ARTE NA COMUNIDADE 3

11012482_1148058895210831_3174302423762887257_n

Arte na Comunidade 3 invade 5 cidades do litoral sul paulista de julho a outubro de 2015

 

Projeto Arte na Comunidade contempla as cidades de Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande na sua terceira edição.

 

Idealizado pela Kavantan & Associados, patrocinado pela Alupar e Taesa e apoiado pela ELTE – Empresa Litorânea de Transmissão de Energia, o projeto Arte na Comunidade 3 pretende levar arte e lazer por meio do teatro a 5 cidades do litoral paulista. O projeto, que já passou pelo Pará e Maranhão em 2008, 2009 e 2010 e pelo Triângulo Mineiro em 2014, busca o resgate e a valorização da cultura e da memória local, pela criação de obras que retratem traços das cidades por onde elas serão apresentadas, por meio da origem do município de sua população, bem como das histórias tradicionais. Foram elaborados 6 textos com a estrutura de contação de histórias pelo escritor mineiro erradicado em São Paulo e mestre em artes visuais Valdo Resende, que também assina a direção dos espetáculos. O dramaturgo criou um texto diferente para cada cidade, levando em conta as especificidades culturais e históricas de cada uma delas, e um texto sobre a região. Cada cidade terá um ator selecionado para narrar a obra de Valdo nas escolas.

 

Arte na Comunidade foi criado com o intuito de abordar temas importantes para as regiões, utilizando a emoção criada pelo espetáculo teatral para gerar reflexão e mudança de modos de pensar e de hábitos, tais como: diversidade humana e cultural, preservação das riquezas locais, culturais, arqueológicas e ambientais, e incentivar a cultura de paz. “Além disso, pretendemos  incentivar a leitura e a escrita, principalmente nas crianças, e também gerar emprego para artista e técnicos locais”, comenta a idealizadora do projeto, Sonia Kavantan.

 

O público alvo desta ação são os alunos do 3o ao 5o ano do ensino fundamental das escolas municipais da região, atingindo seus familiares e professores.  As atividades são divididas em quatro etapas: evento de abertura, duas diferentes visitas para contação de histórias nas escolas municipais e, por último, uma Mostra Teatral itinerante.

 

Em julho tem início a etapa de sensibilização e formação dos orientadores e professores com as diretrizes para as atividades nas escolas. Em agosto acontece o evento de abertura em praça pública com contação de histórias, incluindo a que foi escrita para aquela cidade, apresentação de artistas locais e leitura compartilhada de obras que, em seguida, serão doadas para as cidades.

 

Em agosto acontece a primeira visita às escolas com contação de história da obra sobre a cidade e atividade criativa de construção de histórias. A segunda ida às escolas será em setembro também com contação de história da obra sobre a região mais apresentação dos trabalhos dos alunos.

 

Finalizando o projeto, em outubro, acontece a Mostra Teatral itinerante, onde será apresentada a peça baseada na obra sobre a região, um espetáculo de grupo de teatro profissional da cidade ou da região e solos de artistas locais.

Nesta ocasião, serão expostos os trabalhos dos alunos resultantes das atividades de criação de histórias realizadas nas escolas.

 

Seleção dos atores

Nesta etapa de pré produção será selecionado um ator ou uma atriz para atuar em cada cidade. O ator precisa ser profissional, com experiência com contação de histórias e com projetos cujo público alvo sejam crianças. Será dada preferência àqueles que residam ou que tenham nascido na cidade onde trabalhará.

O interessado deve enviar seu currículo com foto para o email lilian@kavantan.com.br, até o dia 01/07, às 12h.

Os ensaios ocorrerão no mês de julho. O profissional terá que ter disponibilidade para visitar as escolas durante os meses de agosto e de setembro.

 

Parceria

Cubatão: PMC, SEDUC – CAPFC e SECULT – Rede pela Diversidade Cultural

Guarujá: PMG, SEDUC e SECULT

Praia Grande: PMPG, SEDUC e SECTUR

Santos: PMS, SEDUC – Programa Escola Total e SECULT

São Vicente: PMSV, SEDUC – CECOF e SECULT

 

Patrocínio: Alupar e Taesa

Apoio cultural: ELTE

Ministério da Cultura/ Lei Rouanet