A MENINA LIA

Cia do Fubá apresenta A Menina Lia no Teatro Arthur Azevedo a partir de 9 de setembro

Inspirada no livro Matilda, do britânico Roald Dahl, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como Melhor Espetáculo para Plateia Infanto-Juvenil-2012

Link para download de fotos
Créditos para Leekyung Kim

Lia tem seis anos e sua maior diversão é passar horas na biblioteca, lendo livros e mais livros – para desgosto de seus pais, que ficariam mais felizes se ela visse TV, “como toda boa criança”. Um dia, ela encontra o livro ”Matilda”, que fala sobre uma garota tão incompreendida quanto ela, e decide fazer como sua heroína: enfrentar o autoritarismo da diretora do colégio e o descaso dos pais para encontrar seu próprio final feliz. Mas para isso será preciso superar um obstáculo: diferente da personagem de Roald Dahl, Lia não tem poderes mágicos, e terá de usar a cabeça para resolver seus problemas.

O espetáculo se apresenta no Teatro Arthur Azevedo na Mooca em São Paulo, de 9 de setembro a 1 de outubro – sábados e domingos às 16h. Para assistir, basta doar um livro infantil ou infanto-juvenil não-didático em bom estado.

Produção da Cia do Fubá, A Menina Lia tem dramaturgia e direção de Fernanda Gamae é inspirado em Matilda, de Roald Dahl, mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolates. Criado em 2012 após ser aprovado no edital do 16º Cultura Inglesa Festival, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como Melhor Espetáculo para Plateia Infanto-Juvenil-2012.

Com currículo extenso, A Menina Lia já realizou duas temporadas em São Paulo, em 2012 e 2013, e depois passou a circular pelo interior de São Paulo, realizando mais de 150 apresentaçõesem mais de 30 cidades. Agora, o espetáculo retorna à capital em projeto contemplado pela 5 edição do Premio Zé Renato de Teatro,que tem como foco aumentar o interesse das crianças pela literatura através do teatro.

“Pra nós a relação com os livros sempre foi mágica, mas percebemos que hoje as crianças e os livros estão mais afastados” contam os integrantes da Cia do Fubá. “Isso tem a ver com as novas tecnologias, com a dificuldade de acesso aos livros, mas também com uma impressão de que ler é uma coisa chata, um dever de escola.”

“Este projeto quer contribuir pra aproximar as crianças dos livros, mostrando o encantamento que a literatura traz, através da trajetória da Lia no espetáculo, e também arrecadando livros infantis e infanto-juvenis em troca dos ingressos, que serão levados a crianças para quem o acesso ao livro é mais difícil”.

Todos os livros arrecadados nas apresentações serão doados ao Instituto DuGueto, e se tornarão acervo de bibliotecas comunitárias e pontos de leitura em áreas periféricas da cidade. O instituto atua na região de Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, mais informações podem ser encontradas em https://www.facebook.com/InstitutoDugueto.

Vale a pena ainda frisar que serão aceitos apenas livros de ficção voltados ao público infantil e infanto-juvenil. Livros para público adulto e livros didáticos não podem ser trocados por ingressos.
FICHA TÉCNICA – A MENINA LIA

Dramaturgia e direção: Fernanda Gama
Elenco:
Bruno Gavranic (Sra Leonino)
Fernanda Gama (Lia)
Leonardo Devitto (Sr Lamas/Régis)
Paula Bega (Sra Lamas/Professora Mel/Amanda)
Cenário e Figurinos: Antonio Vanfill
Adereços: Victor Merseguel
Iluminação: Luciano Ferreira Alves
Trilha Sonora: Fernanda Gama
Cenotécnica e Operação de Som: Jimmy Wong
Designer Gráfico: Uibirá Barelli
Fotografia: Leekyung Kim
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Mídias Digitais: Elemento Cultural
Produção e Administração: Núcleo Corpo Rastreado
Realização: Cia do Fubá

SERVIÇO
Duração do espetáculo: 70 minutos
Recomendação etária: entre 06 e 12 anos
Ingressos: um livro infantil ou infanto-juvenil não-didático em bom estado

De 9 de setembro a 1 de outubro no Teatro Arthur Azevedo
Sábados e domingos, às 16h
Av Paes de Barros, 955
Capacidade | 340 lugares
Telefone 11 2605-8007