FLICTS

Inspirado no primeiro livro infantil de Ziraldo, Flicts reestreia no Teatro Arthur Azevedo em junho

Link para download de fotos.
Os créditos estão no nome de cada arquivo.

Com direção e adaptação de Lívia Gaudencio, peça tem trilha sonora influenciada pelas canções dos Beatles

Em uma época em que preconceitos de todos os gêneros estão cada vez mais gritantes, o espetáculo Flicts, com direção e adaptação de Lívia Gaudencio, ensina para a criançada a importância de respeitar e aceitar o outro como ele é. A peça reestreia no Teatro Municipal da Moóca Arthur Azevedo, no dia 9 de junho.

A partir do primeiro livro infantil escrito pelo cartunista Ziraldo, a montagem narra o drama de uma cor chamada Flicts, que não está presente no arco-íris, nas bandeiras e nem em nada deste mundo. Por esse motivo, o personagem é excluído e mal recebido onde quer que vá e parte em uma jornada mundo afora para descobrir o seu lugar.

Flicts é uma metáfora para as pessoas excluídas, solitárias e diferentes. A ideia da encenação é mostrar para os pequenos que o bullying e toda forma de discriminação devem ser tratados como algo nocivo e desrespeitoso, além de reforçar a noção de que cada um tem sua individualidade e subjetividade. Outro tema é a relativização do belo, a noção de que a beleza não tem um padrão pré-determinado e cada um deve desenvolver seu pensamento crítico sobre o que é bonito ou não.

Escrita em 1969, ano em que o homem pisou pela primeira vez na Lua, a obra de Ziraldo foi dada como presente da embaixada brasileira nos Estados Unidos ao astronauta Neil Armstrong, que, em resposta ao autor, disse: “A Lua é Flicts”. A temática do livro que encantou o viajante espacial continua atual quase 50 anos depois de seu lançamento, por isso o grupo resolveu encená-lo.

O elenco conta com a participação de Bárbara Salomé, Bianca Fernandes, Ederson Miranda, Eliot Tosta e Rai Teichimam.

Como a história se passa nos anos de 1960, a montagem tem uma trilha sonora original, composta por Leo Mendonza, inspirada na sonoridade da banda inglesa The Beatles.

Já os figurinos, assinados por Paolo Suhadolnik, dialogam com as cores e formas geométricas presentes nas obras do pintor holandês Piet Mondrian. O trabalho com os atores, proposto por Gaudencio, é baseado em partituras físicas inspiradas no circo-teatro e no melodrama, utilizando vários registros de energia do corpo em cena.

SINOPSE

Flicts é discriminado entre as outras cores porque ninguém o conhece. Ele representa o excluído, o solitário, o diferente. Mas, como todos têm o seu lugar no mundo, Flicts também irá encontrar o seu. A peça é uma adaptação da obra de Ziraldo, com dramaturgia inédita e trilha sonora original. O espetáculo traz diversão, interação e reflexão sobre o preconceito e a relativização do belo.

HISTÓRICO

O espetáculo Flicts estreou em São Paulo em março de 2018 cumprindo 10 apresentações, no Teatro Paulo Eiró, e já realizou apresentações em Feira de Santana/BA, Belo Horizonte/MG, Contagem/MG e João Monlevade/MG.

FICHA TÉCNICA
Texto: Ziraldo
Adaptação e Direção: Lívia Gaudencio
Elenco: Bárbara Salomé, Bianca Fernandes, Ederson Miranda, Eliot Tosta e Rai Teichimam
Preparação de Atores: Kátia Daher
Iluminação: Luana Gouveia
Figurino: Paolo Suhadolnik
Cenário: Marcelo Andrade
Coreografias: Sofia Gonzalez
Narração em áudio: Nina Flor Gomes
Trilha Sonora Original: Leo Mendonza
Comunicação e Marketing: Luana Ribeiro
Produtora Executiva: Mariana Câmara
Diretor de Produção: Marcelo Carrusca
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Filmagem do espetáculo: La Caffetteria Produções/Ronaldo Jannotti
Realização: Tríplice Cultural

SERVIÇO
Flicts, de Ziraldo, com direção de Lívia Gaudencio
Teatro Municipal da Moóca Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Moóca
Temporada: de 9 de junho a 1º de julho (exceto dia 17 de junho)
Aos sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$16 (inteira) e R$8 (meia-entrada)
Duração: 55 minutos
Classificação: 4 anos
Telefone: (11) 2365-5604