FOLIAS BRECHTIANAS

Cida Moreira dirige e concebe a terceira intervenção dramatúrgica de Folias Brechtianas – 7 Diretores, 7 Intervenções

Encenação Canções de Guerra e Poesia – As Estrelas Estarão Sempre Lá, Sr Brecht? acontece nos dias 25 de novembro e 2, 15 e 16 de dezembro

No projeto, Grupo Folias convidou sete diretores consagrados para desenvolver performances a partir da obra do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht

Uma imagem contendo livro, pessoa, texto, homem

Descrição gerada com alta confiança

Fotos de Cacá Bernardes e Bruna Lessa

O grupo de teatro Folias D´Arte convidou sete diretores para desenvolver, a partir da obra do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, cenas e intervenções de curta duração. Elas ocorrerão dentro, fora ou entre o Galpão do Folias e as ruas da Santa Cecília. Canções e poemas de Bertolt Brecht e seus contos em “Histórias do Sr. Keuner”, serão ensaiadas e abertas ao público dentro, fora e entre o Galpão do Folias e a rua. Os diretores convidados são: Cida Moreira, Dagoberto Feliz, Eugênio Lima, Georgette Fadel, Humberto Vieira, Marco Antônio Rodrigues e Rogério Tarifa.

A quarta intervenção do projeto chama-se “Canções de Guerra e Poesia – As Estrelas Estarão Sempre Lá, Sr Brecht?” e tem direção de Cida Moreira. O elenco é formado por Alex Rocha, Clarissa Moser, Lui Seixas, Marcella Vicentini, Marcellus Beghelle, Nani de Oliveira, Suzana Aragão e Vivian Salva.

A encenação por Cida Moreira

“Quando optamos por cantar belas e profundas canções compostas pelo Sr. Brecht, Sr. Weill e Sr. Hans Eisler, trouxemos para o trabalho textos que correspondiam aos textos das canções. Textos de personagens que estão dentro da guerra, no seio das lutas dos homens por sua liberdade, onde a palavra atrocidade é talvez a mais branda palavra. Aqui, juntos, somos infanticidas, soldados vivos e mortos, ratos, mães, bêbados, perdedores, prostitutas, viúvas na guerra, mães comerciantes da guerra, escravos que somos todos, nas palavras do Sr. Keuner, alter ego de Brecht, escravos dos nossos fins.

Desenterramos um soldado trucidado para que ele paire sobre nós como um recurso bélico…Ironizamos nossa incapacidade de viver, admitimos o mal em nós. E mais que tudo somos poetas, estrelas decaídas de um universo manipulado por um deus perverso e piedoso. Sonhamos em voltar a ser da constelação das estrelas que brilham acima de nós, condenados a vagar na terra lutando por um futuro impossível. Destruindo-nos sem saber como nos reconstruir, criando assim a cruel poesia de todas as guerras”.

FICHA TÉCNICA
Direção: Cida Moreira
Elenco: Alex Rocha, Clarissa Moser, Lui Seixas, Marcella Vicentini, Marcellus Beghelle, Nani de Oliveira, Suzana Aragão e Vivian Salva.
Responsável Técnica: Giovanna Kelly
Produção: Tetembua Dandara
Produção Executiva: Lucas VedovotoVídeo e
Fotos: Bruta Flor Filmes (Bruna Lessa e Cacá Bernardes)

SERVIÇO
Folias Brechtianas – 7 diretores, 7 intervenções – Canções de Guerra e Poesia – As Estrelas Estarão Sempre Lá, Sr Brecht?
Galpão do Folias – Espaço Reinaldo Maia – Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília
25/11, 02/12, 15/12 e 16/12 às 20h
Ingressos: grátis.
Mais Informações: (11) 3361-2223

Grupo Folias
Galpão do Folias – Espaço Reinaldo Maia
Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília – São Paulo/SP
(11) 3361.2223 | galpaodofolias.com | instagram/facebook/messenger @galpaodofolias
Projeto contemplado pela 31ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.