BRINCANTORIAS

Grupo infantil CantaVento faz show de lançamento do disco Brincantorias no Sesc Pinheiros

Canções do segundo CD do grupo tratam de lendas, mitos, cantigas e danças populares e misturam ritmos como Moçambique, cacuriá, coco, moda de viola, samba de roda e samba lenço

Uma imagem contendo pessoa, céu, homem, ao ar livre

Descrição gerada com muito alta confiança

Fotos de Juliana Hilal

Vencedor do Prêmio Profissionais do Ano em 2018, o grupo CantaVento faz dois shows gratuitos de lançamento de seu segundo CD, Brincantorias, na Praça do Sesc Pinheiros, nos dias 6 e 7 de abril, às 16h, gratuito. O espetáculo reúne cantos de roda, trava línguas e improvisos coletivos para apresentar às crianças e às suas famílias lendas, mitos, festas e danças da cultura popular brasileira.

O álbum mistura sonoridades populares como Moçambique, cacuriá, coco, moda de viola, samba lenço, samba de roda e congada. E todas as crianças são convidadas a participar, brincar e cantar junto com os brincantores do CantaVento.

As músicas do disco são: “Brincantoria”, “Uá Uê”, “Kitum Bele”, “Balagulá/Óia a Onça”, “O Verde é Maravilha”, “Chovedor de Passarinhos”, “Meninos”, “Embalar Neném/Embala Eu”, “Pisa Pilão”, “Passarinho da Arnica”, “Moçambiques” e “Canção Amiga”.

Sobre o CantaVento

Criado em 2002 em Campinas, o grupo CantaVento realiza um trabalho musical cuidadoso, feito para gente pequena e gente grande cantar junto. É formado por cinco músicos e educadores interessados na aproximação e no diálogo com o universo musical infantil brasileiro. São vozes, violão, viola, charango, flauta transversal, sanfona e percussão que se juntam para um maravilhoso encontro musical. Em seus seis espetáculos, a música se mistura à expressão corporal, poesia, histórias, dança e elementos do teatro de rua, criando apresentações alegres e delicadas, um convite para a família toda se divertir e se emocionar.

O CantaVento já lançou dois CDs: “Esticador de Horizontes” (2013) e “Brincantorias” (2019), ambos premiados com o ProAc. O grupo foi finalista do Prêmio Profissionais do Ano em 2017 e vencedor dessa premiação em 2018, na categoria Projeto Infantil, ao lado de Hamilton de Holanda e da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Texto do encarte

“Este CD é carta de amor aos nossos filhos. Joaquim, Dara, Ravi, Lui, Mariana, Cecília, João, Flora, Cora e quem mais vier. Acontece que a História nos ensina que amar nossos filhos, é também amar toda uma geração da qual eles fazem parte. Sendo assim, este CD é carta de amor as crianças parecidas conosco e as crianças diferentes de nós. Desejamos compartilhar com elas um tantinho do Brasil Profundo que nos é tão precioso. Brasil em potência de festa, de criação, de gente fazendo bonitezas juntas. Queremos que estas músicas possam ser ponte para que os pequenos conheçam com o corpo esse pedaço de chão, e virá-lo de ponta cabeça, amassá-lo como barro, soprá-lo como pena, saboreá-lo como pitanga. É preciso deixar que o Brasil Profundo seja manuseado pelas crianças. E, como adultos, temos necessidade de aprender com isso, para transformarmos nossa adultez. É urgente que nos lembremos da capacidade de reinventar, da inteireza, do cuidado com o que é pequenino e das soluções carinhosas. Infâncias e culturas populares brasileiras… Sim, essa terra é fértil de belezas. Há muitas e muitas sementes de esperança a brotar. Nosso Tempo nos pede que cuidemos delas com amor”.

Nina Neder – Voz

Cantora, educadora musical e contadora de histórias, Nina Neder é bacharel em música popular e canto pela Unicamp. Atuou na criação de uma ponte vocal estilística entre os gêneros folclóricos argentinos e brasileiros.

Esther Alves – Flautas sanfona e voz

Esther Alves é bacharel em música pela Unicamp. Dentre seus trabalhos mais recentes, estão o Duo Flor de Maracujá, Orquestra de Choro Campineira (CD gravado – 2017) e Roda de Mestres.

Gabriel Peregrino – Percussão

Gabriel Peregrino faz percussão na Unicamp, onde é parte do GRUPU (Grupo de Percussão da Unicamp) desde 2015 e trio do Retrato Brasileiro, com turnê pela Europa no final de 2017.

João Arruda – Viola, Charango e Voz

João já tem três CDs gravados e realizou diversas turnês pelo Brasil, América Latina e Europa. Também é produtor musical de CDs e trilhas sonoras.

Marcelo Falleiros – Violão e Voz

Músico formado na Unicamp, Marcelo Falleiros gravou e produziu diversos CDs, começando pelo Brasilusões em 2012. Tocou violão de 7 cordas no grupo choro Bandido e participa como artista convidado em diversos shows em Campinas e região. Também trabalha como produtor musical e compõe trilhas sonoras.

FICHA TÉCNICA
Direção musical e cênica: Renata Amaral e o grupo
Voz: Nina Neder
Flautas sanfona e voz: Esther Alves
Viola, charango e voz: João Arruda
Violão e voz: Marcelo Falleiros
Percussão: Gabriel Peregrino
Produção Executiva: Juliana Kaneto
Técnico de som: Jesiel Antonio
Técnico de luz: Eduardo Albergaria
Figurinos: Laura Françozo
Fotos de divulgação: Juliana Hilal
Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO
CantaVento – Show de lançamento do álbum Brincantorias
Quando: 6 e 7 de abril, sábado e domingo, às 16h
Local: Praça
Grátis, sem necessidade de retirada de ingresso