BALANGANDANÇA

558867_126734860818420_559429961_n

Balangandança Cia realiza espetáculos, mesas de discussão e palestras

sobre o universo da dança contemporânea para crianças

 

Reunindo quase 20 anos de pesquisa sobre os universos da dança contemporânea para crianças, a Balangandança Cia apresenta o V Forinho, com o tema O Brincar, a Improvisação e a Dança por meio de uma mesa de discussão e uma extensão com uma palestra e oficinas. As atividades fazem parte das ações do projeto “Cabeceiras – onde nascem os rios e repousam as cabeças” contemplado pelo XVIII Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2015, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

No sábado, 24 de outubro das 10h às 18h30, acontece uma oficina aberta ao público com Dudude Herrmann (Belo Horizonte – MG) na Faculdade de Dança da Anhembi Morumbi. O encontro vai proporcionar a fisicalidade, o ritmo e a improvisação no sentido do corpo e da dança. As inscrições serão feitas pelo e-mail oficinadanca@gmail.com de 1 a 17 de outubro e haverá uma seleção avaliando um breve currículo e carta de interesse.

 

Na terça-feira, dia 27 de outubro às 15h, no Itaú Cultural, ocorre a palestra Caminhos Da Pesquisa com a diretora Georgia Lengos e integrantes da Balangandança Cia. O encontro traz uma reflexão sobre os processos criativos e transformadores da linguagem artística da cia sobre sua pesquisa para/com crianças nestes 18 anos de carreira.

 

A atividade é destinada aos profissionais e estudantes de dança, artistas, educadores e ao público em geral, que tenham interesse em compartilhar de um trabalho continuado de pesquisa em dança especificamente voltado para o público infantil, e que discute corpo, movimento, imaginação e espaço na infância.

 

Ainda no Itaú Cultural, na terça-feira, dia 27 de outubro às 19h, haverá a mesa Forinho: o Brincar  a Improvisação e a Dança que une diferentes profissionais e temas: “O Brincar”: Lidia Hortélio (Salvador/BA); “Improvisação”: Dudude Herman (Belo Horizonte/MG) e “Dança para crianças”: Andréa Fraga (EMIA /SP); além da mediação de Georgia Lengos.

 

Nos dias 13 e 14 de Novembro das 14h às 18h, será realizado o Mini -Curso: Conversações – A Filosofia da Existência com Fernando Almeida  no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo. Mais uma atividade do Forinho Extensões. As inscrições serão via site do SESC a partir do dia 26 de outubro.

 

“Buscamos estender a duração do “forinho” que vai para sua quinta edição, ampliando seu formato para além de um encontro/MESA pontual no ano, promovendo um intercâmbio de maior duração entre Balangandança Cia e profissionais convidados, amplificando-o através de outras atividades – oficinas e palestra – abertas também ao público”, diz Georgia Lengos.

 

 

 

Programação V forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança”: MESA e EXTENSÕES.

Oficina com Dudude Herrmann (Belo Horizonte – MG)

Sábado, 24 de outubro das 10h às 18h30

Faculdade de Dança da Anhembi Morumbi

Rua Dr. Almeida Lima, 993 – Mooca. Grátis

As inscrições serão feitas pelo e-mail oficinadanca@gmail.com de 1 a 17 de outubro e haverá uma seleção avaliando um breve currículo e carta de interesse.

 

Palestra “Caminhos de Pesquisa”

Com Georgia Lengos e integrantes da Balangandança Cia.

Terça-feira, dia 27 de outubro às 15h

Itaú Cultural – Sala Multiuso 2 andar.

Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP

Ingressos: retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

 

MESA “Forinho: o Brincar  a Improvisação e a Dança”

Com Lydia Hortélio (SA), Dudude Herrmann(BH) e Andréa Fraga (SP), mediação de Georgia Lengos ( Balangandança Cia.)

Terça-feira, dia 27 de outubro às 19h

Itaú Cultural – Sala Multiuso 2 andar.

Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP

Ingressos: retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

 

Mini -Curso: Conversações – A Filosofia da Existência

com Fernando Almeida

13 e 14 de Novembro das 14h às 18h

Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo

R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP

As inscrições serão via site do SESC a partir do dia 26 de outubro.

 

ESPETÁCULOS

Além das atividades direcionadas, durante o período do V Forinho, a Balangandança Cia. Apresenta dois espetáculos de seu repertório: Ninhos nos dias 3, 4, 10, 11, 12 (Dia das Crianças), 17, 18, 24 e 25 de outubro, sempre ao meio-dia, no SESC Pinheiros; e Brincos e Folias nos dias 31 de outubro e 01 de novembro às 16h no Itaú Cultural.

 

Com improviso, metáforas e poesia, Ninhos traz coreografia/movimentações que mesclam brincadeiras infantis com movimentos de animais e de adultos para falar sobre afeto, carinho e segurança. Ou seja, os ninhos de cada pessoa antes de alçar voos mais altos. Para sua criação, os bailarinos receberam treinamento de kempô, arte marcial que trabalha com os movimentos dos animais e de contato improvisação.

