O ALVO | HATECLUB

O Alvo Parte 2 – Hateclub
Sequência de premiado espetáculo de Pedro Garrafa estreia no Teatro Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi

As duas peças (O Alvo Parte 1 e O Alvo Parte 2) ficam em cartaz simultaneamente para temporada até 31 de julho. Em ‘Hateclub’ o jogo vira e as meninas mais populares do colégio são transformadas no novo alvo. É possível assistir os dois espetáculos no mesmo dia

oalvo2_lilabatista_1507c

Foto de Lila Batista

O diretor e dramaturgo Pedro Garrafa escreveu a peça O Alvo Parte 1 – Ser ou não ser o centro das atenções a partir da necessidade que sentiu ao dialogar com seus alunos adolescentes sobre bullying.

O espetáculo (que marcou a estreia da Cia do Bigode) entrou em cartaz em 2015 e foi sucesso de público e crítica, ganhando os prêmios “Melhor Texto Original” e “Melhor Espetáculo Jovem” no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2015 (antigo Prêmio FEMSA). Também foi indicado ao Prêmio Arte e Qualidade 2015 na categoria “Melhor Espetáculo Jovem” e também aos Melhores de 2015, pelo Guia da Folha.

Agora, a Cia do Bigode lança a continuação desta história. Depois empurrar da escada a menina mais zoada do colégio, as cinco meninas populares são transformadas no novo alvo da escola. O Alvo Parte 2 – Hateclub está em cartaz até dia 31 de julho no Teatro Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. Os dois espetáculos ficam em cartaz simultaneamente, sendo possível adquirir o pacote para comprar as duas peças e assisti-las na sequência.

“Como o termo está em voga, tende-se a generalizar o bullying, tornando o uso do mesmo banal e vazio”, discorre Pedro. Para não cair no senso comum, a Cia do Bigode busca fugir da lição de moral e abrir as questões para todas as interpretações possíveis. “Temos personagens com atitudes e opiniões diferentes acerca do bullying. Colocando diversos pontos de vista nós não fechamos o diálogo, mas sim abrimos para discussão e reflexão.”

Com a pulverização das redes sociais, o discurso de ódio tornou-se mais corriqueiro. “Quando não estamos na frente da pessoa, nos sentimos livres para falar não só o que pensamos, mas também aquilo que está guardando na nossa mente, como mágoa, angústia e rancor. É preciso olhar com bastante atenção para isso. Somos responsáveis por filtrar o que pode fazer mal para os outros”, finaliza Pedro Garrafa, que aborda o perigo das redes sociais nos dois espetáculos.

Críticas O Alvo Parte 1 – Ser ou não ser o centro das atenções

Texto e direção são assinados por Pedro Garrafa. Ouso dizer que é o espetáculo mais “urgente” em cartaz atualmente para o público jovem e retratando o público jovem. Ele tem de ser visto. Escolas precisam muito descobrir esse espetáculo e levar seus alunos. É forte, bem escrito, bem interpretado, extremamente nu e cru, real de uma forma tão contundente que chega a doer na boca do estômago

Dib Carneiro Neto, colunista da Revista Crescer e jurado do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

Com uma combinação de simplicidade, bom texto e elenco talentoso, o diretor e roteirista Pedro Garrafa conseguiu abordar um assunto já bastante explorado de maneira realista (…). O espetáculo da Cia. do Bigode é composto de flashbacks, numa estrutura tão benfeita e dinâmica que o espectador fica grudado na cadeira à espera da decisão sobre o destino das meninas.

Meriane Morselli, crítica da Revista Veja São Paulo

As jovens atrizes da Cia do Bigode apresentam seu primeiro espetáculo com direção de Pedro Garrafa e já acertam no tema, com domínio dos diálogos e interpretação segura.

Mônica Rodrigues Costa, crítica de teatro infantil e jovem da Folha de S. Paulo
Sinopse

O Alvo Parte 1 – Ser ou não ser o centro das atenções
Cinco amigas populares do colégio estão na sala de espera da diretoria. A amizade dessas garotas está ameaçada por causa de um estranho encontro delas com a ‘menina mais zoada do colégio’, que tomou proporções graves, quando a menina rolou as escadas e acabou em um hospital, bastante machucada.

O Alvo Parte 2 – Hateclub
Depois da ‘menina mais zoada do colégio’ rolar as escadas e se machucar por conta de uma provocação, as cinco meninas mais populares se transformam no novo alvo do colégio.

Ficha técnica

O Alvo Parte 1 – Ser ou não ser o centro das atenções
Texto e direção: Pedro Garrafa.
Elenco: Andressa Andreato, Julia Freire, Kuka Annunciato, Luiza Porto, Natalia Viviani.
Figurino: Flávia Garrafa.
Assistente de Direção: Maira Sarmento.
Produção: Elemento Cultural.

O Alvo Parte 2 – Hateclub
Texto e direção: Pedro Garrafa.
Elenco: Andressa Andreato, Julia Freire, Kuka Annunciato, Luiza Porto, Natalia Viviani e Pauline Mingroni
Figurino: Flávia Garrafa.
Assistente de Direção: Maira Sarmento.
Produção: Elemento Cultural.

Serviço

O Alvo Parte 1 – Ser ou não ser o centro das atenções
Reestreia dia 4 de junho.
70 minutos.
Livre.
R$ 50.
Teatro Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011
125 lugares.
(11) 5180-4790.
Sábados, às 17h30.
Até dia 31 de julho.

O Alvo Parte 2 – Hateclub
Estreia dia 4 de junho.
70 minutos.
Livre.
R$ 50.
Teatro Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011
125 lugares.
(11) 5180-4790.
Sábados, às 19h.
Até dia 31 de julho.