Juçara Marçal no Clube de Escuta

Juçara Marçal é atração de agosto do Clube de Escuta, organizado pelo Projeto Marieta

Encontro é uma audição coletiva de álbuns de artistas nacionais, seguida por um bate-papo

Juçara Marçal
Crédito: Pablo Saborido

A cantora e compositora Juçara Marçal é convidada da próxima edição do Clube de Escuta, uma audição coletiva do disco Delta Estácio Blues, seguida de um bate-papo com a artista. O encontro gratuito é uma atração do Projeto Marieta e acontece no dia 31 de agosto, das 10h30 às 12h30, no espaço Marieta Rocha, no Bixiga.

Com curadoria de Carinhoso, o Clube da Escuta acontece uma vez por mês e seleciona álbuns de artistas brasileiros, produzidos de forma independente. A atração acontece sempre aos sábados, em um espaço bem confortável, rodeado por grandes almofadas de veludo, e, além de ouvir boa música, o público pode degustar um café ou lanchinho caprichado.

Lançado em 2021, Delta Estácio Blues é o segundo trabalho da carreira solo de Juçara Marçal. O disco, que tem produção musical de Kiko Dinucci, propõe o encontro das águas do blues com o samba. A faixa-título, assinada por Rodrigo Campos, faz justamente uma analogia entre o visionário bluesman do Mississipi Robert Johnson e o seminal trio de sambistas da Estácio de Sá formado por Baiaco, Bide e Ismael Silva.

O trabalho reúne 11 canções, muitas delas compostas em parceria com feras como Tulipa Ruiz, Siba, Rodrigo Campos, Maria Beraldo e Douglas Germano, Fernando Catatau e Rodrigo Ogi.

Entre as faixas, estão “Crash”, “Vi de Relance a Coroa”, “Sem Cais”, “Delta Estácio Blues”, “Ladra”, “Baleia”, “La Femme à Barbe”, “Oi, Cat”, “Lembranças que Guardei”, “Corpus Christi” e “Iyalode Mbé Mbé”.

O disco explora a música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira.

Importante ressaltar que esse celebrado álbum recebeu vários prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de álbum do ano, o Prêmio Multishow (de álbum do ano, canção do ano pela faixa “Crash” e produtor do ano para Kiko Dinucci); e o MVF Awards Brasil (na categoria de inovação em videoclipe para “Crash”).

Projeto Marieta

O Marieta é um projeto cultural colaborativo, fundado em 2015 com a proposta de ser um espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e conhecimento. Um lugar onde não apenas consumir cultura, mas fazer cultura!

Com o objetivo de difundir conhecimento e estimular a vida cultural da sociedade, o Marieta oferece à comunidade uma constante e variada programação pública: grupos de trabalho, cineclubes, exposições, cursos, seminários, entrevistas, debates e residências culturais, entre inúmeras outras atividades.

Entre os destaques da programação organizada pelo projeto, estão o Marieta Virtual (cursos e palestras feitas no Zoom voltadas para profissionais do audiovisual), os Grupos de Desenvolvimento (espaços de criação e acompanhamento de projetos que também acontecem no Marieta Virtual); sessões gratuitas de Modelo Vivo (sessões de três horas para desenhar, estudar e trocar em coletividade sobre desenho de observação), o Mesa-Vitrine (uma residência gratuita para artistas visuais) e o Cineclube Marieta.

Sobre Juçara Marçal
​É cantora e compositora, faz parte do trio Metá Metá. Já integrou os grupos Vésper Vocal e A Barca. Lançou em 2014 o disco solo ENCARNADO. O álbum ganhou o Prêmio APCA – Melhor Álbum de 2014, Prêmio Governador do Estado – Melhor Álbum – Voto do Júri, e Prêmio Multishow de Música Compartilhada, entre outros.

Em 2015, lançou ANGANGA, em parceria com Cadu Tenório, músico e experimentador carioca. Em 2017, com Rodrigo Campos e Gui Amabis, lançou o disco Sambas do Absurdo, inspirado no livro O Mito de Sísifo, de Albert Camus. Em fevereiro de 2019, Juçara Marçal estreou como atriz na peça Gota d’água {Preta}.

Juçara Marçal lançou em setembro de 2021 seu novo álbum solo, Delta Estácio Blues, com apoio da Natura Musical. O disco foi lançado em parceria com os selos QTV, Mais Um Discos e Goma Gringa. Em 2022, Juçara foi indicada ao Grammy Latino, na categoria Rock e Música Alternativa.

Também em 2022, lançou o disco Sambas do Absurdo vol. 2. com Gui Amabis e Rodrigo Campos. Interpretou a personagem “Mãe” na montagem da ópera “Café” de Mário de Andrade, apresentada no Teatro Municipal, com partituras de Felipe Senna e regência do maestro Luís Gustavo Petri. Em abril de 2024, lançou o álbum de remixes: DEB RMX com 15 faixas remixadas por diferentes produtores da cena eletrônica, do Brasil e do exterior.

Serviço
Clube de Escuta com Juçara Marçal
Quando: 31 de agosto, das 10h30 às 12h30
Marieta Rocha – Rua Rocha, 274, Bixiga
Quanto: Grátis, basta chegar (limitado a 40 lugares)

Consulte a programação do Marieta no Instagram @projetomarieta e no site do centro cultural

Próximos encontros:

31 de agosto, das 10h30 às 12h30
Delta Estácio Blues | com participação de Juçara Marçal 

​21 de setembro, das 10h30 ao 12h30
com a presença de Iara Renó

​19 de outubro, das 10h30 ao 12h30​
com a presença de Yantó

​23 de novembro, das 10h30 às 12h30​
com a presença de Bruna Lucchesi

​7 de dezembro, das 10h30 às 12h30
com a presença de Luiza Brina