NUVENS INSETOS

ESPETÁCULO NUVENS INSETOS ESTREIA NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

A apresentação de dança do Cia. Fragmento, dirigido e coreografado por Vanessa Macedo, é inspirado nas emoções de pessoas que escreveram sua “última carta”

Fotos de Leo Lin

A CAIXA Cultural São Paulo, apresenta nos dias 23, 24 e 25 de setembro o espetáculo Nuvem Insetos, um trabalho de dança contemporânea que convida jovens e adultos a refletirem sobre as relações líquidas da contemporaneidade. O projeto iniciou por meio de uma pesquisa realizada em 2011, onde os artistas da Cia. Fragmento abordavam os transeuntes e perguntavam: “O que você escreveria se essa fosse sua última carta?”. Com mais de 100 adesões, o espetáculo reflete o conteúdo dessas cartas de ruptura, de despedida, suicidas, e também sobre as diversas formas de comunicação num tempo marcado pelo mundo virtual e pela carência de relações presenciais. A entrada é gratuita e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Escrever à mão é um tipo de experiência não muito usual. A pesquisa, portanto, se interessou por outras possibilidades de expressão do corpo e foi assim que chegou ao estudo da linguagem das Libras. Em Nuvens Insetos, real e ficcional se misturam, buscando formas de se encontrar no outro e de encontrar o outro em si.

Após cinco anos, “Nuvens insetos” se reinventou coletando mais cartas de pedestres do centro de São Paulo. Neste novo momento, algumas pessoas disseram não saber escrever e pediram aos bailarinos para fazê-lo. Outras pediram para que as cartas fossem enviadas pelo correio. Foi com esse ineditismo de público e referências que a companhia atualizou a criação.

“O acesso à informação e o encurtamento da distância territorial facilitado pela internet também é um lugar de solidão, e desejamos pesquisar de que forma isso afeta nossas relações”, diz Vanessa Macedo.

Durante o período de apresentações na CAIXA Cultural São Paulo, haverá uma exposição onde o público é convidado a escrever cartas a partir da pergunta “O que você escreveria se essa fosse a sua última carta?”, além de um workshop com o tema sobre a Dramaturgia do Corpo.

Ficha Técnica:

Coreografia e Direção: Vanessa Macedo

Colaboração artística: Angela Nolf

Assistência de coreografia: Maitê Molnar

Intérpretes: Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Flavia Tiemi, Maitê Molnar e Vanessa Macedo.

Colaboração/ linguagem de Libras: Caio Graneiro

Preparação corporal: José Ricardo Tomazelli (clássico) / Vanessa Macedo (contemporâneo)

Criação de luz: André Prado

Trilha sonora e arte gráfica: Gustavo Domingues

Cenografia e Figurino: Cia Fragmento de Dança

Fotos: Leo Lin

Produção administrativa e executiva: Iolanda Sinatra

Criação da exposição: Daíse Neves
Serviço:
Espetáculo “Nuvens Insetos”
Local:
CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Data:
 23 a 25 de setembro de 2016 – (de sexta-feira a domingo)
Hora:
19h15
Informações:
(11) 3321-4400
Classificação indicativa:
14 anos
Capacidade: 90 lugares
Duração: 55 minutos

Entrada franca (retirada de ingressos a partir das 9h do dia do evento)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio:
Caixa Econômica Federal

Workshop: Dramaturgia do Corpo
24 de setembro de 2016, sábado, das 14h às 17h
Inscrições através do e-mail producaociafragmento@gmail.com