DOUTOR FAUSTO

DOUTOR FAUSTO com direção de Neyde Veneziano faz nova temporada de 2 a 25 de junho no Teatro Arthur de Azevedo

 Fotos de Daniel Segin

Uma das mais importantes e respeitadas obras da literatura universal, Doutor Fausto recebe adaptação de Calixto de Inhamuns e direção de Neyde Veneziano. Daniel Costa, Guryva Portela, Rita Carelli, Claudinei Brandão, Jhe Oliveira e Fabiola de Morais estão no elenco.

Sinopse
Tomando como mote o pacto com o demônio e seus reflexos no imaginário coletivo, a adaptação de Calixto de Inhamuns busca sua principal referência nos clássicos Fausto, uma Tragédia e UrFaust (Fausto Zero), de Goethe. Ao transportar a lenda para a realidade brasileira, surge um Fausto intelectual, deprimido, ateu e estudioso da essência humana: uma espécie de neurocientista empenhado em entender a frágil natureza humana. Um Mefistófoles moderno lhe devolve o desejo de poder, de viver e lhe devolve também a sexualidade. Mas esta retomada do sopro vital tem o preço descrito no acordo: Fausto vendeu sua dignidade.

A sensual e meiga Margarida, objeto do desejo carnal, depois de seduzida e rejeitada, perde o rumo de sua vida e comete um infanticídio “à la brasileira”, produto da marginalização e da miséria. Noites de Valpúrgis, loucuras e drogas, levam Fausto à destruição moral arquitetada por Mefistófoles. É a tragédia da vaidade, combinada ao erotismo e à sede de poder. Pelo poder Fausto vendeu sua alma ao diabo.

A direção
Neyde Veneziano conta que a montagem tem ‘uma encenação moderna, poética e contemporânea. A poética da cena vai sublinhar os espaços com luz, música erudita e sons extraídos dos próprios corpos do atores, dentro de um cenário nada realista e nada figurativo. A poesia de Goethe saltará aos olhos e aos ouvidos da plateia. O prazer da palavra se juntará à musicalidade e à estética da obra contemporânea’.

“Desta vez não faço teatro de revista, nem commedia dell’arte. Estou perseguindo o mito fáustico, a tragédia da arrogância e do conhecimento. E que é também uma tragédia erótica. Com esses temas, a poética da cena se revela absolutamente necessária. Se Goethe alcançou o belo cantando em versos toda a história universal, nós usaremos a plasticidade dos cenários, da luz, das óperas, e, principalmente, da musicalidade nas falas dos atores com seus corpos líricos e essenciais”.

Ficha técnica

Elenco:
Daniel Costa (Doutor Fausto)
Guryva Portela (Mefisto)
Rita Carelli (Margarida)
Claudinei Brandão (Wagner)
Jhe Oliveira (Valentim / Poderoso / Mendigo)
Fabiola de Morais (Prostituta / Poderosa)

Direção: Neyde Veneziano
Assistente de Direção: Carol Bezerra
Cenografia: Amanda Vieira
Figurinos: Cássio Brasil
Desenho de Luz: Domingos Quintiliano
Trilha Sonora Original: Ricardo Herz
Preparação Vocal: Renata Rosa
Coreografia de cenas: Dirceu de Carvalho
Visagismo: Mary Paiva
Idealização do Projeto: Guryva Portella

Produção Executiva: Michelle Gabriel
Assistente de Produção Executiva: Kamunjin Tanguele
Operador de Luz e Som: André Lemes
Estagiária assistência direção: Helena Fraga
Fotografias do Espetáculo: Priscila Prade
Design Gráfico: Amanda Vieira
Fotografias Making Of: Marco Zschommler
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Direção de Produção e Administração: Michelle Gabriel

Serviço:
Teatro Municipal da Mooca Arthur de Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Mooca
Telefone: (11) 2605-8007
Temporada: de 02 a 25 de junho –  sextas e sábados às 21h e domingos às 19h
Ingresso: R$ 20
Duração: 80 minutos
Lotação: 349 lugares