ON LOVE

Barracão Cultural faz temporada de ON LOVE, texto do inglês Mick Gordon, autor inédito no Brasil

Dirigido por Francisco Medeiros, a peça é um caleidoscópio com diferentes narrativas e experiências sobre como o amor opera em cada um. No elenco Eloisa Elena, Claudio Queiroz e Júlia Moretti

Fotos de Henrique Resende


On Love traz um olhar não convencional sobre o amor. O tratamento dado ao tema, nesta obra, foge do que poderia ser tachado como demasiado comum e esgotado e aponta um movimento contrário, de inquietação e provocação para um olhar mais sensível e humano face à frenética contemporaneidade. A estreia acontece no dia 7 de julho no Teatro Cacilda Becker.

A trilha composta por Dr Morris é executada ao vivo por Alexandre Maldonado. Cenário e luz são de Marisa Bentivegna e os figurinos de Marichilene Artsevskis.

O espetáculo, construído por narrativas em primeira pessoa, propõe uma forma muito simples e se apoia na relação próxima e direta entre o espectador e a matéria narrada, provocando uma escuta silenciosa, porém participativa, sobre aspectos íntimos e moventes das relações. Seguindo essa atmosfera íntima, o diretor Francisco Medeiros optou por deixar a plateia no palco, portanto mais próxima dos atores.

Motivados pelo processo de trabalho de Mick Gordon, que construiu esta obra em sala de ensaio, a Cia Barracão Cultural se lançou em uma proposta de co-autoria, na qual os atores trouxeram depoimentos próprios ou de outras pessoas para a sala de ensaio. Parte deste material integra o texto final, que se configurou como uma mistura de narrativas oriundas do texto original de Mick Gordon com as narrativas Brasileiras.

Esta é a segunda parceria da Barracão Cultural com o diretor Francisco Medeiros. Juntos, fizeram em 2012 o espetáculo “Facas nas Galinhas”, que teve excelente acolhida de crítica e público, sendo indicado ao Prêmio Shell em três categorias.

Sobre Mick Gordon – Esta é a primeira montagem do dramaturgo Mick Gordon no Brasil. Mick nasceu em Belfast em 1970 e construiu uma trajetória ímpar. Diretor teatral de prestígio, considerado pela crítica como um expoente da versatilidade, da competência e da vitalidade com que envereda por experimentalismos de linguagem, sem perder um olhar atento sobre a potência de comunicação com plateias de inúmeros quadrantes, tem mais de 100 encenações no currículo, em diferentes países de diversos continentes. Gordon é também incentivador do teatro radiofônico (entre outras obras adaptadas para rádio, On Love, também foi veiculada pela BBC – Channel  , com repercussão muito favorável da crítica, e, mais recentemente experimenta também a dramaturgia para séries de TV). Como dramaturgo, Mick Gordon tem 12 obras publicadas, todas encenadas e  muitas delas dirigidas por ele mesmo. Foi fundador e diretor da companhia ON THEATRE, com a qual experimentou a aproximação entre Arte e Ciência. Para tanto, estabeleceu parcerias com especialistas em neurologia, psicologia, filosofia e teologia. Além da produção de experimentos cênicos, este trabalho deu origem a uma série de ensaios. Neste processo de pesquisa e criação Mick propõe um entrelaçamento entre os papéis de autoria. Alguns de seus textos foram construídos a partir de depoimentos de pessoas comuns, amigos, atores e do próprio Mick, e esta proposição é radicalizada quando, por exemplo em On Love, algumas personagens tomam emprestado o nome de seus intérpretes. Mick já escreveu e dirigiu em diversos países e conquistou prestígio com uma encenação de On Love no Uzbequistão em 2004. Diretor artístico do Gate Theatre de Londres, hoje é responsável pela gestão do Aarhus Theatre da Dinamarca, país onde vive com a família. Aventureiro arrojado da forma e apaixonado pela investigação da dimensão humana da vida, Mick Gordon tem tudo para ser uma voz cada vez mais instigante nas artes do século XXI.

Sobre a Barracão Cultural
A Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção que tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e se comuniquem com diferentes públicos. Formado por alguns parceiros fixos e outros convidados a integrar cada trabalho, desenvolve há 15 anos um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, que obtiveram excelente acolhida de crítica e público.   Faz parte do repertório da Barracão Cultural espetáculos para o público adulto, infanto-juvenil e também um espetáculo concebido para ruas e espaços abertos.

Principais realizações em teatro
“Já Pra Cama!”. Argumento: Eloisa Elena e Dr Morris, direção Fernando Escrich, estreou em outubro de 2015. “A Condessa e o Bandoleiro” Texto de Angelo Brandini, direção Fernando Escrich, estreou em maio de 2014. “Facas nas Galinhas”, texto de David Harrower, direção de Francisco Medeiros, estreou em junho de 2012. “O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras”, texto Paulo Rogério Lopes, direção Cuca Bolaffi, em cartaz desde abril de 2011. “Cacoete”, adaptação de Eloisa Elena para o livro de Eva Furnari, direção Heitor Goldflus, estreou em abril de 2009 . “A Mulher que Ri”, texto de Paulo Santoro, direção Yara de Novaes, estreou em outubro de 2008 . “Convite para Jantar”, estreou no Teatro Fábrica São Paulo em maio de 2007. “Um Destino para Julieta e Romeu”, estreou em julho de 2005. “Caixa Mágica”, em cartaz desde maio de 2004. “As Roupas do Rei” estreou em outubro de 2002.

A Cia já integrou a programação dos principais Festivais de Teatro do Brasil e seus espetáculos receberam indicações e/ou ganharam prêmios como Shell, APCA, São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, Coca-Cola/Femsa, Aplauso Brasil e Cooperativa Paulista de Teatro.

FICHA TÉCNICA
Texto: Mick Gordon
Tradução: Fábio Ferretti
Direção: Francisco Medeiros
Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiroz e Júlia Moretti
Músico: Alexandre Maldonado
Direção Musical: Dr Morris
Cenário e Luz: Marisa Bentivegna
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Operação de luz: Fábio Ferretti
Cenotecnia: César Rezende
Confecção de figurinos: Judite de Lima e equipe e Benê Calixtro e equipe
Designer Gráfico: Claudio Queiroz
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Assistente de Produção e Administração: Tetê Ribeiro
Produção executiva: Geondes Antônio
Produção e Realização: Barracão Cultural

*Parte das narrativas são de autoria dos atores.

SERVIÇO
De 07 a 30 de julho – Sexta e sábado às 21h e domingo 19h
Local: Teatro Cacilda Becker – R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SP
Telefone(11) 3864-4513
Capacidade:  50 lugares
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos
Ingresso: R$ 20

Entrada acessível. O local conta com um banheiro adaptado. Estão disponíveis 4 lugares reservados para cadeirantes sem acompanhantes