FLUTUANTE

Mauro Baptista Vedia dirige comédia dramática do cartunista Caco Galhardo no Teatro Sérgio Cardoso

Fotos de Luciana Nunes e Gustavo Vargas 

Com direção de Mauro Baptista Vedia e dramaturgia do cartunista Caco Galhardo, a peça Flutuante estreia dia 7 de abril no Teatro Sérgio Cardoso, na Sala Paschoal Carlos Magno. As sessões acontecem às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h até 30 de abril.O elenco conta com Martha Nowill, Rafael Lossoe Paulo Tiefenthaler.

A montagem é uma comédia dramática sobre uma professora de alemão que, sem motivo aparente, não consegue mais sair de casa para trabalhar. Essa súbita alteração em seu comportamento é o estopim para uma sucessão de acontecimentos que acaba por conduzi-la, na companhia de seu namorado e seu aluno das cinco, em um redemoinho de desejos, incertezas e obsessões que, aos poucos, os eleva a um estado de suspensão.

Neste texto, há um tipo de humor mais denso, ritmo mais ágil, mudança de cenários e divisão em dois atos e um epílogo. Uma comédia com elementos de reflexão, com temas pertinentes à sociedade atual, mais especificamente os desejos e neuroses dos habitantes de grandes metrópoles, tema sempre abordado pelo autor em seus quadrinhos diários na imprensa e que ganha maior profundidade na linguagem do teatro.

O projeto também consolida a parceria estabelecida entre o autor e a atriz Martha Nowill, que ganha corpo com este segundo texto. É uma peça sobre um momento na vida em que “perdemos o chão”. No epílogo, temos o desfecho com a saída encontrada por cada personagem após aquele “dia estranho”.

“O texto tem humor bem contemporâneo e pop e o desafio da direção é fazer uma peça ágil, inteligente, sutil e extremamente divertida, que ao mesmo tempo passe a ideia de ser paulista e brasileira e universal. Flutuante tem tudo a ver com peças que já dirigi como A festa de Abigail e Jantar, por exemplo. Há uma inteligência no texto de assumir uma certa banalidade do contemporâneo, personagens sem eixo, sem uma âncora, perdidos na sociedade globalizada”, diz o diretor.

Este é o terceiro texto para teatro de Caco Galhardo, que teve sua estreia em 2010 com o espetáculo Meninas da Loja, produzido por Martha Nowill, dirigido por Fernanda D’Umbra, com Martha Nowill, Chris Couto, Cinthya Falabella e Mari Noguera no elenco. A temporada foi de três meses no Espaço Parlapatões, em São Paulo.

Pac-Woman, segundo texto do cartunista, foi apresentada no Satyrianas de 2012, com Marina Person e Tiago Martelli, direção de Fernanda D’Umbra, remontada em 2015 na programação Quintas em Cena do Teatro Cemitério de Automóveis, com Carcarah, Antoniela Canto e direção de Mauro Baptista Vedia.

Ficha Técnica
Texto: Caco Galhardo. Direção: Mauro Baptista Vedia. Elenco: Martha Nowill, Rafael Losso e Paulo Tiefenthaler. Cenário e Figurino: Frank Dezeuxis. Luz: Fran Barros. Fotografia: Luciana Nunes. Arte Gráfica: Caco Galhardo.Direção de Produção:Martha Nowill, Gustavo Sanna e César Ramos. Produção: Complementar Produções. Realização: Mil Folhas Produções Artísticas. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio.

Serviço:
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
São Paulo – SP. Sala Paschoal Carlos Magno. Telefone: (11) 3288-0136.Capacidade: 144 lugares. Temporada: Sextas, sábados e domingos, sempre às 20h, até 30 de abril.Ingressos: R$40 reais (inteira) e R$ 20 reais (meia). Classificação: Livre. Duração: 70 minutos.