ONDE MORA O NATAL EM SP?
Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo apresenta o podcast Onde Mora o Natal em SP?, que integra a 3ª edição do Festival de Natal de São Paulo
São 10 episódios com histórias independentes, com roteiros de Denis Antunes e Rita Batata, direção de Leandro D’Errico e desenho de som e trilha sonora de Barulhista. Os episódios são lançados diariamente de 12 a 21 de dezembro de 2020 pelas principais plataformas digitais. Para todas as histórias, um ponto em comum: o vínculo com o Natal e com a cidade de São Paulo
Link para download de fotos de bastidores
Onde Mora o Natal em SP? nasceu com o propósito de oferecer, em tempos tão desafiadores, fagulhas de esperança. O objetivo é proporcionar transformação por meio do afeto com o Natal como personagem principal. Idealizado pela atriz e produtora cultural Gabrielle Araújo e produzido pela Caboclas Produções, o podcast é lançado num momento oportuno para se fazer coisas que tirem o espectador de um lugar desesperançoso, após um ano ditado pelos desdobramentos da covid-19. Todos os dias, entre 12 e 21 de dezembro, será lançado um novo episódio – confira as sinopses abaixo.
Entre afetos e expectativas, as personagens estão entre os quase 13 milhões de habitantes da cidade de São Paulo. Cada qual em seu universo particular, revelando que o Natal, apesar das adversidades, ainda pode nos emocionar.
Com roteiros de Denis Antunes e Rita Batata, direção de Leandro D’Errico e desenho de som e trilha sonora do Barulhista, o elenco é composto por Ailton Graça, Carlota Joaquina, Cida Moreira, Dagoberto Feliz, Denis Antunes, Gabrielle Araújo, Geraldo Rodrigues, José Trassi, Naruna Costa, Negra Rosa, Ricardo Gelli, Rita Batata e Sidney Santiago.
“O podcast é um formato que se popularizou muito nos últimos anos e durante a pandemia a produção de podcasts brasileiros foi a que mais cresceu. Criar histórias ficcionais e ao mesmo tempo tão verdadeiras em um ano como este, produzindo pequenos espetáculos sonoros com atores paulistanos, é, sem dúvida, uma forma da classe artística se reinventar, ainda mais dentro de uma época tão importante e significativa, no Festival de Natal da cidade” conta Gabrielle Araújo. Denis Antunes, um dos roteiristas, alega que a fonte é inesgotável. “Embora a gente converse sobre motes universais, o ponto de vista nos dá sempre uma nova possibilidade”, conclui.
Em sua terceira edição, o Festival de Natal de São Paulo, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, pretende consolidar a cidade de São Paulo como principal pólo gerador de arte, economia criativa e cultura do país proporcionando, não somente aos munícipes como também aos visitantes de outros, municípios, estados e de outras nacionalidades, o acesso gratuito ao que há de melhor na produção cultural atual existente no Brasil e/ou no exterior.
Onde Mora o Natal em SP é uma produção original da Caboclas Produções e integra a programação do Festival de Natal de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som.
Os episódios serão exibidos pelas principais plataformas de streaming.
SINOPSES
Episódio 1: O Jogo Só Acaba Quando Termina
Protagonistas: Ailton Graça e Ricardo Gelli
Elenco: Ailton Graça, Cida Moreira, Naruna Costa e Ricardo Gelli
Sinopse: Como todos que nascem e crescem no tradicional bairro da Mooca, Seu Pacheco é torcedor fanático do Juventus, ao contrário de seu filho Artur, que, mesmo tendo nascido e criado no mesmo bairro, não possui a mesma paixão. Ambos possuem algo mal resolvido entre si. Que só se resolve quando, juntos, decidem assistir a um clássico do futebol paulista na Rua Javari, em plena véspera de Natal.
Publicação no dia 12/12/2020
Episódio 2: Velozes e Natalinos
Protagonistas: Ricardo Gelli e Sidney Santiago
Elenco: Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Geraldo Rodrigues, José Trassi, Ricardo Gelli, Rita Batata e Sidney Santiago.
