FUENTE OVEJUNA

Espetáculo Fuente Ovejuna discute justiça e vingança com público jovem no Viga Espaço Cênico

Fotos de Juliane Arguello

Fuente Ovejuna estreia dia 4 de março, sábado, às 17h no Viga Espaço Cênico. A montagem é direcionada ao público jovem e faz uma reflexão sobre o poder feminino. Espetáculo tem texto do dramaturgo espanhol Lope de Vega (1562 –1635), direção de Juliano Barone e tradução e adaptação de Marcos Daud.

Completam a ficha técnica Wagner Passos (direção musical), Joca Andreazza (preparação em máscara expressiva), Guryva Portela (direção de movimento), cenário, figurino eiluminação de Kleber Montanheiro e máscaras de Jair Corrêa.

O espetáculo é uma continuação do projeto“Trilogia da Taverna, que busca transpor clássicos da dramaturgia mundial, para um espaço cênico alternativo, denominado “Sala Taverna”. A primeira parte da Trilogia foi a adaptação de “O Inspetor Geral” de Nikolai Gogol.

Sinopse
Em uma pacata vila espanhola, um jovem comandante é enviado para protegê-la de possíveis ameaças. Após desonrar a população de Fuente Ovejuna, enfrenta a ira de todos que clamam por justiça e vingança.

Fuente Ovejuna e sua Instalação Cênica
A apresentação acontece em uma instalação cênica, criada pelo multi-artista Kleber Montanheiro, que simula uma taverna onde os espectadores dividem o espaço cênico com os atores e músicos do espetáculo, acomodados em mesas que retratam um autêntico bar medieval.

“Trabalhar com a obra “Fuente Ovejuna” é falar diretamente para os jovens do séc. XXI sobre a questão do machismo, o autoritarismo e quais as faces da justiça. Ressalto a importância de discutir essas questões para repensarmos nossas atitudes diárias, criando um paralelo entre a ficção e a realidade”, conta Juliano Barone.

O espetáculo se conecta diretamente com o mundo atual ao expor situações que estão enraizadas na sociedade, “escancarar as ações cometidas pelo Comandante e seus capachos (personagens de Lope de Vega) é abrir para a discussão os crimes diários que vivemos. É dar voz a todas às crianças, jovens e mulheres que, a cada 11 minutos, são violentadas no Brasil; é valorizar o debate sobre a posição da mulher no séc. XXI; é discutir questões políticas relacionadas às nossas estruturas sócio-econômica-culturais; e, principalmente, questionar nossas atitudes perante as injustiças que vivemos”, enfatiza Juliano.

Fuente Ovejuna” coloca em questão a revolução imediata, a justiça feita pelo povo. Baseada em fatos reais, esta obra é uma forma de expor o hábito para assim questionar as atitudes que tomamos no dia a dia.

Ficha Técnica

Direção Geral: Juliano Barone. Texto: Lope de Vega. Tradução e Adaptação: Marcos Daud. Direção Musical: Wagner Passos. Elenco: Alexandre Paes Leme, Dudu Oliveira, Gabriel Ferrara, Juliane Arguello, MarieliGoergen, Marcus Veríssimo, Monique Fraraccio, Pedro Casali, Pedro Monteiro, Pipo Belloni, Priscilla Dieminger, Robson Dasa e Thiago Azevedo. Musicista: Lisi Andrade. Técnico de Luz e Som: Rodrigo Holanda. Treinamento em Máscara Expressiva: Joca Andreazza. Direção de Movimento: Guryva Portela: Confecção de Máscaras: Jair Correia. Cenário / Figurino: Kleber Montanheiro. Iluminação: Gabriele Souza, Jorge Leal e Kleber Montanheiro. Adereços: Michele Rolandi e Tide Nascimento. Cenotécnico: Evas Carretero. Maquiagem: Gabriela Jovine. Produção Geral: Tânia Reis. Assistente de Produção: Daniela Duarte.

Serviço:
Viga Espaço Cênico – Rua Capote Valente, 1323
(11) 3801-1843
Sala Taverna
Temporada. De 4 de março até 24 de junho.
Sábados, às 17h.
Preço: 40,00
Duração: 110 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 60 pessoas