A MINICOSTUREIRA
Centro Cultural São Paulo recebe o espetáculo infantil A Minicostureira
A peça escrita por Frann Ferraretto é inspirada no conto “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti e na carta “A Tecelã”, do Tarô Egípicio. As irmãs Cynthia Falabella e Débora Falabella se dividem na direção.
Link para fotos de Angelica Cristina de Paula
A peça infantil ‘A Minicostureira’ faz temporada no Centro Cultural São Paulo de 21 de abril a 27 de maio. O elenco estão os atores Frann Ferraretto, Bruno Ribeiro, Antoniela Canto e Mateus Monteiro.
O conto que inspirou o espetáculo traz a história de uma jovem tecelã cuja obra feita no tear se transforma na própria realidade da personagem. Isso faz com que a menina reflita sobre a própria vida numa jornada constante de auto conhecimento. O espetáculo, por sua vez, a partir de pesquisas que caminham pelo imaginário, pelo onírico, pela espiritualidade e também pela psicomotricidade, integra fantasia e realidade, provocando a reflexão sobre questões sensíveis e de um campo pouco visitado na infância.
Na trama, a garotinha Clara cria seu próprio mundo, em meio a linhas, agulhas e tesouras. Lá vivem criaturas retalhadas por ela, como um peixe dourado que se chama Fidalgo, e assume o papel de seu melhor amigo, e uma Santa protetora das minicostureiras. Juntos, eles decidem realizar o maior sonho da menina, que logo vira um terrível pesadelo e faz com que a garota precise tomar a decisão mais difícil de seus vividos nove anos de idade – e para o resto de sua vida.
Entre retalhos e costuras, o público é convidado a ponderar sobre o seu potencial no mundo, por meio da imaginação e da concepção das próprias vontades, poderes e planos. As crianças, mais do que ninguém, sabem viajar instantaneamente para onde quiser sem sair do lugar. O espetáculo estimula a expedição por este mundo tão especial, onde é possível criar grandes navios com a sobra de uma calça, ou fazer a cortina de um teatro com um pano de chão.
O intuito do espetáculo é justamente estimular a imaginação por meio de signos têxteis que impulsionam o público para a reflexão sobre questões inerentes ao ser humano, como a afetividade, a espiritualidade e a imaterialidade. A Minicostureira instiga com simplicidade o que há de mais antigo e precioso no mundo: a força de acreditar em algo até que isso aconteça.
Ficha técnica:
Texto: Frann Ferraretto, consultoria dramatúrgica: Silvia Gomez, direção: Cynthia Falabella, co direção: Débora Falabella, assistente de direção: Flávia Fernandes, elenco: Antoniela Canto , Bruno Ribeiro, Frann Ferraretto e Mateus Monteiro, consultoria de movimento: Leonardo Bertholini, cenário e figurino: Kleber Montanheiro, trilha sonora: Trio Pompeia – Chuck Hipólito, Thiago Guerra e Tiago Mago, desenho de luz: Aline Santini e Laiza Menegassi, fotos e vídeos: Leenkyung Kim, design gráfico: Alexandre Brandão, adereços e cabeças: Michele Rolandi, visagismo: Louise Helène, diretora de palco e manipuladora de bonecos: Flávia Fernandes, contra regra: Agilson dos Santos, operador de som: Chuck Hipólito, operador de luz: Jefferson Bessa, direção de produção: Roberto Monteiro, produção executiva: Elisangela Monteiro.
Serviço:
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro – 1000
Sala Jardel Filho – 321 lugares
Temporada: 21/04 a 27/05
Sábados às 16h
Domingos às 15h
Valor do Ingresso: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
Duração: 50 min
Classificação: Livre