 

O cenário apresenta troncos de árvores que se transformam e constroem imagens – em uma metáfora sobre a extinção dos animais, que já não tem um lugar apropriado para formar seus ninhos. O figurino é colorido – camiseta e calça com estampas criadas especialmente de paisagens, animais, ninhos, sol, figuras da natureza que estão impregnadas da concepção do espetáculo. A trilha sonora é composta e executada ao vivo por Coré Valente com violão, sanfona e instrumentos de percussão e compartilhada com Georgia Lengos que compõe com a música mecânica.

Ninhos foi concebido para ser apresentado em lugares não convencionais como praças, parques, pátios, locais de exposição e halls. A performance foi pensada para integrar um espaço de intervenção na cidade. A ideia é interagir com o espaço de passagem, com o concreto, o urbano. É uma maneira de intervir questionando: o que é o ninho dentro da cidade? Tanto de um bicho como de uma criança. Existe um espaço de aconchego, recolhimento no espaço urbano? Qual a base/estrutura que uma criança precisa para alçar voo? Enfim, trazer questionamentos e os desdobramentos da natureza das relações no contemporâneo sem ser didático, nem óbvio.

 

Serviço:

Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP

Dias 3, 4, 10, 11, 12 (Dia das Crianças), 17, 18, 24 e 25 de outubro, sempre ao meio-dia.

Grátis

 

FICHA TÉCNICA:

Concepção e Direção: Georgia Lengos.

Criadores-intérpretes: Dafne Michellepis, Alexandre Medeiros, Alan Scherk, Clara Gouvêa, Ciro Godoy, Isabel Monteiro.

Composição e performance musical: Coré Valente – Estudio Minster/Campinas: Ric Palma.

Músicas compostas: Coré Valente, Kito Siqueira/Satélite Audio.

Orientação Corporal: Alex Ratton (Contato Improvisação) e Ciro Godoy –(Kempô).

Cenografia: Georgia Lengos.

Figurinos: Balangandança Cia.

Produção de Figurino: Larissa Salgado.

Ilustrações: Fê.

Design Gráfico: Celso Linck.

Agradecimentos: Maristela EstrelaClarice Borian.

Classificação Indicativa: Livre.

Duração: 45 minutos.

 

 

Brincos e Folias rompe barreiras entre palco e plateia e surgiu de uma pesquisa realizada pelo grupo em 1997, em parques, praças e pátios de escolas da cidade de São Paulo. O espetáculo estreou em um festival na Finlândia, já passou por Lisboa, em Portugal, e por Santiago, no Chile, além de integrar a programação de variadas mostras nacionais, como em Goiás e em Brasília.

 

Na trama, quando o aparelho de televisão literalmente explode, para ter o que fazer em casa, as crianças passam a inventar brincadeiras, redescobrindo o corpo e o prazer de dançar e inventar movimentos.
É assim que a premiada Balangandança Cia. convida o público a participar do espetáculo, sendo às vezes espectador e às vezes dançarino! Competição, cooperação e compreensão das diferenças são alguns dos temas explorados nas coreografias, assim como antigas brincadeiras e jogos, como pega-pega, bola, bolha de sabão, carrinho e amarelinha.

 

Serviço:

Itaú Cultural

Auditório do Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP

Temporadas: Sábado e domingo, 31 de outubro e 01 de novembro, às 16h

Grátis

 

FICHA TÉCNICA:

Concepção e direção: Georgia Lengos

Intérpretes criadores: Dafne Michellepis, Clara Gouvêa,  Alexandre Medeiros, Alan Scherk.

Criação Original: Dafne Michellepis, Anderson do Lago Leite, Lílian Vilela, Cristian Duarte.

Figurinos: Balangandança Cia.

Tubos: Washington Santana

Edição de trilha sonora: Kito Siqueira

Operação de luz: Silviane Ticher

Operação de som: Coré Valente

Duração: 55 minutos

Indicação: Livre

 

 

Sobre a Balangandança Cia.

A Balangandança Cia. brinca e pesquisa para criar seus trabalhos há 18 anos. Aqui a brincadeira vira dança e vice-versa. Corpo é brinquedo e brinquedo é inventado também.

 

Misturamos os ingredientes que constituem a dança da Balangandança Cia. com estudos em desenvolvimento motor e cognitivo, educação, arte contemporânea e estética. Áreas do saber que fundamentam as práticas da Cia., que dança e pensa o que faz.

 

A companhia, que já foi duas vezes premiada pela Associação Paulista dos críticos de Arte (APCA), é reconhecida por desenvolver um trabalho sólido e pioneiro no Brasil,que vê  e escuta a criança em seus processos e na comunicação com o público.  Assim,  oferece à criança – de todas as idades –  a possibilidade de apreciar espetáculos de dança contemporânea   que  estimulam movimentos  e a imaginação, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo. Para saber mais, acesse: www. balangandanca.com.br