OS MÉDIOS

Os Médios – um relato de seres terrestres que pilotaram a nave faz temporada gratuita no Teatro Cacilda Becker a partir de 1° de julho

Na comédia dramática de Michelle Ferreira, duas mulheres brasileiras estão expostas numa vitrine em Amsterdã. Uma mulher obesa convida um mendigo para entrar em sua casa. Uma jovem com caspa cuida do irmão deficiente. Espetáculo da A Má Companhia Provoca foi contemplado pela 3ª Edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo

 Fotos de Leekyung Kim
Vídeo com cenas do espetáculo

Terceiro trabalho da A Má Companhia Provoca, a comédia dramática Os Médios propõe-se a dar forma ao universo radical do texto de Michelle Ferreira mergulhando na poética de seus personagens, cidadãos de bem, ou que assim se veem. Depois de temporada bem-sucedida no Centro Cultural São Paulo, espetáculo reestreia no Teatro Cacilda Becker dia 1º de julho com ingressos gratuitos.

No elenco, os atores Flavia Strongolli, Maura Hayas, Martina Gallarza,  Réggis Silva e Victor Bittow dão vida a pessoas que atravessam o cotidiano sem se dar conta que o senso comum domesticou a pulsão de vida que tinham. Traídos por seus próprios discursos, transitam pelo perverso, pelo poético e pelo cômico e revelam os traços mais contraditórios de um pensamento medíocre generalizante, disfarçado de boas intenções, que está presente em diversos setores da sociedade.

O processo
Em 2003, a dramaturga Michelle Ferreira foi aceita no Núcleo de Dramaturgia do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes Filho- e lá permaneceu por oito anos. Em 2010, Antunes sentiu a necessidade de descobrir outros caminhos para o projeto Prêt-à-Porter. Para isso, pediu à dramaturga que escrevesse um esboço de três cenas feitas nos moldes já conhecidos, mas que desenvolvesse um texto que as fizessem voar. O estudo buscou encontrar novos caminhos de encenação e dramaturgia dentro das premissas do falso naturalismo desenvolvidas no Prêt-à-Porter. O processo durou um ano, ficou robusto e tomou vida própria, gerando uma matriz de três cenas que hoje compõem a peça OS MÉDIOS – um relato de seres terrestres que pilotam a nave.

Em 2014, a autora voltou a se encontrar com essas três histórias criadas em 2010 e cria um universo particular, onde a ação acontece por meio dos diálogos entre as personagens. Duas mulheres brasileiras estão expostas numa vitrine em Amsterdã. Uma mulher obesa convida um mendigo para entrar em sua casa. Uma jovem com caspa cuida do irmão deficiente.

“Essas personagens, no entanto, não são apenas um recorte de uma parcela da classe média. Para além de uma classe, são a representação de um pensamento que coloniza nossos desejos, domestica a nossa potência de vida até solapá-la na mediocridade” comenta a diretora e dramaturga.

“Eu acredito em uma montagem simples e popular, porque isso é profundo. Aqui, a autora se preocupa muito com o entendimento do espectador e a diretora tem obsessão por isso”, brinca. “Eu busco a simplicidade, quero que o texto alcance todas as pessoas que forem assistir”, finaliza Michelle Ferreira.

Sobre A Má Companhia Provoca
Criada em 2011, A Má Companhia Provoca trabalha com textos exclusivamente brasileiros, contemporâneos e inéditos, e tem como missão principal o fomento e a divulgação da dramaturgia nacional. Em 2013, estreou no Sesc Pinheiros OS ADULTOS ESTÃO NA SALA, texto e direção de Michelle Ferreira. A primeira peça da companhia recebeu duas indicações ao Prêmio Shell daquele ano: Melhor Autora e Melhor Atriz (Michelle Boesche). Em 2014, estreou no mesmo teatro REALITY (FINAL), texto de Michelle Ferreira, direção de Ramiro Silveira. Escrito em 2009, o texto foi finalista do Prêmio Luso Brasileiro de Dramaturgia, promovido pelo Instituto Camões de Portugal e pela Funarte, em 2010, vencedor do Prêmio Heleny Guariba, em 2011, e finalista da Seleção Brasil em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil, em 2012.

Ficha Técnica:
Texto e direção: Michelle Ferreira. Diretora Assistente: Solange Akierman. Elenco: Flávia Strongolli, Maura Hayas, Réggis Silva, Victor Bittow, Martina Gallarza Cenário: Juliana Fernandes. Figurinos: Antonio Vanfill. Design de Luz: Ariene Godoy. Trilha sonora: LP Daniel. Desenho sonoro: Ricardo Bertran. Programação Visual: Maura Hayas. Fotos: Leekyung Kim. Diretor de produção: Ricardo Grasson. Produção: Gelatina Cultural. Assistente de produção: Fernando Fado.

Serviço: Os Médios – um relato de seres que pilotaram a nave.
Reestreia dia 1º de julho de 2016.
80 minutos.
14 anos.
Teatro Cacilda Becker: Rua Tito, 295.
198 lugares.
Telefone: (11) 3864 4513
Sextas e sábados às 21h. Domingos às 19h.
Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Até dia 24 de julho.
Comédia dramática.