DEPOIS DAQUELA VIAGEM

A partir do romance de Valéria Pollizi, Depois Daquela Viagem conta, com leveza e bom humor, a história de uma jovem que contraiu o vírus HIV

Adaptação teatral assinada por Dib Carneiro Neto e dirigida por Abigail Wimer ganha nova temporada no Teatro Viradalata a partir de 4 de maio

Fotos de Pedro J. Duarte

O espetáculo juvenil Depois Daquela Viagem, inspirado no romance autobiográfico de Valéria Pollizi, estreia no dia 4 de maio, no Teatro Viradalata, onde segue em cartaz até 2 de junho. Dirigida por Abigail Wimer, a peça é uma adaptação do crítico teatral e dramaturgo Dib Carneiro Neto e traz no elenco Bruna Luisa, Eduardo Lousada, Eliot Tosta, Naiara de Castro, Maria Bia, Tati Mayumi e Vini Hideki.

A trama apresenta a história de Valéria, que contraiu o vírus HIV ainda na adolescência, depois de uma relação sexual sem preservativo com o namorado. A montagem mostra como a protagonista precisou aprender a conviver com o vírus. A partir da descoberta do HIV, a peça se torna não linear, os sonhos se desestruturam e a narrativa se fragmenta. A ideia é propor com naturalidade, delicadeza e seriedade, uma reflexão sobre o despertar da sexualidade e o preconceito.

A dramaturgia de Dib Carneiro Neto tem como proposta intercalar presente, passado e futuro, dando um ritmo dinâmico para a estrutura do espetáculo. A estética da montagem propõe diálogos cotidianos que convivem com os monólogos simbólicos. Constrói uma relação entre plano real e plano imaginário.

O espetáculo intercala drama e humor, dimensões do cotidiano e do simbólico propondo uma reflexão sobre o preconceito e a sexualidade. São temas da encenação a essência humana, os sonhos, os desafios, o irreversível, a amizade, a aceitação, a superação e o amor.

“Quando dirigi a primeira montagem de Depois Daquela Viagem no Sesc Consolação, a minha questão era: criar uma direção com a qual o jovem se identificasse e pudesse fortalecer a sua adolescência e sua juventude através desse assunto tão delicado, que é sexualidade e o HIV. E isso foi alcançado. O público riu, se emocionou e aplaudiu de pé. Nesta segunda montagem, acentuamos ainda mais a dinâmica do espetáculo para o entendimento dos muitos papéis que vivemos em nossa vida. Buscamos fortalecer o poder inerente ao jovem, para enfrentar a complexidade da sociedade da sua época. O espetáculo está mais maduro e mais íntimo”, revela a diretora Abigail Wimer.

A peça foi contemplada pela 8ª Edição do Prêmio Zé Renato de Apoio à Produção e Desenvolvimento da Atividade Teatral para a Cidade de São Paulo.

Sobre Abigail Wimer – direção

Abigail Wimer iniciou sua carreira como atriz, cantora e pianista, e, depois, tornou-se compositora, diretora musical e diretora teatral. Recebeu prêmios APCA e MEC-Mambembe. Atuou em “Mulheres”, de Jorge Amado; “Fábrica, vida e greve dos ceramistas”; “Posto Avançado” e “Villa-Lobos para as crianças”, com direção Iacov Hillel. Cursou a Faculdade Paulista de Música.

Em 2011, fez a direção teatral e musical do espetáculo “Depois Daquela Viagem”, com texto de Dib Carneiro. Dirigiu espetáculos musicais como “Concerto Villani- Côrtes – 80 Anos do Compositor”. Como compositora, criou as canções dos musicais “O Rei que Tocou as Estrelas”, “Francisco”, “O Príncipe e o Mendigo”, “A Rainha da Neve” e “As Mil e Uma Noites”.

Desde 1993, desenvolve o próprio método teatral, o “Teatro Livre Abigail Wimer”, aplicado no curso para jovens “Terra Palco”. Sua pesquisa sobre a dramaticidade da poesia, a música brasileira e a dramaturgia nacional resultou em três espetáculos-experimentos: “A cara do Brasil”, “Sobre o Amor e a Poesia” e “Família Brasileira”.

Atualmente é diretora da Cia Encontro em Cena e do núcleo de criação do projeto Atauara, que pesquisa sobre a infância plena e arte para crianças.

Sobre Dib Carneiro Neto – adaptação e dramaturgia

Dib Carneiro Neto é crítico de teatro infantil desde 1990, membro da APCA e jurado do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem. Sobre teatro infantil, tem publicado o livro de críticas, análises e entrevistas chamado Pecinha é a Vovozinha e Teatro Infantil – Já Somos Grandes. Escreve críticas de teatro para crianças regularmente no site da revista Crescer, da editora Globo. Como jornalista, atuou principalmente como editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, até fevereiro de 2011.

Escreveu as peças “Adivinhe Quem Vem para Rezar”, com Paulo Autran e Claudio Fontana no elenco, e “Salmo 91”, peça pela qual ganhou o Prêmio Shell de melhor dramaturgo em 2007. Ainda para o teatro, traduziu do francês a peça “Calígula”, de Albert Camus, montada em 2009 e 2010, com direção de Gabriel Villela e Thiago Lacerda no papel-título. Em 2011, estreou no Rio de Janeiro e em São Paulo a sua adaptação teatral do romance “Crônica da Casa Assassinada”, de Lúcio Cardoso, também com direção de Villela. No mesmo ano, estreou em São Paulo sua adaptação para o best seller juvenil “Depois Daquela Viagem”. Em 2014, estreou em São Paulo sua peça “Um Réquiem para Antonio”, sobre a lendária inveja de Salieri por Mozart.

SINOPSE

Inspirada no romance autobiográfico de Valéria Polizzi, a peça conta a história de uma jovem infectada pelo vírus HIV ainda na adolescência. Com tom sensível, o espetáculo mostra como a protagonista precisou aprender a conviver com o HIV, criando uma reflexão sobre o a sexualidade e o preconceito.

FICHA TÉCNICA
Autor: Dib Carneiro Neto
Direção: Abigail Wimer
Direção de palco: Sílen de Castro
Elenco: Bruna Luisa, Eduardo Lousada, Eliot Tosta, Naiara de Castro, Maria Bia, Tati Mayumi e Vini Hideki.
Figurino: Kleber Montanheiro
Trilha Musical: Alê Mihanovich
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Coordenação de Projeto: Alcione Alves
Assistente de coordenação: Raíssa Tomasin
Produção: Imagem Essencial

SERVIÇO
Depois Daquela Viagem, inspirado no livro de Valéria Polizzi
Teatro Viradalata – Rua Apinajés, 1387, Perdizes
Temporada: 4 de maio a 2 de junho
Aos sábados e domingos, às 18h30
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Vendas online: Ingresso Rápido
Bilheteria: abre duas horas antes do início do espetáculo.
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos
Capacidade: 270 lugares
Informações: (11) 3868-2535