Sinopse: No edifício Copan, Leo já se conforma em passar o Natal sozinho. O que ele não sabe, é que o motoboy Robson tem uma entrega especial pra ele.
Publicação no dia 13/12/2020
Episódio 3: Good Job!
Protagonistas: Carlota Joaquina e Geraldo Rodrigues
Elenco: Carlota Joaquina, Dagoberto Feliz, Geraldo Rodrigues e Ricardo Gelli
Sinopse: A data mais comemorada por sua família é odiada por André.
Um workaholic de última geração que, neste ano, ainda contará com um fator extra e bastante significativo. O “deadline” é curtíssimo, e André precisa, a todo custo, evitar o “burnout”.
Publicação no dia 14/12/2020
Episódio 4: O Meu Papai Noel Existe
Protagonistas: Negra Rosa e Naruna Costa
Elenco: Ailton Graça, Carlota Joaquina, Naruna Costa, Negra Rosa.
Sinopse: Ao participar de uma LIVE com o Papai Noel em pessoa, Dandara começa a desconfiar que ele existe de verdade.
Publicação no dia 15/12/2020
Episódio 5: Aqui Vai a Letra
Protagonistas: José Trassi e Naruna Costa
Elenco: Dagoberto Feliz, José Trassi e Naruna Costa.
Sinopse: Morador de uma comunidade na Zona Leste de SP, Anderson é um adolescente de 16 anos completamente apaixonado por slam, rap e hip hop, que enxerga em Cintia, sua professora de literatura, uma nova possibilidade. Durante uma atividade, Cintia pede para que Anderson e todos os demais alunos escrevam uma carta sob a seguinte justificativa: onde gostariam de passar o melhor natal de suas vidas? Anderson vai além!
Publicação no dia 16/12/2020
Episódio 6: Alvoroço
Protagonistas: Cida Moreira e Gabrielle Araujo
Elenco: Cida Moreira, Carlota Joaquina, Gabrielle Araujo, Naruna Costa e Rita Batata
Sinopse: As árvores do parque Ibirapuera estão ansiosas para vestirem as luzes natalinas, momento mais esperado do ano. Mas, elas pressentem que este Natal será diferente e começa um rebuliço geral.
Publicação no dia 17/12/2020
Episódio 7: Quer Casar Comigo?
Protagonistas: Cida Moreira e Dagoberto Feliz
Elenco: Cida Moreira, Dagoberto Feliz e Gabrielle Araújo
Sinopse: A casa de repouso Lar dos Montes recebe, dias antes do natal, uma nova e ilustre moradora: Dona Marlene. Uma senhora de 86 anos que, por conta própria, decide sair da casa de sua filha em busca de tranquilidade e paz, para ela e para filha. Na nova casa, acontece de tudo. Inclusive, uma paixão avassaladora e à primeira vista.
Publicação no dia 18/12/2020
Episódio 8: O Protagonista do Mês
Protagonistas: Dagoberto Feliz e Sidney Santiago
Elenco: Carlota Joaquina, Cida Moreira, Dagoberto Feliz, Denis Antunes, Gabrielle Araújo, Geraldo Rodrigues, Rita Batata e Sidney Santiago
Sinopse: Ao participar de um filme documentário, Adhemir percebe que dirigir um dos famosos ônibus iluminados transformou o seu Natal pra sempre.
Publicação no dia 19/12/2020
Episódio 9: Geografia do Natal
Protagonistas: Carlota Joaquina
Elenco: Carlota Joaquina, Cida Moreira, Dagoberto Feliz, Denis Antunes, Gabrielle Araujo, Geraldo Rodrigues, Naruna Costa, Ricardo Gelli e Rita Batata
Sinopse: Néia é responsável pela tradicional ceia de Natal da família Albuquerque. Mas é a caminho de casa, que ela é surpreendida pelo espírito natalino.
Publicação no dia 20/12/2020
Episódio 10: Ho! Ho! Ho!
Protagonistas: Ailton Graça e Gabrielle Araújo
Elenco: Ailton Graça, Gabrielle Araújo
Sinopse: Joílson era eletricista de um famoso e gigantesco shopping, na região norte da cidade de SP, há mais de 17 anos. Até que, em pleno período natalino surge uma oportunidade a Joílson e ao shopping. Que tal se os padrões e a representatividade de um símbolo tão forte como o Papai Noel se modificasse?
Publicação no dia 21/12/2020
Denis Antunes [Roteirista]
Denis Antunes é ator, diretor e dramaturgo. Formado em Comunicação Social, atendeu as renomadas Escola Livre de Teatro de Santo André e SP Escola de Teatro. Como ator, possui mais de 20 espetáculos teatrais no currículo, tendo trabalhado com os nomes mais importantes do cenário nacional. É co-autor da Cia. Teatro de Romance, desde 2008, onde escreveu, em 2014, “Ontem eu te amo…”, e fundador da Cia. Do Eu Sozinho de Contação de História, onde abre pesquisa sobre comicidade e narrativas, desde 2016. Como diretor, dirigiu as montagens “Ensaio Sobre a Peça”, em 2017, “Minha Vida Sem Mim”, em 2018 e “Paraíso – O Invisível”, em 2019, todas sob sua dramaturgia. Além de escrever uma adaptação para “Ensina-me A Viver”, texto de Collin Higgins, com Eva Wilma, sob a direção de Renato Borghi, em 2018. Atualmente, é coordenador de teatro para crianças e adolescentes no Centro Cultural da Penha, em SP, desde 2016, e leciona Comunicação e Expressividade, na Perequê Comunica, desde 2019.
Rita Batata [Roteirista]
Rita Batata é atriz e dramaturga, diretora e produtora. Atuando desde a adolescência, estreou nos cinemas com NÃO POR ACASO. Protagoniza DE MENOR, agraciado melhor filme no Festival do Rio 2013. É criadora da RIMA Coletiva, escreveu e dirigiu o espetáculo TUBARÃO BANGUELA. Esteve nos palcos com O OVO DE OURO, HOTEL MARIANA e com KIWI foi agraciada melhor atriz no Prêmio SP De Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016. Em 2014, Rita recebeu menção honrosa na “3a Edição do Concurso Feminina Dramaturgia – Prêmio Heleny Guariba” por ISSO TUDO, seu primeiro texto dramatúrgico. Estímulo que a fez matricular-se no curso de Dramaturgia da SP ESCOLA DE TEATRO sob a coordenação de Marici Salomão, formando-se em 2017. Por dois anos escreveu sob encomenda para alunos de teatro do Colégio Santa Cruz, em 2017 a peça SEMPRENUNCA, em 2018 a peça NATUREZA DESCONHECIDA. Além de atuar no espetáculo AO PÉ DO OUVIDO, junto com Herbert Bianchi também fez a dramaturgia da peça realizada com a técnica Verbatim, sob direção de Zé Henrique de Paula, em 2015.
Leandro D’Errico [Diretor]
Leandro D’Errico é ator, diretor e dramaturgo. Ingressou no teatro com 7 anos de idade no espetáculo “Bella Ciao” de Luís Alberto de Abreu, excursionando por todo o Brasil. É formado pela Escola de Teatro Ewerton de Castro (SP), freqüentou durante longo tempo o Actors Studio (W.Hollywood, CA – EUA) e diversos cursos e estágios no Brasil e no exterior. Participou da elaboração do Grupo Redimunho de Investigação Teatral, que produziu premiados espetáculos como “A CASA” (Vencedor do prêmio APCA de melhor espetáculo) e que se tornou em 2014 um Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo. Na mesma companhia, trabalhou junto a Rudifran Pompeu no texto “Siete Grande Hotel”, vencedor do prêmio APCA de melhor texto de 2018.
