Mostra Cultural Mãos Empoderadas
Mãos Empoderadas realiza mostra cultural gratuita, com teatro, circo, música e dança, na Cidade Tiradentes, de março a maio
Projeto oferece para artesãs locais uma série de oficinas de aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de novos produtos. Formação ocorre em diversos locais da região, entre os dias 19 de março e 15 de maio

Clique aqui para acessar o release completo
O que é?
Alinhada aos objetivos do Mãos Empoderadas, a Mostra Cultural também dá destaque ao trabalho de mulheres artistas do teatro, do circo, da dança e da música. As atividades são gratuitas e acontecem no CEU Barro Branco e no Centro Cultural Arte em Construção, em datas espalhadas pelos meses de março, abril e maio.
Serviço
Mãos Empoderadas 2025
Cidade Tiradentes
Produção: Estima Cultural
Patrocínio: PEPSICO
Copatrocínio: AIR LIQUIDE
Realização: Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo
Mostra Cultural
19 de março a 15 de maio
CEU Barro Branco – Rua Numa Pompílio, s/n – Cidade Tiradentes, São Paulo
Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo
Confira abaixo a programação:
19 de março
Escolhas | Teatro
A peça é resultado da pesquisa da palhaça Juliana Bordallo sobre dramaturgia feminista e comicidade feminina, iniciada em 2016. O trabalho utiliza o riso como ferramenta para abordar questões como abuso, controle, desigualdade, machismo e historicidade que afetam essas mulheres. O objetivo é promover a reflexão e construir novas formas de relacionamento interpessoal.
Com direção de Naomi Silman e dramaturgia e atuação de Juliana Bordallo
Horário: às 14h
Onde: CEU Barro Branco – Rua Numa Pompílio, s/n – Cidade Tiradentes, São Paulo
3 de abril
Por Trás das Flores | Teatro
Uma mulher, ao tentar recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus ancestrais, recebe a visita de sua mãe, insistindo para que ela retorne ao Brasil, país onde nascera. Localizada no Norte do Líbano, mas também na imaginação da Filha, a ação da peça acompanha a tentativa da Mãe convencer a Filha a voltar para o Brasil e viver entre os seus. Contrapondo tradição e modernidade, a história enfatiza as diferenças entre a cultura libanesa e a brasileira, além de revelar o abismo que separa o mundo de hoje daquele de meados do século XX, quando a Mãe migrou para o Brasil.
Com texto de Samir Yazbek, direção de Marcelo Lazzaratto e atuação de Helena Ranaldi e Martha Meola
Horário: às 19h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo
11 de abril
Estupendo Circo di SóLadies | Circo
O espetáculo celebra a força, a graça e a diversidade feminina. Três palhaças talentosas e visionárias, após anos de experiência em diversos circos, cansadas dos seus patrões, decidiram criar seu próprio espaço de liberdade e expressão. Com uma proposta inovadora, o circo apresenta uma adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia. As apresentações convidam o público a refletir sobre o papel da mulher na sociedade.
Horário: às 10h e às 14h
Onde: CEU Barro Branco – Rua Numa Pompílio, s/n – Cidade Tiradentes, São Paulo
12 de abril
Zumba com #Dançaterapia | Dança
Grupo: movimento para vida, do projeto #Dançaterapia, somos grupo de pessoas maioria mulheres que tem por objetivo buscar o amor próprio a saúde física e mental utilizando a Dança como principal instrumento de transformação de vidas!
Com professor e dançarino Gilson
Horário: às 14h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo
Setlist da DJ Bia Sankofa | Música
Residente da Cidade Tiradentes, DJ Bia Sankofa é conhecida, desde 2013, por veicular a música engajada e ritmada por influências de matrizes africanas através do Hip Hop e Afrobrasilidades. Pesquisadora de músicas africanas como Amapiano, Kizomba, Afrobeats e suas vertentes. Sua trajetória está ligada com movimento cultural periférico e articulada com outras linguagens artísticas como literatura, teatro, circo e ritmos africanos.
Horário: às 14h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo
Roda de Samba com Fabiana Bombom | Música
A cantora paulistana Fabiana Bombom é apresentada como uma das grandes revelações do samba paulista. Já passou por grandes palcos com participação em shows de Reinaldo, Péricles, Monarco, Leci Brandão, Belo, Marquinhos Sensação, Velha Guarda da Portela, Grupo Fundo de Quintal, entre muitos outros. Suas maiores referências são Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Elis regina, Clara Nunes, entre tantos outros.
Horário: às 17h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo
15 de maio
Cícera | Teatro
A obra traz para o centro uma mulher nordestina afro-indígena que sai de sua terra em busca de oportunidades e melhores condições de vida. Cícera é a união de muitas mulheres, mais velhas e mais novas, que ainda sofrem com a invisibilização de seus problemas e de suas existências. É uma obra que evoca a ancestralidade da atriz que personifica a sua própria mãe de nome homônimo. Atravessado pela Cultura Popular brasileira, o trabalho se apoia nas tradições populares de Alagoas.
Com Grupo Contadores de Mentira, direção de Cleiton Pereira e atuação e dramaturgismo de Daniele Santana
Horário: às 19h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo