MAIS UM HAMLET

Cia dos Tolos faz nova temporada de ‘Mais Um Hamlet’ no Teatro Pequeno Ato de 2 a 23 de novembro

 Fotos de Valérie Mesquita

A peça dirigida por Pedro Haddad e com dramaturgia de Maria Giulia Pinheiro é uma adaptação cômica da peça “Hamlet”, de William Shakespeare. Nesta adaptação contemporânea a história do príncipe da Dinamarca é contada de forma bem humorada, abusando dos clichês acerca desta figura tão famosa. A ideia de dessa montagem é estabelecer um diálogo com o público, apresentando os conflitos do príncipe dinamarquês como humanos e parte de todos nós.

O cenário é composto apenas por cinco cadeiras, e cada ator traz consigo todos os objetos que utilizará em cena. Os atores são responsáveis por toda manipulação de adereços, cenário, e parte da iluminação e sonoplastia – tudo acontece aos olhos do público, com o objetivo de trazer os bastidores para dentro da encenação.

“Como se trata de teatro, as figuras são colocadas numa situação que as obriga a, da melhor forma possível, trabalhar em grupo – porém se confrontam com modos de fazer diferentes, humores, rixas e outros fatores que dificultam cada vez mais o jogo de cena, todos evidenciados pela ausência de coxias, e espelhados não só no enredo da peça, mas também na personalidade de cada ator. A peça tem como protagonistas a inadequação, o desconforto e, muitas vezes, o nonsense. Todos esses se fazem presentes para que, de forma cômica, seja narrada a história do príncipe Hamlet. O espectador se pergunta e reflete sobre o que se passa em cena e o que é a realidade, de fato – sendo, nesta brincadeira, convidado a entrar no jogo cênico. “, conta o diretor Pedro Haddad.

SINOPSE
Cinco figuras esquisitas são convidadas a contar a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca em apenas 70 minutos. Hamlet ainda está de luto pela morte do pai quando sua mãe se casa com Cláudio, seu tio e o novo rei dinamarquês. Hamlet é avisado pelo fantasma de seu pai que ele foi assassinado por Cláudio, e pede ao filho que vingue sua morte. A partir daí o príncipe se vê num conflito entre o agir e o pensar, até ser capaz de concretizar o que lhe foi pedido: matar o rei da Dinamarca. Utilizando-se das frases célebres de Shakespeare e dos acontecimentos da peça original, os atores-personagens “improvisam” o espetáculo, aproveitando toda e qualquer deixa para mostrar o quanto são especia- listas nesta obra-prima.

Sobre o diretor:
Pedro Haddad é mestre em Artes Cênicas pela UNICAMP, possui graduação em Jornalismo pela PUC de São Paulo e é ator formado pelo Célia Helena Teatro Escola. Atualmente é professor da Escola Superior de Artes Célia Helena e professor de teatro da Escola Nova Lourenço Castanho. Como artista fundador da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico exerce as funções de ator, produtor e pesquisador desde 2000, e participou de diversos espetáculos, entre eles: “A Ilha Desconhecida” de José Saramago; “A Hora Em Que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros”, de Peter Handke; “Amor de Improviso”, criação coletiva da Cia. Elevador; “Do Jeito Que Você Gosta”, de William Shakespeare; “Ifigênia”, adaptado do original de Eurípedes por Cássio Pires; todos sob direção de Marcelo Lazzaratto. Ministrou aula de teatro na Casa do Teatro entre 2000 e 2011 e foi Diretor-Colaborador do Projeto Conexões, uma parceria entre British Council, Cultura Inglesa, Célia Helena Teatro-escola e NationalTheatre de Londres, entre 2007 e 2011.

Ficha Técnica
Direção: Pedro Haddad. Dramaturgia: Maria Giulia Pinheiro. Elenco: Beatriz de Miranda, Maria Eugênia Portolano, Ronan Ammirati, Taiguara Chagas, Valérie Mesquita. Assistente de direção: Giulia Fontes. Cenário e figurinos: Cia dos Tolos. Iluminação: Taiguara Chagas. Produção: Contorno Produções. Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez

Serviço
Temporada: de 02 a 23 de novembro
Quartas-feiras às 21 horas
Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia
Lotação: 40 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação Etária: 12 anos
Gênero: Comédia
Local: Teatro Pequeno Ato
Rua Teodoro Baima, 78 – República / SP