Pirandello; “Ifigênia”, de Cássio Pires; e “Do jeito que você gosta”, de William Shakespeare. Foi assistente de direção de Elias Andreato, Lígia Cortez, Neyde Veneziano, Cristina Mutarelli, Marcelo Lazzaratto e Rui Cortez.

MARCELO LAZZARATTO
Com graduação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ator e diretor Marcelo Lazzaratto é um dos fundadores da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Integrou por dez anos a Cia. Razões Inversas, comandada pelo diretor Marcio Aurélio. Entre as peças que dirigiu estão “Do jeito que você gosta”, “Ifigênia”, “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse”, “Ponto Zero”, “Amor de Improviso” e “A ilha desconhecida”.

SINOPSE

Cindy Spencer, que se autointitula “A Nova Mulher”, tem a missão de apresentar outras possibilidades de vivenciar o ser humano, para além das noções de homem e mulher, um outro gênero, sem tantas predefinições e tabus. A peça é livremente inspirada em personagens de Caio Fernando Abreu, Gore Vidal, Oscar Wilde e Pedro Almodóvar, nos autorretratos Andy Warhol montado de drag queen e em textos de Elisabeth Bishop, Gertrud Stein e Marguerite Yourcenar.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Gabriel Miziara e Marcelo Lazzaratto
Direção: Marcelo Lazzaratto
Interpretação: Gabriel Miziara
Estagiária: Larissa da Matta
Figurino: Isabela Teles
Maquiagem: Renato Ricci
Cenário: Marcelo Lazzaratto
Direção de Produção: André Canto
Produção Executiva: Larissa Barbosa
Produção: Canto Produções e MeiMundo
Patrocínio: Itaca

SERVIÇO
“Cindy”, de Gabriel Miziara e Marcelo Lazzaratto
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Comédia
Viga Espaço Cênico – Rua Capote Valente, 1323, Sumaré
Sala Piscina
Temporada: de 2 a 31 de outubro
Às segundas e terças-feiras, sempre às 21h
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)*. Venda na bilheteria (que abre uma hora antes de cada sessão)
Lotação: 35 lugares
Informações: (11) 3801-1843
*Ingressos gratuitos para pessoas com deficiências