EXPERIMENTANDO CLARICE
Projeto de narração de histórias Experimentando Clarice introduz universo literário de Clarice Lispector para crianças
Com Renata Augusto, Nino Belucci e Rafael Siqueira, apresenta narração artística de quatro livros infantis da escritora: A Vida Íntima de Laura, A Mulher Que Matou os Peixes, O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade
“Meu coração é doce. E perto de mim não deixo criança nem bicho sofrer” – Clarice Lispector
As histórias de quatro livros infantis de Clarice Lispector (1920-1977) são narradas e interpretadas por Nino Belucci e Renata Augusto e ganham canções originais do músico Rafael Siqueira em Experimentando Clarice. O projeto de narração de histórias é apresentado no Centro Cultural Santo Amaro, nos dias 13, 14, 21 e 22 de fevereiro, às 11h e às 15h, com entrada grátis.
A contação de histórias se insere em uma tradição oral rara e preciosa nos dias atuais, mas que resgata um antigo hábito em diversos países. Esse tipo de narrativa nos remete aos nossos avós e pais e às trocas afetivas.
Pouco explorada no universo de contação de histórias, Clarice Lispector aborda nos livros infantis A Vida Íntima de Laura, A Mulher Que Matou os Peixes, O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade, temas como perda, morte, zelo e família, de forma direta, singular e sensorial. A escritora cria um clima aconchegante e maternal entre ela e o leitor, deixando que os pequenos entrem em sua obra como se estivessem entrando na casa de uma pessoa muito próxima e querida.
As palavras, o tom adequado, a voz, a atitude corporal e o humor da companhia convidam o pequeno e o grande espectador a embarcar nos temas contados e cantados. Objetos como panelas, talheres e vasilhas são utilizados como instrumentos musicais; já poltronas, forninho elétrico e criado-mudo viram elementos cênicos. Toda casa potencialmente é um manancial de histórias, de brincadeiras e emoções, auxiliando a criança descobrir o potencial lúdico de um objeto comum do cotidiano.
As histórias
A vida íntima de Laura
A história revela o dia a dia de Laura, uma galinha simples, muito simpática, estabanada e com o pescoço mais feio do galinheiro. Reconhecida por todos como a galinha que melhor bota ovos da redondeza, ela geralmente é colocada em situações complicadas por conta desse título. Casada com o formoso Galo Luís, cantor madrugador oficial do sítio, Laura ainda encontra tempo para cuidar de si e de todas que encontra pela frente. Entre ciscadas e muito cacarejar com as amigas, sua vida cotidiana seria a mais pacata da região, se não fosse por um único motivo: quem delas será o prato do dia?
Duração: 40 minutos
A mulher que matou os peixes
Esta é a história de uma mulher que, sem tantos rodeios, confessa que matou os próprios peixes. Decidida a deixar claro que tudo o que fez não foi de caso pensado e que gosta dos animais, ela relembra seus bichos naturais e os não naturais, suas histórias de carinho, a saudade por outros que se foram e sua eterna guerra com baratas, ratos e outros bichos asquerosos. Nesse balaio de casos inusitados, vemos quem é ela e descobrimos um pouco mais sobre as relações.
Duração: 45 minutos
O mistério do coelho pensante
Coelho Joãozinho tem o faro mais esperto do mundo, pois ele adora cheirar ideias. Um dia, após cheirar uma ideia brilhante, consegue que seus donos o tratem melhor, tendo a melhor refeição todos os dias. O que eles não sabem é que Joãozinho quer muito mais; ele foge para cheirar as ideias que existem pelo mundo. O que ninguém consegue entender é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pelas grades e a porta da jaula está sempre trancada.
Duração: 40 minutos
Quase de verdade
Essa história é narrada por Ulisses, o cãozinho de Clarice. Ulisses, além de esperto, é bem bonito. Tem um pelo cor de guaraná e olhos dourados que enxergam, de longe, uma boa aventura. Ulisses também tem um faro exemplar e consegue conversar com sua dona, que compreende todos os seus latidos, a ponto de transcrevê-los em palavras para o papel.
Duração: 45 minutos
—
Sobre a companhia Experimentando Histórias.
Renata Augusto e Nino Belluci trabalharam juntos por sete anos na Cia Quatro na Trilha, que tem em seu repertório duas montagens, “Saltimbancos” e “Mágico de OZ”. A primeira foi premiada nos festivais de teatro de Americana, Pindamonhangaba, Florianópolis, além de integrar a exposição “Chico Buarque, o tempo e o artista”, organizada pelo SESC. Em parceria com o Projeto Guri, esse grupo se apresentou com um coro e uma orquestra de crianças e adolescentes no Teatro São Pedro, no SESC Ribeirão Preto e na Sala São Paulo. A companhia foi convidada a participar do DVD Saltimbancos, de Chico Buarque.
