IMORTAIS

Imortais faz temporada no Teatro Aliança Francesa até dia 3 de dezembro

Link para fotos de Os Imortais – crédito João caldas F°

 

 

Contemporâneo e tradicional, vida e morte, liberdade e moral, masculino e feminino entram radicalmente em choque na peça Imortais, com texto de Newton Moreno e direção de Inez Viana, o mais recente trabalho da veterana Denise Weinberg. Esses conflitos servem para criar uma reflexão sobre a noção de pertencimento e sobre quais aspectos da experiência humana são capazes de tornar um indivíduo imortal.

A trama narra o reencontro entre uma mãe extremamente apegada às tradições e uma filha que não se ajustou ao modo de vida de sua casa, fugiu precocemente e, desde então, nunca mais falou com a família. Doente e desenganada, a matriarca amargurada decide se mudar para o cemitério onde o marido e a outra filha estão enterrados, com a última esperança de que alguém apareça para realizar a coberta de sua alma.

De acordo com esse ritual fúnebre de origem açoriana (também realizado em comunidades conservadoras no sul do Brasil), quando uma pessoa morre, é preciso que um ente querido vista suas roupas e imite seus gestos para que seu espírito possa se despedir de todos e descansar em paz.

A filha retorna à terra natal acompanhada de seu noivo, um homem trans ainda em processo de transição. Enquanto espera pela morte, a mãe precisa assimilar a cultura e o modo de vida da sua única herdeira, além de enfrentar um segredo terrível do passado que a filha carregou durante todos esses anos.

A encenação, segundo Denise Weinberg, trata da necessidade de se resgatar um ritual para que as pessoas possam celebrar a vida, os nascimentos, as mortes, as aventuras, as desventuras, os encontros e os desencontros. “Por que temos essa preocupação em deixar uma saudade, em marcar nossa caminhada fazendo algo ‘importante’, esse incômodo de sermos mortais, finitos? Por que querermos ser tão notados, tão aceitos, tão amados? Essas são perguntas que sempre fiz e sempre farei. Onde ficam aqueles que não pertencem a lugar nenhum?”, complementa a atriz.

Para Newton Moreno a ‘coberta da alma’ surge como meio – dispositivo performático da raiz – proposto para detonar esta reflexão. Até onde a tradição e o contemporâneo podem conviver e se retroalimentar? Qual a negociação ainda possível entre os dois?

Segundo a diretora Inez Viana esta peça fala de tradição, família, traição, morte e desamor. Falamos aqui de escolha e liberdade, através do encontro de três mulheres, no momento em que decidem seguir por outros caminhos, mudar o rumo de suas vidas.

Além de Weinberg, o elenco da peça é formado pelas atrizes Michelle Boesche e Simone Evaristo e pelo músico Gregory Slivar, que interpreta ao vivo a trilha sonora. O espetáculo estreou em junho no Sesc Consolação.

IMORTAIS

Uma mulher simples, matriarca de rígidos princípios e muito apegada às tradições, está doente e desenganada. Decide passar seus últimos momentos no cemitério, ao lado de seu falecido marido. Ela sofre com o dilema de não ter um parente para realizar o ritual fúnebre da “coberta da alma”, em que o morto é interpretado por um ente querido para que sua alma parta em paz. Sua filha, que fugiu de casa há anos, retorna com um noivo, uma mulher em processo de transição para homem trans.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Newton Moreno Direção: Inez Viana Direção de Produção: Emerson MostaccoElenco: Denise Weinberg, Michelle Boesche e Simone Evaristo Trilha Sonora e Músico ao Vivo: Gregory Slivar Figurinos e Visagismo: Leopoldo Pacheco e Carol Badra Costureira: Judite Lima Camareira: Alaídes Alves Peruca: Emi Sato Dreadlock: Marcos Baroni – Estúdio Baron iMaquiagem na Pré-Produção: Sergio GordinCenário: André Cortez Assistente de Cenário: Carmem Guerra Cenotécnico:  Fernando Brettas – ONO-ZONE estúdio Sistema Hidráulico: Edison Salgueiro Jr. – TAILTEC Equipamentos Hidráulicos Contra regra: Márcio Santiago Iluminação: Wagner Pinto Operador de Luz: Cláudio Cabral e Gabriel GreghiAssessoria de Imprensa: Pombo Correio Estagiário de Produção: Pedro ColombelliCatering ensaios: André Luís Pacheco da Silva – Quero Quilo Restaurante Produção: Mostacco Produções

SERVIÇO – IMORTAIS

Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182, Vila Buarque

Temporada: de 22 de setembro a 3 de dezembro

Às sextas-feiras e aos sábados, às 20h30; e aos domingos, às 19h

Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada), com venda na bilheteria duas horas antes do espetáculo ou pelo site Ingresso Rápido

Duração: 80 minutos

Classificação: 14 anos

Gênero:  Drama

Lotação: 230 lugares + 4 lugares para pessoas com deficiências

Informações: (11) 3572-2379