PÉS PEQUENOS CONTRA BULLYING

Pés Pequenos Contra Bullying estreia dia 5 de agosto no Teatro Décio Almeida Prado

 Novo espetáculo do Grupo Salto Fino dialoga com as crianças de forma leve e divertida, utilizando técnicas de teatro de animação como manipulação de bonecos, teatro físico e linguagem audiovisual

Fotos de Bruno di Torino

A peça levanta uma questão muito presente em nossa sociedade: o bullying e suas implicações. São muito recorrentes os casos de discriminação racial, de gênero, sexualidade, classe social, entre outras situações. O tema polêmico motivou Grupo Salto Fino a uma verdadeira imersão através de laboratórios e pesquisas de campo com psicólogos e educadores infantis. A dramaturgia deste espetáculo assinada por Melina Menghini (que também co-dirige a montagem, ao lado de Daniela Stirbulov) parte de relatos de crianças vítimas de bullying.

Pés Pequenos Contra Bullying faz curtíssima temporada popular no Teatro Décio de Almeida Prado de 5 a 27 de Agosto. O grande objetivo da montagem é aproveitar a fase de desenvolvimento das crianças para fortalecer a importância de aceitação e respeito às diferenças dos seres humanos.

Como desdobramento do processo e pesquisa, Grupo Salto Fino criou também um documentário sobre o tema, disponível na internet (https://www.youtube.com/watch?v=jpISk-hipHQ).

Sinopse
Gui, uma menina diferente, divertida e órfã, embarca em uma aventura ao fugir da casa da tia malvada com seu melhor amigo Marlon Lu, um pássaro que foi expulso do próprio bando, por não saber voar nem cantar. Abrigados no Lar Pés Pequenos, Gui é obrigada a entrar na rotina das outras crianças e encontra dificuldades de adaptação na escola nova, onde Henrique Junior (um garoto muito encrenqueiro que sofre de complexo de superioridade) passa o tempo praticando bullying contra outras crianças da classe como Babalu (uma menina comilona), Celeno (um menino afro descendente que adora colecionar figurinhas) e Olegário (um menino paraplégico que é muito rápido).

Ao longo do ano passado, o espetáculo foi apresentado para crianças e jovens residentes de casas de acolhimento em regiões de vulnerabilidade social de São Paulo. Mais de 20 casas de acolhimento foram contempladas com o espetáculo e com as oficinas do grupo.

Sobre o Grupo Salto Fino
O Grupo Salto Fino, criado no início de 2015, é mais que um grupo de teatro, trata-se de um coletivo formado somente por  mulheres, de diversas linguagens artísticas (como dança, música, literatura, artes dramáticas, artes visuais e circo), o objetivo do grupo é produzir projetos culturais, artísticos, educativos e sociais para os mais diversos segmentos.  “O principal objetivo do grupo é utilizar a arte e a cultura como ferramentas educacionais e de transformação social”.  Devido repertório artístico variado a Salto Fino vai além de um grupo de teatro, atuando com diferentes segmentos com shows e performances alternativas voltadas para público adulto. O grupo foi selecionado para festivais de vídeo arte, como o do Centro Cultural São Paulo, com uma de suas produções audiovisuais intitulada Preencher”. No setor infantil realiza o projeto “Hora do Conto”, que traz seis diferentes  espetáculos com temas diversos (folclore, cordel, cultura indígena, etc). Além de realizar apresentações particulares em clubes, teatros, ongs e escolas, o grupo ministra oficinas e workshops infantis. O espetáculo Folclore foi selecionado pela Secretaria Municipal de Educação integrando a agenda cultural de 2016.

Ficha técnica
Realização: Grupo Salto Fino
Direção: Daniela Stirbulov e Melina Menghini
Assistente de direção: Camila Ivo
Produção Executiva: Camila Ivo e Melina Menghini
Coordenação de Produção: Camila Ivo
Dramaturgia: Melina Menghini
Elenco: Jéssica Monte, Melina Menghini e Vanessa Rosseto
Bonecos: Sidnei Caria (Maracujá Laboratório de Artes)
Adereços: Sidnei Caria e Melina Menghini
Cenografia: André Torquato e Lucas Luciano
Assistente de cenografia: Vivian Oliveira
Fotografia e filmagem: Bruno di Torino
Edição filmagem: Melina Menghini
Figurino: Ligia Breternitz
Iluminação: Camila Jordão
Trilha: Camila Ivo e Melina Menghini

Teatro Décio de Almeida Prado
Sábados e domingos, às 16h
5 a 27 de agosto
Endereço: R. Cojuba, 45 – Itaim Bibi
Telefone: (11) 3079-3438
Capacidade: 186 lugares
Ingressos: R$ 16
Duração: 50 minutos
Livre