REFLUXO

COM DIREÇÃO DE ERIC LENATE, REFLUXO ESTREIA DIA 12 DE ABRIL NO MEZANINO DO CENTRO CULTURAL FIESP

Fotos de Leekyung Kim

 Cenário da peça convida a plateia a imergir nas dependências do edifício residencial onde se desenvolve a trama, acompanhando tudo do ponto de vista do ascensorista. A manipulação do cenário será realizada pelo próprios atores e atrizes em cena. A entrada é gratuita

São Paulo, março de 2017 – Texto inédito de Angela Ribeiro foi desenvolvido durante a 7ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI – British Council(vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação). Refluxo exibe um olhar incomodado sobre a sociedade contemporânea. O espetáculo tem direção de Eric Lenate e fica em cartaz no Centro Cultural Fiesp de 12 de abril a 2 de julho, de quarta a sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30. A entrada é gratuita.

O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council promoveu leituras dos textos da 7ª turma dirigidas por diretores convidados e na ocasião Eric Lenate assistiu a leitura de Refluxo. No dia seguinte Lenate escreveu para a autora dizendo que tinha interesse em transformar o texto em espetáculo. “Enquanto assistia a leitura, apareciam na minha cabeça as imagens de uma possível encenação, com o texto me solicitando um tipo de realismo muito particular. Uma espécie de ‘realismo cubista’. E esse tipo de solicitação de uma dramaturgia me desperta fascínio”, conta o diretor.

Meses depois, o texto de Angela foi escolhido pelo SESI-SP para ganhar uma temporada no Mezanino do Centro Cultural Fiesp. A coordenadora do Núcleo de Dramaturgia, Marici Salomão,entrou em contatocom Lenate convidando-o para conversar sobre uma possível parceria e, para surpresa do diretor, era a direção deRefluxo.

A ENCENAÇÃO

Eric Lenate é um diretor-cenógrafo, que utiliza a arquitetura cênica como grande aliada de suas encenações e assina essa parte da criação também. Em Refluxo não será diferente. O diretor optou por transformar o Mezanino do Centro Cultural Fiesp, espaço gerenciado pelo SESI-SP,em uma espécie de instalação que convida a plateia a imergir nas dependências do edifício residencial onde se desenvolve a história. Depois de percorrer a entrada do prédio, o corredor e entrar no elevador, o público encontra sua arquibancada e é convidado a se sentar, em uma tentativa de induzir a sensação de entrar e permanecer dentro do elevador durante todo o espetáculo, participando do ponto de vista de Dário, o Ascensorista, personagem protagonista da peça. Cada vez que a porta do elevador se fecha, a cena se concentrará no espaço que delineia o elevador. E cada vez que a porta do elevador se abre, o público terá acesso visual ao saguão do prédio e aos outros andares que compõem a instalação cenográfica. A manipulação do cenário será realizada pelo próprios atores e atrizes.

A encenação se inscreve no gênero “suspense cômico-dramático”.

“As personas da peça podem ser consideradas como que “destituídas de superego. É um texto forte, violento, cheio de quinas, curvas fechadas, o que nos encaminhou para um trabalho de composição de personagens com feições cubistas, para conseguirmos dar conta de todas as características que existem em cada personagem e que coexistem, às vezes, em uma única fala.Tudo no espetáculo tem contornos dilatados. Não existem meios tons. As personas receberam um desenho hiperbólico. A fala é partiturizada. Elementos cuidadosamente combinados para fornecer ao público o que chamo de ‘efeito estilingue’: estranhamento de imediato, seguido de uma violenta imersão e envolvência com o espetáculo. Apesar dessa saturação, penso que o público pode conseguir enxergar o cotidiano ali no palco”, completa Lenate.

 

Sinopse: Refluxo é uma necessidade de expelir o que de mais indigesto a sociedade tem nos feito engolir: a violência moral. Dário (Maurício de Barros) é um ascensorista que trabalha em um prédio de classe média decadente onde todos acham que suas próprias inquietudes são sempre as mais insuportáveis. Naquele dia, em especial, dois incidentes atravessam seu trajeto até o trabalho: uma obstrução monstruosa nas linhas do metrô e uma árvore que cai em frente ao prédio. De um ninho da árvore, ele recolhe um pássaro, uma espécie de esperança que tenta preservar neste dia estranho, permeado por moradores que transitam entre o extremo da violência e a conveniente generosidade. Algo muito terrível está acontecendo. Ninguém sairá imune, impune.

Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

Criado em 2007, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação, é voltado para descoberta e formação de novos autores teatrais através do incentivo a discussão e reflexão sobre o cenário contemporâneo. Sob a coordenação da dramaturga e jornalista Marici Salomão e assistência do diretor César Baptista, o programa oferece exercício de técnicas, estudo de teorias, atendimento individual e coletivo, leituras comentadas de peças, atividades práticas de escrita e sistema narrativo.

Serviço:

Refluxo

Temporada:12 de abril a 2 de julho de 201

Horários: quarta a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30

Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do metrô)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 80 minutos

Gênero: Suspense cômico-dramático

Grátis.Reservas antecipadas de ingressos para as sessões realizadas entre os dias 1º e 15 de cada mês devem ser realizadas pelo portal Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi) a partir do dia 25 do mês anterior. Para as sessões realizadas entre os dias 16 e 31, as reservas têm início no dia 10 do mesmo mês, a partir das 8h. Os ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (quarta a sábado, das 13h às 20h30; domingos, das 11h às 20h).

Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br.

Ficha técnica:Texto:Angela Ribeiro | Direção: Eric Lenate | Elenco: Agnes Zuliani, Carlos Morelli, Felipe Ramos, Laerte Késsimos, Lavínia Pannunzio, Maurício de Barros, Patrícia Vilela e Sheila Faermann | Arquitetura Cênica: Eric Lenate | Figurinos: Rosângela Ribeiro | Iluminação: Aline Santini | Trilha Sonora: L. P. Daniel | Direção Audiovisual: Laerte Késsimos | Visagismo: Leopoldo Pacheco | Fotógrafo:Leekyung Kim | Material Gráfico: Laerte Késsimos | Ilustrações: João Pirolla | Assistência de Direção: Felipe Ramos | Ouvinte de Direção: Mariana Leme | Assistência de Produção: Jamil Kubruk | Produção Executiva:  Munir Pedrosa | Direção de Produção: Luís Henrique (Luque) Daltrozo | Produção: Daltrozo Produções | Realização: SESI-SP | Criação: Sociedade Líquida