PROJETO RASTEJAR

Grupo Golpeia de Teatro apresenta o espetáculo PROJETO RASTEJAR

 Fotos de Vivian Barborsick

Concepção, texto e direção: Wagner Menddes Vasconcelos
Estreia 17 de janeiro, terça-feira, no Viga Espaço Cênico
Segundas e terças às 21h – Temporada até 28 de março

Enquanto aguardam pelo diretor, três atores e um músico ensaiam um espetáculo que pretende tematizar as conflituosas relações humanas no mundo contemporâneo por meio de uma trama intitulada “Sinhazinha”, que remonta ao período escravagista brasileiro e aborda um triângulo amoroso entre a jovem sinhá e dois de seus escravos. Um dos atores, em crise existencial e impactado pelo processo criativo, coloca em xeque os seus valores, os da profissão e os do próprio teatro.

O espetáculo Projeto Rastejar, do Grupo Golpeia de Teatro, estreia dia 17 de janeiro de 2017 no Viga Espaço Cênico, com concepção, texto e direção de Wagner Menddes Vasconcelos. Em cena, os intérpretes-criadores Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos.

A concepção do projeto partiu da ação de “rastejar” como uma atitude de transformação, um genuíno recomeço: a resposta do ser humano ao seu próprio esgotamento e à falência dos caminhos possíveis de seguir na vida. Assim como o ator tem que se esvaziar e se perceber para criar seu personagem, o ser humano contemporâneo, mergulhado no excesso de signos e no vazio de significados, talvez tenha que reinventar a sua jornada, mais conectado com a sua identidade e mais atento à sua própria “terra”, que pode tanto ser o seu corpo, as suas emoções quanto o seu país.

No espetáculo teatral Projeto Rastejar, atores e personagens se unem em um ritual de reiniciação em que o momento da descoberta vale mais que o objetivo aparentemente maior, no caso, a peça em si. Busca-se o resgate de uma humanidade que o ser contemporâneo parece perder a cada dia. Propõe-se um metateatro no qual o público será, pouco a pouco, envolvido pelos atores e por suas relações com os personagens que, por sua vez, serão como fragmentos soltos dos próprios atores.

Com música ao vivo, o espetáculo abraça as linguagens do teatro dramático, do teatro gestual, da performance e da dança para construir um mosaico de sensações que pretende, mais do que encerrar sentidos, instigar.

A ideia é proporcionar ao espectador um quebra-cabeça sensorial, com uma inequívoca densidade corporal e emocional, para que ele mesmo o possa montar, conforme sentir-se instigado para tal. Mais do que querer dizer e fazer sentido, queremos fazer sentir: que o público sinta-se conectado, de alguma maneira, a alguns dos elementos propostos pela encenação.

O Projeto Rastejar é o primeiro espetáculo do Grupo Golpeia de Teatro, formado pelos intérpretes criadores Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos, pelo diretor e autor Wagner Mendes Vasconcelos e o músico Yussuf Farhan.

Wagner Menddes Vasconcelos
Ator, autor e diretor de teatro e shows desde 1993. Pós-graduado em Direção Teatral e em Artes, participou do Núcleo de Dramaturgia Sesi/British Council de 2010-2011 e tem cursos de formação com Edith Siqueira, Celso Frateschi, Luiz Alberto de Abreu, Roberto Lage e Carlos Gardin.

Dani Corrêa
Atriz e diretora de teatro, é professora de português e espanhol, literatura, teatro e história da arte, com pós-graduação em Arte e Direção Teatral. Recentemente, participou do espetáculo “Casa Alba”; em Amparo (SP), com a Cia. Arteatrando. Também dirige em Jundiaí um trio de mulheres que pesquisam dramaturgia a partir da peça espanhola Don Juan.

José Alessandre
Ator e diretor de teatro, cantor, poeta, roteirista, também é editor assistente de coleções didáticas de Arte. Com pós-graduação em Artes, canta no Coral Madrigueiros desde 2008, onde também faz direção cênica e roteirização de repertório. Atuou na Cia. Teatro X e com o dramaturgo e diretor Reinaldo Maia.

Roberto Santos
Ator, performer, bailarino, arte-educador e figurinista, é graduado e pós-graduado em Artes Cênicas. Além de participar de montagens teatrais e performances, também possui trabalhos autorais, além de longo histórico como destaque de escolas de samba. Atuou como arte-educador em diversos espaços culturais como Itaú Cultural, Porão das Artes, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) e em unidades Sesc-SP.

Yussuf Farham
Músico multi-instrumentista e compositor, Wilson Jose Neves é também construtor de objetos sonoros. Realiza projeto pessoal de música para terapias alternativas sob o pseudônimo Yussuf Farham. Atua também como músico e palhaço no grupo de contadores de histórias Contalhaço. Há mais de 30 anos toca e compõe trilhas para grupos de teatro, vídeos e websites. Acompanhou grupo de danças do norte da Índia e de dança/teatro japonês Butoh.

Ficha Técnica

Projeto Rastejar
Concepção, texto e direção: Wagner Menddes Vasconcelos
Intérpretes criadores: Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos
Preparação corporal: Roberto Santos e Andrea Prior
Revisão de textos e apoio dramatúrgico: José Alessandre
Trilha sonora original e execução ao vivo: Yussuf Farhan
Figurino: Roberto Santos e Wagner Menddes Vasconcelos
Criação e operação de luz: Igor Sane
Arte visual: Alexandre S. de Paula
Fotos: Vivian Barborsick
Produção executiva: Wagner Menddes Vasconcelos e José Alessandre
Assistência de produção: Nilton Araújo
Assessoria de imprensa: Pombo Correio http://pombocorreio.art.br/
Blog Grupo Golpeia: https://grupogolpeia.wordpress.com/
Facebook Grupo Golpeia: https://www.facebook.com/grupogolpeia/

Serviço:
Projeto Rastejar
Temporada: 17 de janeiro a 28 de março
Segundas e Terças às 21h
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: 14 anos
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Piscina – http://viga.art.br/
Rua Capote Valente, 1323 – Metrô Sumaré – Tel.: (11) 3801-1843
Lotação: 35 lugares
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia)
Bilheteria do teatro aberta a partir de 1h antes da sessão
Vendas online: www.sympla.com.br