PINOCCHIO

Pinocchio_Jefferson Pancieri 248

Comemorando 10 anos, A PESTE – Cia. Urbana de Teatro reestreia Pinocchio no Teatro Eva Herz

De 24 de janeiro a 1º de março

“Milagres não crescem em árvores, milagres nascem no coração.”

Clássico de Carlo Collodi ganha dramaturgia de Pamela Duncan (que também dirige a montagem) e Rogerio Favoretto. O espetáculo infantil Pinocchio reestreia no Teatro Eva Herz dia 24 de janeiro para temporada até 1º de março. Peça é comemoração dos 10 anos da A PESTE – Cia. Urbana de Teatro.

Essa montagem de Pinocchio, acompanha o projeto do grupo, ligado à cultura e pensamento que permeia seus espetáculos. Pinocchio não quer ir à escola, ele é influenciado por todos que encontra em seu caminho, devido à sua ingenuidade.

Sinopse
Pinocchio narra a história de um boneco de madeira feito por Gepetto, um homem simples. A madeira é mágica e, depois de pronto, o boneco começa a se mexer e agir como um menino de carne e osso. E, como tantos meninos, Pinocchio não ouve os conselhos do Gepetto – ele prefere divertir-se em vez de ir à escola.

Mas, é ingênuo e tem um bom coração.Um dos traços típicos de Pinocchio é que quando mente seu nariz cresce (uma imagem tão acertada de Collodi que é conhecida mesmo por aqueles que nunca leram o texto). Quando Pinocchio sai de casa para ir à escola, ele se desvia e se envolve em muitas aventuras. Mas Gepeto não desiste e vai à busca do seu filho. Finalmente, através do amor que os dois tem um do outro, se encontram e Pinocchio se transforma em um menino de verdade.

“Falar de valores é um compromisso da companhia. Dialogamos através do teatro o que acontece na sociedade. E Pinocchio é universal, reflete o que preocupa a humanidade”. Quando somos uma pessoa de verdade” e não de madeira. O espetáculo é inspirado pela frase ‘Milagres não crescem em árvores, milagres nascem no coração’ e, a partir daí, criamos a saga do crescimento de Pinocchio até ser um menino de verdade. Uma obra prima da literatura infantil. Muita coisa mudou, mas o problema se repete – vemos ainda muitos Pinocchios na cidade e na sociedade em que vivemos. A única saída é a ‘educação’, nos preenchendo de valores que façam uma sociedade mais humana. Refletir, pensar e dialogar é primordial para que o teatro seja entretenimento e também reflexão sobre o tempo que vivemos”, conta a diretora Pamela Duncan.

Clássicos da Companhia
Este é o segundo clássico da companhia. O objetivo é montar um espetáculo onírico-poético, cheio de imagens mágicas que nos transportem ao sonho do “tudo é possível” que a obra pede. A encenação é baseada na linha de teatro físico-visual com diálogos marcantes. O visual dá ênfase à magia e ao realismo fantástico que permeia a história original.

“Os atores são dirigidos para atenderem à proposta de trabalhar o gesto e a partitura corporal minuciosamente. A interpretação é nosso destaque para transmitir o conteúdo que nos traz o texto. Como diretora, inicio este novo desafio com uma obra fantástica que demanda muito estudo, característica que já acompanha todo o meu trabalho e do grupo. A pesquisa abrange a época em que a obra foi escrita, incluindo costumes e literatura, e a reflexão sobre o seu significado no contexto atual. Outro ponto da pesquisa é a filmografia sobre Pinocchio, os estilos que foram montados em diferentes países, com diversas propostas. Foram trabalhadas improvisações a partir de trechos do livro. Pinocchio é tradicional, e moderno, eterno. Assim como são eternas as utopias e os sonhos”, explica Pamela.

Ficha técnica:
Direção e concepção: Pamela Duncan. Assistente de direção e Produção: Luiz Fernando Albertoni. Dramaturgia: Rogerio Favoretto e Pamela Duncan. Atores: Luiz Fernando Albertoni, Jonathan Well, Mauricyo Madruga, Anna Carolina Longano e Ricardo Aires. Ator-Contrarregra: Vitor Freire. Narração: Lui Strasburger. Sonoplastia: Aline Meyer. Iluminação: Juarez Adriano. Operador de Som e assistente de mídias: Jonas Ribeiro. Figurinos: Pamela Duncan. Adereços: Lucas Luciano e Ivaldo de Mello. Cenário: Heron Medeiros e Pamela Duncan. Design Gráfico e textos: Aida Cassiano. Vídeo Cenário: Giuliano Scanduzzi. Coreografia: Luciana Mayumi. Preparação vocal: Jocelyn Maroccolo. Produção: A peste, Cia Urbana de Teatro. Administração e apoio na produção: Mauricyo Inafre. Administração do projeto: Sonia Odila. Projetos Culturais. Fotografia: Jefferson Pancieri. Realização: A Peste, Ciaurbana de Teatro –Pamela Duncan
Patrocínio: Bauducco, Marrucci, Grupo LEF, Porto Seguro Arcelor Mittal, Sil Cabos Elétricos.

Serviço:
Pinocchio no Teatro Eva Herz – Avenida Paulista 2073.
Telefone: (11) 3170-4033.
De 24 de janeiro a 1º de março – não haverá apresentações dias 14 e 15 de fevereiro.
Sábados e domingos às 15h.
Valores: R$ 20 e R$ 10.