Integrou o ciclo de leituras baseadas em dramaturgos britânicos dirigido por Francisco Medeiros por dois anos, o espetáculo “Na República da Felicidade” de Sarah Kane com direção de Laerte Mello e “Eu, Chaplin” da Cia Imperial do Brasil. Através do ProAc, circulou com o espetáculo “Os Inadequados”, que marcou a sua estreia como dramaturgo, atuou no espetáculo “Tubarão Banguela” dirigido por Rita Batata e assinou o espetáculo “OLIVER”, que ficou em cartaz em 2015 no MIS – Museu da Imagem e do Som e atualmente ocupa o espaço Caleidoscópio (também contando com uma versão online durante a pandemia). Em 2020 atuou em “Hamlet” e “Mal de Família” com a Cia Teatro Impossível e na série “Confessionário Online” de Tomás Fleck. No teatro, assinou três direções, quatro dramaturgias e participou de mais de 20 espetáculos como ator. No cinema, dirigiu o longa metragem “Grande Mentira” com estreia prevista para 2021.
Gabrielle Araújo [Atriz, Produtora e Idealizadora do Projeto]
Gabrielle Araújo é atriz, radialista e produtora cultural. Como atriz é formada pelo SENAC, pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI e pelo NAC – Núcleo de Artes Cênicas, coordenado pelo ator e diretor Lee Taylor. É também formada em Comunicação Social e é Especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes pela UNESP.
Trabalha como atriz há 15 anos com experiência em projetos teatrais e audiovisuais, como os recentes espetáculos “Sentença” dir. Maria Fernanda Batalha, “Inimigo Oculto” dir. Andrea Bordadagua e Rodrigo França e “Ontem eu te amo…” dir. Leandro D’Errico. No audiovisual atuou nos curtas “Dreamind” dir. Gabriel Mussolini, “Precipício” dir. Mateus Rosa e “Circuito Fechado” de Nicol Alexander. Na sua carreira como atriz, também destaca-se o seu trabalho como locutora, emprestando sua voz em campanhas para diversas marcas e instituições.
Como criativa de projetos, curadora e produtora cultural, teve passagens por diversos projetos e instituições como TV Cultura, MIS – Museu da Imagem e do Som, Brazucah Produções e Secretaria Municipal de Cultura.
É sócia-criativa da Caboclas Produções, produtora que cria, desenvolve e produz projetos culturais com foco nas artes cênicas, performance, literatura e artes integradas.
Caboclas Produções [Produção]
Fundada em 2012, a Caboclas Produções surgiu para pensar alternativas e soluções para artistas, produtores, empresas e instituições na área de assessoria, criação, desenvolvimento e gestão de projetos culturais de artes cênicas, performance, literatura, artes visuais e artes integradas. Nesses 8 anos de existência, tem no seu currículo a produção e gestão de projetos de destaque na cena cultural, como os espetáculos “Inimigo Oculto” dir. Andrea Bordadagua e Rodrigo França, “Contos Negreiros do Brasil” dir. de Fernando Philbert, “Ontem eu te amo…” dir. de Leandro D’Errico, “O Desmonte” de Amarildo Félix (Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Produção Independente), ”Eu, Chaplin” dir. Ralph Maizza e “Chão de Pequenos” da Cia. Negra de Teatro. Em 2019 teve suas primeiras participações internacionais em festivais de teatro, com o espetáculo “Chão de Pequenos” no FIZTA – Festival Internacional de Teatro Zicosur (Chile) e com o espetáculo “Contos Negreiros do Brasil” no Festival Mindelact (Cabo Verde – África). Recentemente também criou e produziu “Revelando Hilda Hilst”, projeto de artes integradas (literatura, artes visuais, artes cênicas e cinema) realizado no início de 2020 no Museu da Imagem e do Som de São Paulo em comemoração aos 90 anos da escritora Hilda Hilst.