EU SEI EXATAMENTE COMO VOCÊ SE SENTE
Núcleo Experimental reestreia Eu sei exatamente como você se sente, uma série de solos montados a partir de textos de Neil Bartlett
Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira, Zé Henrique de Paula estão no elenco e são acompanhados pelo pianista Rafa Miranda e pelo violoncelista Felipe Parisi. A direção é de Zé Henrique de Paula e Inês Aranha.
“A tendência, hoje em dia, no teatro, parece ser a de fazer tudo cada vez maior. Maior e mais caro e mais cheio de parafernália – especialmente parafernália visual. Em contraste, eu ainda continuo extremamente fascinado por aquilo que a voz humana pode alcançar sozinha” – Neil Bartlett
Considerado um dos artistas mais prestigiados do teatro britânico a discutir a questão da homoafetividade, o dramaturgo, diretor e tradutor Neil Bartlett tem suas obras investigadas pelo Núcleo Experimental em Eu sei exatamente como você se sente. O espetáculo, que estreou no primeiro semestre de 2018, ganha uma nova temporada no Teatro do Núcleo Experimental, entre 8 e 24 de fevereiro, com sessões às sextas-feiras e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 20h.
A montagem parte dos solos “Onde está o amor?”, “É pra isso que servem os amigos”, “O que você vai fazer?”, “Improvável” e “O meu amor é forte assim” para apresentar depoimentos do próprio Barlett sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea. O medo da agressão e da homofobia, o desejo e a necessidade de uniões afetivas, o relacionamento com os pais e (eventualmente) os filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs, o estigma do HIV são algumas das muitas das questões discutidas em cena.
“Essas obras, assim como muito do meu trabalho, estão particularmente preocupadas em transmitir ternura, dignidade, paixão e coragem. Ao enfatizar o simples ato de falar – falar em voz alta – elas nos fazem lembrar (eu espero) que essas qualidades ainda são – mesmo que a cultura vigente queira dizer o contrário – a base da nossa experiência comum nesta vida”, reflete o autor.
Numa encenação pautada pela simplicidade, os atores Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula são acompanhados ao vivo pelo pianista Rafa Miranda e pelo violoncelista Felipe Parisi.
Sobre Neil Barlett
Em atividade desde o início dos anos 80, o britânico Neil Barlett tem se dedicado a combater o preconceito e a intolerância – especialmente a homofobia –, mas também a abraçar outros temas muito caros ao universo LGBTT, como o significado do amor homoerótico, a epidemia de AIDS iniciada nos anos 80 e o que significa ser soropositivo hoje em dia, a solidão nas grandes cidades, a cena e a noite gays. Nesses 40 anos de atividade, ele produziu uma série de pequenos solos para teatro, geralmente interpretados por ele mesmo.
SINOPSE
A partir dos monólogos “Onde está o amor?”, “É pra isso que servem os amigos”, “O que você vai fazer?”, “Improvável” e “O meu amor é forte assim”, do dramaturgo britânico Neil Barlett, a peça cria uma colcha de depoimentos do próprio autor sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea. São discutidos temas como o medo da homofobia, o desejo e a necessidade de uniões afetivas, o relacionamento entre pais e filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs e o estigma do HIV.
FICHA TÉCNICA
Textos: Neil Barlett
Direção: Inês Aranha e Zé Henrique de Paula
Direção Musical: Rafa Miranda
Elenco: Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula
Músicos: Rafa Miranda (piano) e Felipe Parisi (violoncelo)
Iluminação: Fran Barros
Cenografia e visagismo: Zé Henrique de Paula
Produção: Claudia Miranda
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
SERVIÇO
Eu sei exatamente como você se sente
Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda
Temporada: de 8 a 24 de fevereiro
Às sextas e aos sábados, às 21h; aos domingos, às 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Capacidade: 65 lugares
Informações: (11) 3259-0898