Em 2014, Renata e Nino resolvem dar continuidade a uma pesquisa voltada ao universo infantil com a contação de história e música, e convidam Rafael Siqueira para fazer a trilha sonora do projeto. E assim nasce o Tarde de Histórias, que, em um domingo por mês, conta e canta histórias para amigos e familiares no quintal da casa de Renata, com intuito de experimentar, desenvolver e aprofundar uma pesquisa sobre essa pesquisa.
Encantados com os livros infantis de Clarice Lispector, começam Experimentando Clarice com a “A vida íntima de Laura”, “A mulher que matou os peixes” e “O mistério do coelho pensante”, “Quase de verdade”. O projeto já se apresentou no SESC Interlagos (março, abril /2016), Feira de Arte & Cultura do Projeto Entre Nós (jan/2017) CCBB –SP (dez/2017) e FAM – Festival de gastronomia, música e arte. (dez/2015 e set/2018).
Sobre Nino Belluci
Começou em 1997 como Ator no Grupo TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo e até 2006 participou de diversos trabalhos, onde destacam-se os musicais Miss Brasil 2000 e Interior, como também a premiada commedia dell’arte A Arrombada. Na Cia 4 na Trilha, iniciou em 2006 seus trabalhos destinados à infância e juventude com Os Saltimbancos e O Mágico de Oz. De 2008 à 2013 foi Ator e Apresentador de Eventos pela Cidade do Livro, participando de Bienais e Feiras Literárias pelo Brasil. Atualmente integra, desde 2013, a Cia Sabre Teatro onde á Ator, Aderecista e Cenógrafo nas produções Cinco Semanas em um Balão e no mais recente espetáculo, Da Terra à Lua, ambos em circulação e também é integrante do grupo Experimentando Histórias de pesquisa na linguagem da arte narrativa.
Sobre Rafael Siqueira
Iniciou seus estudos de música ainda criança e quando adolescente já se apresentava profissionalmente em bares de São Paulo. Estudou violão e guitarra no conservatório Ars et scientia, violão na Universidade Livre de Música Tom Jobim, além de teoria, arranjo e teclado na Voice. Gravou 2 discos autorais com a banda Clave de Clóvis e um disco cono músico acompanhante do violeiro Márcio Freitas. Foi diretor musical do espetáculo “Dores da Noite”. Hoje integra grupo Experimentando Histórias de pesquisa da linguagem da arte narrativa e é coordenador do Centro de Estudos Musicais Alpha.
Sobre Renata Augusto
Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP), Renata Augusto trabalhou no teatro com diretores como Antonio Januzelli, André Garolli, Beth Lopes e Cristiane Paoli Quito.Foi integrante da Cia. Quatro na Trilha, com os espetáculos “Os Saltimbancos” e “O Mágico de Oz”. Participou do Projeto Cidade do Livro como contadora de história. Na TV, integrou o elenco do programa “Olívias Na TV” e “Fred & Lucy”, ambos no Multishow, e da série “Copa do Caos”, na MTV e do “Programa do Roberto Justus”, na Record. Atuou nas novelas “Alto Astral” e “Haja Coração”, na Globo. Desde 2005 é integrante do grupo As Olívias com os espetáculos “As Olívias Palitam”, direção de Victor Bittow, e “Riso Nervoso”, direção de Michelle Ferreira/Hugo Possolo e também integra o grupo Experimentando Histórias de pesquisa na linguagem da arte narrativa com os projetos “Saia de história” e “Experimentando Clarice”.
FICHA TÉCNICA
Direção: Grupo Experimentando Histórias
Trilha Sonora: Grupo Experimentando Histórias
Elenco: Nino Belluci, Rafael Siqueira e Renata Augusto
Desenho de luz: Pâmola Cidrack
Direção de Produção: Gustavo Sanna
Produção: Complementar Produções Artísticas
Idealização: Renata Augusto
SERVIÇO
Experimentando Clarice
Centro Cultural Santo Amaro – Teatro Leopoldo Fróes
Avenida João Dias, 822, Santo Amaro
Temporada: de 13, 14, 21 e 22 de fevereiro, às 11h e às 15h
Ingressos: 100 lugares
Grátis
Classificação: livre